Outreach Marketing: como conseguir clientes através da prospecção online

15/09/2020

Toda empresa que trabalha no mercado B2B precisa saber como conseguir clientes com Outreach Marketing. Afinal, não dá para esperar que os consumidores venham até a sua marca para fechar negócio.

Normalmente, esse tipo de coisa já é essencial. Com um cenário de pandemia, no entanto, essa necessidade se tornou ainda maior. Até porque mais de 700 mil empresas fecharam as portas durante esse período, o que indica que não há muito espaço para perder oportunidades no momento.

Por isso, é essencial entender como conseguir clientes com Outreach Marketing em 2020. Quer aprender? Então siga a leitura!

Como conseguir clientes com o Outreach Marketing?

A estratégia de Outreach Marketing não é mais fácil do mundo. Portanto, deve ser feita de maneira consciente e dividida em várias etapas, de forma a aumentar as possibilidades de sucesso.

Abaixo, listamos a estrutura básica de uma boa campanha do tipo, incluindo quais ferramentas usar, para o seu sucesso.

Outreach Marketing

Entender o que é valor para seu lead é uma ótima estratégia para abordá-lo da melhor forma.

Prepare as ferramentas corretas

O trabalho de Outreach Marketing é cansativo e envolve dezenas, talvez centenas de contatos até conseguir fechar uma venda. Portanto, é necessário ter algumas ferramentas para poder gerenciar o trabalho.

A primeira ferramenta necessária é para poder prospectar clientes e capturar os dados de contatos deles. Nós recomendamos o site CNPJ.biz para isso, uma vez que ele tem o cadastro de todas as empresas abertas no Brasil.

Com o CNPJ.biz, é possível não só listar todos os negócios do país, como também filtrá-los por faturamento, localização, regime tributário, CNAE e muitos outros pontos de dados. Dessa forma, é possível prospectar exatamente o tipo de empresa ideal para o seu serviço.

No entanto, essa é uma ferramenta útil para o mercado B2B. Em outros mercados, será necessário utilizar recursos distintos. O próprio LinkedIn, com 11 milhões de usuários no Brasil, é uma boa opção para quem vai vender diretamente para profissionais ou recrutá-los como headhunter, por exemplo.

Além da ferramenta de prospecção, é necessário ter um recurso de gerenciamento de contatos. Nesse caso, serve qualquer plataforma que você esteja acostumado a usar ou tenha o interesse em obter. Até mesmo uma planilha do Excel ajuda, embora seja um recurso um pouco mais rudimentar.

Prepare o seu produto para cada lead

Um mesmo produto ou serviço pode ter dezenas de aplicações diferentes, cada uma indicada para um público distinto. Por isso, para aumentar as chances de fechar contrato via Outreach Marketing, é essencial preparar o seu produto de acordo com cada lead.

Pense, por exemplo, em uma empresa que trabalhe com um software de gestão de logística. Ao mesmo tempo, ela pode servir tanto uma empresa de grande tamanho, que controla uma frota de 10 caminhões diferentes, quanto um e-commerce pequeno, com um total de 300 vendas mensais.

A apresentação do serviço do software será uma para a empresa de logística e outra para o e-commerce. Cada potencial cliente usará a ferramenta de uma forma e focará em um recurso diferente do item.

Portanto, é necessário fazer um estudo prévio de quem será abordado, entender o seu perfil e que tipo de uso poderia ser dado ao recurso antes de fazer a abordagem.

Prepare o lead antes da abordagem inicial

Normalmente, uma das falhas de iniciantes no Outreach Marketing é fazer uma abordagem fria em relação ao lead que será convertido. O problema dessa abordagem é que, apesar dela trazer bons resultados quando bem utilizada, é muito mais difícil superar as barreiras do cliente.

Por isso, é essencial preparar o lead com alguma antecedência e ir aquecendo-o para ter uma melhor chance de conversão na hora da abordagem. Existem muitas maneiras de fazer isso.

Uma delas é interagir com o lead nas redes sociais, especialmente as de trabalho, como o LinkedIn. Curta os posts e faça comentários para iniciar uma relação. Pode ser daí que surja o gancho para enviar um e-mail.

O principal objetivo dessa estratégia, entretanto, é preparar o cliente para receber a sua abordagem com menos muros. Afinal, de certa forma ele já conhece você e não tem porque ficar tão arredio.

Isso aumenta as possibilidades de sucesso na sua estratégia de Outreach Marketing, uma vez que sua mensagem será entregue com mais sucesso.

Escreva uma mensagem inicial otimizada

Agora que você já preparou o seu lead para a abordagem, tem o seu contato e está com tudo preparado para a abordagem, é hora de fazê-la da melhor maneira possível.

O primeiro ponto a se ter em mente é o assunto do e-mail. Ele é o elemento que vai ditar se o seu lead abrirá ou não aquela mensagem. É importante ter um assunto que seja provocativo e que faça uma promessa de valor ao cliente. Algo como:

  • “Eu posso ajudar você a ter 10% mais lucro em 1 ano”

É claro que você deve entregar o valor que prometeu no assunto. Se não, você corre o risco de perder o contato para sempre.

Em seguida, prepare a mensagem de maneira educada, direta e objetiva. Não faça muitos preâmbulos, mas não seja grosseiro. Apresente seus pontos e estatísticas, entregue o valor prometido e abra espaço para uma nova conversa com o cliente, caso ele tenha o interesse.

E aí, aprendeu como conseguir clientes com Outreach Marketing? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

 

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