Como deixar meu buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos? Empreenda e Aprenda!

13/07/2017

Diversificar as estratégias e adotar novas práticas podem fazer seu restaurante mais produtivo e reduzir custos.

O cenário econômico atual faz com que empresas busquem alternativas para diminuir custos e aumentar a produtividade. Antes, as pequenas perdas no processo de produção eram arcadas com o orçamento, porém, atualmente, evitar o desperdício é crucial para a manutenção do negócio no mercado.

O aumento de despesas com água, luz, matéria-prima e ingredientes afeta diretamente as margens de lucro e, para manter a balança equilibrada, muitos empresários veem o corte de pessoal como a única alternativa.

Mas, antes dessa decisão, há várias outras ações podem afetar diretamente o negócio, proporcionando ao seu restaurante mais produtividade. E o melhor: elas têm pouco ou nenhum custo.

Continue a leitura para descobrir informações valiosas melhorar seu restaurante ou buffet!

Otimize suas compras!

 Buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Comprar de forma consciente ajuda a utilizar seu dinheiro da melhor forma possível! – Buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Para evitar excessos nas compras, faça um planejamento cuidadoso. Vale a pena já ter definido o seu cardápio, a média de refeições servidas e a ficha técnica de preparação de cada produto!

Evite compras excessivas de alimentos perecíveis e não perecíveis. Lembre-se que o estoque é dinheiro parado que poderia estar sendo usado de maneira mais adequada.

E claro, sempre observando a data de vencimento de cada produto e organizando em seu estoque desta forma, para utilizar o vence primeiro. Existe alguns sistemas de gestão de produtos como FIFO, que pode ajudar nesta missão.

Avalie sua logística de armazenamento e transporte de produtos!

Previna desperdícios no seu estoque! - Buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Pequenas mudanças na hora de organizar seus ingredientes podem prevenir desperdícios! – Buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Observe na embalagem dos produtos a melhor forma do seu armazenamento, como local e temperatura.
Cada ingrediente tem suas peculiaridades na forma de armazenagem. Procure manter sua equipe sempre informada para não haver perdas nesse processo.

Se você não utilizar todo o todo o ingrediente, guarde o restante em um  recipiente limpo e identificado com nome, data de retirada da embalagem original e o prazo de validade após aberto!

Caso você trabalhe com comida transportada, a mesma deve ser bem lacrada e levada de eficiente para seus clientes. O veículo utilizado no transporte deve ter cobertura e estar limpo. Não transporte alimentos com produtos de limpeza e venenos.

Avalie e planeje sua produção

Planeje antes de cozinhar - Buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Até na hora da cozinhar é preciso ter planejamento para ser mais eficiente! – Buffet/restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Tenha uma pequena planilha para saber quais são os produtos pré parados que mais tem saída em cada período. E não deixe de fazer sua ficha técnica de cada prato, o que permite padronização dos itens, reduz
o tempo de preparo e garante a qualidade dos produtos.

Tenho um cardápio estratégico também foque em itens que satisfaçam as expectativas do seu cliente, evitando um cardápio muito extenso, que não agrega valor e resulta em estoque desnecessário.

Diminua o desperdício na hora da venda!

O cuidado especial com os itens prontos e expostos para venda! - Restaurante mais produtivo e reduzir custos!

O cuidado especial com os itens prontos e expostos para venda!

Analise a quantidade de alimentos servidos nos pratos à la carte. No atual momento econômico, é uma tendência os clientes dividirem um prato. Assim, se algum prato do seu cardápio for bem servido, capacite os garçons para sugeri-los para duas ou mais pessoas. Isso diminui o desperdício e satisfaz o cliente.

Muito cuidado com produtos perecíveis preparados e expostos à venda. Para inserir novos produtos, faça
primeiramente testes com pequenas quantidades e aumente de acordo com a demanda, ou analise a atual saída desses produtos e dimensione a produção de acordo com a demanda.

Não dá para falar em deixar seu buffet/restaurante mais produtivo e reduzir e ignorar sua equipe!

Treinamento e capacitação da equipe! - Restaurante mais produtivo e reduzir custos!

Treinamento e capacitação da sua equipe faz toda a diferença nos teus resultados! Partilhe seu conhecimento!

Capacite os colaboradores sobre a importância do consumo consciente. Estabeleça metas de
redução de energia e água e dê incentivos, como uma porcentagem do valor economizado para cada funcionário.

Promova uma campanha interna para que os colaboradores busquem boas ideias de redução do desperdício. Essa estratégia tem levado muitos empreendimentos a novas oportunidades! E claro, sempre capacite seus funcionários, não guarde todo conhecimento para si! 😉

Cuide de seu restaurante internamente e não deixe de divulgar seus serviços!

Quanto mais mudanças, melhorias, inovações trazer para deixar seu restaurante mais produtivo, vale a pena comunicar corretamente seu público.

Desta forma seu estabelecimento estará sendo conhecido da forma correta! Desejo muito sucesso a você e bons negócios!

 

Fonte: Sebrae SP

  • Categorias