Diversificar as estratégias e adotar novas práticas podem fazer seu restaurante mais produtivo e reduzir custos.
O cenário econômico atual faz com que empresas busquem alternativas para diminuir custos e aumentar a produtividade. Antes, as pequenas perdas no processo de produção eram arcadas com o orçamento, porém, atualmente, evitar o desperdício é crucial para a manutenção do negócio no mercado.
O aumento de despesas com água, luz, matéria-prima e ingredientes afeta diretamente as margens de lucro e, para manter a balança equilibrada, muitos empresários veem o corte de pessoal como a única alternativa.
Mas, antes dessa decisão, há várias outras ações podem afetar diretamente o negócio, proporcionando ao seu restaurante mais produtividade. E o melhor: elas têm pouco ou nenhum custo.
Continue a leitura para descobrir informações valiosas melhorar seu restaurante ou buffet!
Otimize suas compras!
Para evitar excessos nas compras, faça um planejamento cuidadoso. Vale a pena já ter definido o seu cardápio, a média de refeições servidas e a ficha técnica de preparação de cada produto!
Evite compras excessivas de alimentos perecíveis e não perecíveis. Lembre-se que o estoque é dinheiro parado que poderia estar sendo usado de maneira mais adequada.
E claro, sempre observando a data de vencimento de cada produto e organizando em seu estoque desta forma, para utilizar o vence primeiro. Existe alguns sistemas de gestão de produtos como FIFO, que pode ajudar nesta missão.
Avalie sua logística de armazenamento e transporte de produtos!
Observe na embalagem dos produtos a melhor forma do seu armazenamento, como local e temperatura.
Cada ingrediente tem suas peculiaridades na forma de armazenagem. Procure manter sua equipe sempre informada para não haver perdas nesse processo.
Se você não utilizar todo o todo o ingrediente, guarde o restante em um recipiente limpo e identificado com nome, data de retirada da embalagem original e o prazo de validade após aberto!
Caso você trabalhe com comida transportada, a mesma deve ser bem lacrada e levada de eficiente para seus clientes. O veículo utilizado no transporte deve ter cobertura e estar limpo. Não transporte alimentos com produtos de limpeza e venenos.
Avalie e planeje sua produção
Tenha uma pequena planilha para saber quais são os produtos pré parados que mais tem saída em cada período. E não deixe de fazer sua ficha técnica de cada prato, o que permite padronização dos itens, reduz
o tempo de preparo e garante a qualidade dos produtos.
Tenho um cardápio estratégico também foque em itens que satisfaçam as expectativas do seu cliente, evitando um cardápio muito extenso, que não agrega valor e resulta em estoque desnecessário.
Diminua o desperdício na hora da venda!
Analise a quantidade de alimentos servidos nos pratos à la carte. No atual momento econômico, é uma tendência os clientes dividirem um prato. Assim, se algum prato do seu cardápio for bem servido, capacite os garçons para sugeri-los para duas ou mais pessoas. Isso diminui o desperdício e satisfaz o cliente.
Muito cuidado com produtos perecíveis preparados e expostos à venda. Para inserir novos produtos, faça
primeiramente testes com pequenas quantidades e aumente de acordo com a demanda, ou analise a atual saída desses produtos e dimensione a produção de acordo com a demanda.
Não dá para falar em deixar seu buffet/restaurante mais produtivo e reduzir e ignorar sua equipe!
Capacite os colaboradores sobre a importância do consumo consciente. Estabeleça metas de
redução de energia e água e dê incentivos, como uma porcentagem do valor economizado para cada funcionário.
Promova uma campanha interna para que os colaboradores busquem boas ideias de redução do desperdício. Essa estratégia tem levado muitos empreendimentos a novas oportunidades! E claro, sempre capacite seus funcionários, não guarde todo conhecimento para si! 😉
Cuide de seu restaurante internamente e não deixe de divulgar seus serviços!
Quanto mais mudanças, melhorias, inovações trazer para deixar seu restaurante mais produtivo, vale a pena comunicar corretamente seu público.
Desta forma seu estabelecimento estará sendo conhecido da forma correta! Desejo muito sucesso a você e bons negócios!
Fonte: Sebrae SP