ROI e ROAS em marketing digital: O que é e como calcular?

25/08/2020

Com a chegada do marketing digital, muito tem se falado sobre estratégias para calcular resultados. Uma dessas utilizadas são o ROI e o ROAS. Mas você sabe o que é e como realizar estes cálculos para medir os resultados da sua empresa?

Preparamos este texto explicativo para que você possa entender melhor o que significa cada uma dessas duas siglas, como calculá-las e ainda, como analisar se os resultados estão positivos ou negativos para a sua empresa. Confira abaixo.

O que é ROI?

No marketing digital, a sigla ROI é designada para referir-se ao termo “return on investment”, que traduzido para o português, significa retorno sobre o investimento. Sua função é basicamente calcular o quanto sua empresa ganha ou perde ao investir nos canais digitais.

Essa métrica é essencial para que você possa avaliar a parametrizar metas tangíveis de investimento. Assim, você conseguirá saber quais investimentos nas plataformas digitais mais têm dado certo, quais precisam ser otimizados e quais seriam interessante deixar de lado no momento.

O que é ROAS

O ROAS por sua vez, é uma sigla utilizada para abreviar “Return on advertising spend”, que nada mais é que o retorno sobre gastos com anúncios. Através dele é possível então avaliar o retorno de todas as publicidades (anúncios pagos), que sua empresa utiliza.

Assim como o ROI, o ROAS também é essencial para que você consiga traçar metas tangíveis para o seu negócio. Entendendo assim quais esforços mais deram resultados, quais precisam ser aprimorados e quais não estão funcionando.

Principais Diferenças entre ROI e ROAS

Apesar de serem termos muito parecidos, é importante diferenciar o ROI do ROAS. Até porque, cada um deles possuem suas particularidades.

Desta forma, podemos então diferenciar ambos onde: o ROI pode ser considerado um tipo de métrica mais ampla, aplicada para gerar o resultado de diversos serviços no marketing digital, como: blog, campanha nas redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO e outros.

Já o ROAS, por usa vez, é uma métrica que dedica-se apenas aos anúncios pagos, avaliando então o quanto sua empresa conseguiu faturar ao criar campanhas pagas feitas através de:

  • Facebook Ads
  • Google Adwords
  • Instagram Ads
  • LinkedIn Ads

É importante lembrar que cada um possui sua importância para calcular os resultados de sua empresa. Por isso, ter uma pessoa especializada neste assunto para auxiliar nas suas estratégias de ganho será essencial.

Como Calcular o ROI?

Agora que você já sabe o que é ROI e qual a sua devida importância para medir os resultados de sua empresa, entenda agora como calculá-lo:

Primeiramente é necessário que se tenha em mãos o valor de sua receita (ganhos da empresa) e o valor investido por ela no mesmo período. Agora, faça o seguinte cálculo:

ROI = Receita – Custo / Custo

Exemplo: Vamos supor que no último mês, sua empresa tenha faturado R$10.000,00 e o investimento inicial para o mesmo mês foi de R$1.000,00. Assim temos:

ROI = 10.000 – 1.000 / 1.000

Seu ROI será então de 9. Ou seja, o retorno sobre o seu investimento naquele mês foi 9 vezes o valor que você investiu inicialmente.

Entendendo se o resultado foi bom ou ruim

Para facilitar o seu entendimento de ROI e saber se ele foi um bom resultado ou não para sua empresa, é necessário primeiro multiplicá-lo por 100, obtendo assim o porcentagem real.

Exemplo: 9 x 100 = 900. Ou seja, a porcentagem do seu retorno sobre investimento foi de 900%

Feito isso, será necessário fazer uma base de comparativo bem simples conforme esta citada abaixo:

Positivo = um ROI de mais de 100%

Neutro = ROI de exatamente 100%

Negativo = ROI com menos de 100%

Ou seja, caso seu cálculo tenha dado uma porcentagem maior que 100%, é sinal de que sua campanha deu certo e você teve um lucro superior ao valor que investiu para a mesma. Caso o seu ROI tenha dado um valor exato de 100%, é sinal que não houve nem ganhos e nem prejuízos por parte da campanha e valores gastos por sua empresa. Agora se o resultado foi menos de 100%, é sinal de que a campanha não foi boa assim e precisa ser melhorada, ou trocada.

Como Calcular o ROAS?

Para fazer o cálculo do ROAS é necessário ter em mãos o valor total de suas vendas advindas de núncios pagos e os custos pagos por cada publicidade.

Em seguida, faça o seguinte cálculo:

ROAS: Valor das vendas advindas de anúncios pagos / custos pago pelo anúncio

Exemplo: Vamos supor que sua empresa investiu em um determinado mês um valor de RS1.000,00 em anúncios de Instagram ADS e com isso, gerou um total de RS4.000,00 em vendas. O cálculo seria então:

ROAS = (4.000 / 1.ooo) = 4

Ou seja, para cada real investido, a empresa conseguiu um retorno de RS4,00

Entendendo se o resultado foi positivo ou negativo

Assim como no ROI, para entender se seu resultado de ROAS foi bom ou rum. é necessário primeiro multiplicá-lo por 100, obtendo assim a porcentagem real.

Exemplo: 4 x 100 = 400. Ou seja, a porcentagem do seu ROAS foi de 400%

Feito isso, você também pode se basear na tabela abaixo para fazer uma base de comparativo:

Positivo = um ROAS de mais de 100%

Neutro = ROAS de exatamente 100%

Negativo = ROAS com menos de 100%

Ou seja, quanto maior a porcentagem, melhor foi então o seu resultado de retorno sobre gastos com anúncios.

E agora, como fazer uma boa estratégia para enfim poder calcular meu ROI e ROAS?

Se você chegou até aqui, é bem provável que tenha o desejo de começar a calcular o retorno sobre os seus investimentos. Porém ainda possui alguma dificuldade tanto para calcular, quanto para planejar uma boa campanha, para que ao final, ela possa ser medida, não é mesmo?

Por isso, se você quer alavancar suas vendas, ter um bom ROI e um bom ROAS, mas não sabe como planejar uma boa estratégia de marketing digital e nem mensurá-la, nós podemos te ajudar!

Aqui na Nairuz, somos especialista no que se diz respeito à consultoria de marketing digital. Isso porque analisamos todo seu plano de venda e seu produto vendido, podendo assim te auxiliar para planejar a melhor estratégia de venda, atuando para que ao final, você tenha um retorno positivo.

Saiba mais sobre como isso é possível, torne-se você também um case de sucesso!

 

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