ROI e ROAS em marketing digital: o que são e como calcular?

31/10/2023

Na rotina dinâmica do marketing digital, a eficácia do planejamento, estratégias e investimentos pode ser comprovada por meio das mais diversas métricas de resultado, sendo ROI (Return on Investment) e ROAS (Return on Advertising Spend) dois pilares fundamentais nessa análise.

Em meio a um ambiente que permanece em constantes mudanças, compreender e aplicar estrategicamente esses indicadores é fundamental para garantir investimentos acertados, alterações necessárias e, claro, um aumento expressivo do faturamento.

ROI e ROAS, muito além de meros conceitos, são ferramentas precisas que capacitam gestores e profissionais para avaliar, de maneira objetiva, o desempenho de suas campanhas e estratégias online. Mas você sabe o que é e como realizar estes cálculos para medir os resultados da sua empresa?

Preparamos este texto explicativo para que você possa entender melhor o que significa cada uma dessas duas siglas, como calculá-las e ainda, como analisar se os resultados estão positivos ou negativos para a sua empresa. Confira abaixo!

O que é ROI?

ROI, sigla para Retorno sobre o Investimento, é uma métrica financeira que avalia a eficiência e lucratividade de um investimento em relação aos custos, ou seja, o quanto foi gasto. Essa métrica é apresentada como uma porcentagem (ou também um valor decimal) e serve para medir o sucesso de campanhas e estratégias.

Se o ROI for positivo, isso indica que o investimento gerou lucro. Se for negativo, o investimento resultou em prejuízo.

Portanto, entendemos que o ROI é um meio muito eficiente para tomada de decisões, uma vez que permite que empresas e profissionais avaliem o desempenho de diferentes investimentos, identifiquem quais são mais lucrativos e ajustem suas estratégias conforme a necessidade.

O que é ROAS

O ROAS por sua vez, é uma sigla utilizada para abreviar “Return on advertising spend”, que nada mais é que o retorno sobre gastos com anúncios. Por meio dele é possível então avaliar o retorno de todas as publicidades (anúncios pagos), que sua empresa utiliza e decidir qual delas tem trazido mais resultado ou o que precisa ser adaptado.

Assim como o ROI, o ROAS também é essencial para que você consiga traçar metas tangíveis para o seu negócio. Muito pelo contrário do que muita gente imagina, um não substitui o outro e os dois devem trabalhar juntos, em complemento.

Principais diferenças entre ROI e ROAS

Embora o ROI e o ROAS compartilhem algumas semelhanças – afinal, ambos medem a eficiência dos investimentos realizados -, existem diferenças significativas entre essas métricas de marketing digital. Até porque cada um deles possui suas próprias particularidades.

Desta forma, podemos então diferenciar ambos onde: o ROI pode ser considerado um tipo de métrica mais ampla, aplicada para gerar o resultado de diversos serviços no marketing digital, como: blog, campanha nas redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO e outros.

Já o ROAS, por sua vez, é uma métrica que dedica-se apenas aos anúncios pagos, avaliando então o quanto sua empresa conseguiu faturar ao criar campanhas pagas feitas através de:

  • Facebook Ads
  • Google Adwords
  • Instagram Ads
  • LinkedIn Ads

É importante lembrar também que cada um possui sua importância para calcular os resultados de sua empresa. Por isso, ter uma pessoa especializada neste assunto para auxiliar nas suas estratégias de ganho será essencial e fará toda a diferença!

Como calcular o ROI?

Agora que você já sabe o que é ROI e qual a sua devida importância para medir os resultados de sua empresa, entenda agora como calculá-lo. Primeiramente, é necessário que se tenha em mãos o valor de sua receita (ganhos da empresa) e o valor investido por ela no mesmo período.

