Qual é o verdadeiro significado das curtidas nas redes sociais?

09/07/2019

É uma pergunta que nos fazemos com uma certa frequência. As curtidas nas redes sociais podem significar popularidade ou apenas que as pessoas gostaram do que postamos realmente.

Mas vale ressaltar que as curtidas nas redes sociais tem muito mais que um ou dois significados. Basta pensarmos em nas nossas próprias atitudes diante do like.

Qual o objetivo das curtidas nas redes sociais?

O Instagram pode ser o mais popular dentre as redes sociais, mas todas elas possuem algum mecanismo de interação entre os usuários baseado em comentários e curtidas. Mas qual a real motivação por trás de cada curtida?

  • Curtir publicações apenas porque se identifica com a pessoa e/ou sua forma de pensar. Neste caso, antes mesmo de ler o que foi publicado o like já é dado.
  • Curtida na publicação da pessoa que você ama/tem interesse, para chamar a atenção, ou se mostrar presente.
  • Curtidas das pessoas da família, em que elas tem consideração por você ou você por elas, e assim acontece essa troca de likes.
  • Curtida que você recebe de alguém, mas só porque curtiu algo também. Pode não ser alguém conhecido, mas curte o que ela posta e ela curte suas publicações de volta.
curtidas nas redes sociais

O volume das curtidas nas redes sociais são muito importantes, mas apenas receber curtidas não é o foco!

Em geral as curtidas nas redes sociais tem outros significados. Como por exemplo, sua importância para fazer uma publicação alcançar um número maior de pessoas ou o quanto seu conteúdo foi relevante para sua audiência.

Mas e em relação aos negócios?

Quando se trata de um negócio nas redes sociais, por exemplo, é de extrema importância que uma publicação alcance um número muito alto de curtidas.

Para que isso aconteça, é sempre bom usar uma linguagem que chame a atenção e que gere vontade de engajar nas pessoas que estão vendo. Sendo assim, quando mais curtidas uma publicação tiver, maior será seu alcance, mais pessoas terão acesso. Isso para qualquer rede social.

No Instagram e Facebook, por exemplo, há como investir de formas pagas para que uma publicação seja impulsionada e assim ganhe mais curtidas e popularidade. Mas quanto mais atraente for sua publicação, utilizando gatilhos metais e afins, mais sucesso ela terá.

Mídias sociais como estratégia de marketing

Existem outras maneiras de alcançar seu público, como exemplo, através de contato 1 x 1, como é o caso do e-mail marketing. As publicações feitas em blogs, com conteúdos relevantes aos clientes do perfil de seu negócio e até mesmo as otimizações de categorias e páginas, abrem espaço para a comunicação dos atributos dos produtos e serviços comercializados pela empresa.

Os materiais ricos, como e-books e infográficos também são meios de conquistar o interesse do público. Ou seja, de maneira geral, as redes sociais são importantes aliadas e fazem parte das estratégias do marketing digital eficaz.

Mas apenas curtidas e compartilhamento não significa sucesso, uma vez que o resultado esperado é bem mais amplo e monetário $$. É preciso então trabalhar com todos os recursos em conjunto.

É fundamental conquistar os usuários das redes sociais, pois de fato, é um ambiente movimentado, cheio de oportunidades e que pode gerar muito engajamento. Portanto, é preciso estar preparado para responder ao público. Seja nos comentários ou nos directs, as pessoas querem ser vistas e desejam ser correspondidas.

Se a intenção é fazer sucesso nas redes, não basta “soltar” uma boa publicação. É necessário estar disposto e atento aos usuários que vão interagir e vão apreciar, com certeza, querem receber atenção da empresa.

E você, concorda com a importância das curtidas nas redes sociais e deseja conquistar esse benefício para sua empresa? Então saiba agora como isso é possível:

  • Categorias