Depois de coletar esses dados, e garantir que seja de fontes confiáveis, faça o seguinte cálculo:

ROI = Receita – Custo / Custo

Exemplo: vamos supor que, no último mês, sua empresa tenha faturado R$ 10.000,00, e o investimento inicial para o mesmo mês foi de R$ 1.000,00. Assim temos:

ROI = 10.000 – 1.000 / 1.000

Seu ROI será então de 9. Ou seja, o retorno sobre o seu investimento naquele mês foi 9 vezes o valor que você investiu inicialmente.

Simples e muito prático, certo?

Entendendo se o resultado foi bom ou ruim

Para facilitar o seu entendimento de ROI e saber se ele foi um bom resultado ou não para sua empresa, é necessário primeiro multiplicá-lo por 100, obtendo assim o porcentagem real.

Exemplo: 9 x 100 = 900. Ou seja, a porcentagem do seu retorno sobre investimento foi de 900%

Feito isso, será necessário fazer uma base de comparativo bem simples conforme demonstramos citada abaixo:

Positivo = um ROI de mais de 100%

Neutro = ROI de exatamente 100%

Negativo = ROI com menos de 100%

Ou seja, caso seu cálculo tenha dado uma porcentagem maior que 100%, é sinal de que sua campanha deu certo e você teve um lucro superior ao valor que investiu para a mesma. Caso o seu ROI tenha dado um valor exato de 100%, é sinal que não houve nem ganhos e nem prejuízos por parte da campanha e valores gastos por sua empresa. Entretanto, se o resultado foi menos de 100%, é sinal de que a campanha não foi tão boa assim e precisa ser melhorada, ou substituída por outra estratégia.

Como calcular o ROAS?

Para fazer o cálculo do ROAS é necessário ter em mãos o valor total de suas vendas advindas de núncios pagos e os custos pagos por cada publicidade. Em seguida, faça o seguinte cálculo:

ROAS: valor das vendas advindas de anúncios pagos / custos pago pelo anúncio

Exemplo: vamos supor que sua empresa investiu em um determinado mês um valor de RS 1.000,00 em anúncios de Instagram ADS e, com isso, gerou um total de RS 4.000,00 em vendas. O cálculo seria então:

ROAS = (4.000 / 1.ooo) = 4

Ou seja, para cada real investido, a empresa conseguiu um retorno de RS 4,00.

Assim como o cálculo do ROI, não há muito segredo para o cálculo do ROAS.

Entendendo se o resultado foi positivo ou negativo

Assim como no ROI, para entender se seu resultado de ROAS foi bom ou ruim, é necessário primeiro multiplicá-lo por 100, obtendo assim a porcentagem real.

Exemplo: 4 x 100 = 400. Ou seja, a porcentagem do seu ROAS foi de 400%

Feito isso, você também pode se basear na tabela abaixo para fazer uma base de comparativo:

Positivo = um ROAS de mais de 100%

Neutro = ROAS de exatamente 100%

Negativo = ROAS com menos de 100%

Ou seja, quanto maior a porcentagem, melhor foi então o seu resultado de retorno sobre gastos com anúncios.

E agora, como fazer uma boa estratégia para enfim poder calcular meu ROI e ROAS?

Se você chegou até aqui, é bem provável que tenha o desejo de começar a calcular o retorno sobre os seus investimentos. Porém, se você ainda possui alguma dificuldade, tanto para calcular, quanto para planejar uma boa campanha, pode ser que precise do suporte de uma equipe especializada.

Por isso, se quer alavancar suas vendas, ter um bom ROI e um bom ROAS, mas não sabe como planejar uma boa estratégia de marketing digital e nem mensurá-la, nós podemos te ajudar!

Aqui na Nairuz somos especialista no que diz respeito à consultoria de marketing digital. Isso porque analisamos todo seu plano de venda e seu produto, identificando pontos de melhoria e te auxiliando no planejamento da melhor estratégia de venda, para que, ao final, você tenha um retorno positivo.

Saiba mais sobre como isso é possível, torne-se você também um case de sucesso!

 

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