Sustentabilidade: como os selos de validação social influenciam na sua estratégia

25/10/2022
selos de validação social

Adequar as ações da sua empresa a um contexto sustentável é algo cada vez mais exigido pelo público, diante de uma preocupação crescente da sociedade acerca do assunto. Por isso, é muito relevante para uma empresa exibir certos selos validação social. Esses registros, ou selos, comprovam o empenho das empresas em alinhar seus serviços ao cenário ambiental, reduzindo qualquer tipo de impacto que possa ser causado no presente e no futuro e, em alguns casos, até mesmo agindo para reconhecer danos anteriores.

Uma adequação ambiental, para ser garantida, precisa ser estimulada para todos os setores de uma empresa, como uma ideologia a ser defendida por uma companhia de forma geral, já que cada área de uma companhia pode ser responsável por certos impactos. Portanto, deve envolver desde os materiais a serem despejados após a realização de uma produção fabril, até o descarte de papel. Assim como a quantidade desse material utilizado pelo escritório de uma companhia, tudo causando certas consequências ao meio ambiente.

Compensação ambiental

Alguns pontos devem então ser vistos com atenção por um empreendimento que se mostra empenhado em trabalhar com o conceito de compensação ambiental, ou seja, adotar algum tipo de retribuição por cada percentual de extração feito à natureza. Mas para que essa balança seja equilibrada, é necessário primeiro conhecer quais são os impactos causados de fato por tal companhia para, a partir desse dado, procurar por ações que levem não apenas a uma compensação à natureza, atuando para reduzir tais danos.

Esse tipo de empenho pode ser adotado para os mais diversos tipos de empreendimentos, para o bem tanto do meio ambiente como para o próprio clima organizacional dessa companhia. Já que, ao optar pelo uso de materiais renováveis, a empresa passa por menos riscos.

Principalmente se levarmos em conta a escassez de certas matérias-primas, que já pode ser sentida atualmente, ampliando assim o preço praticado em cima da comercialização desses itens que podem ser essenciais para a produção de uma companhia.

Mas esse é apenas um dos motivos pelo qual o tópico da sustentabilidade está recebendo um destaque tamanho tanto na sociedade como no mercado.

A evidência atual do tema sustentabilidade

Falar de sustentabilidade há alguns anos parecia um tema proibido, quase como um tabu, tamanha a falta de importância que era dada ao assunto. Por isso, cabia somente aos ambientalistas tentarem alertar sobre os impactos que poderiam ocorrer ao planeta.

Com o passar do tempo, esse tema passou não só a ser mais comentado, como recebeu uma atenção maior tanto pela sociedade como pelas empresas dos mais diversos segmentos. Desde empresa especializada em CFTV até empreiteiras.

Tudo isso graças aos seus efeitos, que vêm se tornando cada vez mais claros, deixando de ser algo distante.

Queimadas, tempestades e catástrofes diversas passaram a se tornar comuns nos noticiários, chegando a afetar até mesmo algumas atividades comerciais, principalmente aquelas que dependem da agricultura, que vem sendo fortemente castigada por tais efeitos.

Isso sem contar muitas outras ações, inclusive as indústrias, que podem sofrer algum tipo de consequência junto aos materiais com que trabalha, impactando desde uma fábrica de brinquedos até uma empresa de tratamento térmico em sp.

E é por causa da busca do público por soluções mais renováveis, sendo um tema que inclusive pode impactar a decisão do consumidor entre comprar de uma marca ou de outra, que as empresas passaram também a lidar com mais atenção com a sustentabilidade.

Conceito de sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade também não é exatamente inédito, sendo discutido de forma ampla por gerações por diferentes governos. Por este motivo, há diversas associações que firmaram diversos contratos através de conferências como a Estocolmo 72, a Eco 92 e mais recentemente a Eco 2016.

Mas não basta somente o comprometimento desses meios governamentais, se não existe uma aplicação rápida e eficaz por ações concretas, já que os efeitos do aquecimento global estão cada vez mais presentes.

É por causa disso que as empresas precisam hoje trabalhar com a questão da sustentabilidade para melhorar os seus resultados, além de estabelecer uma melhor relação com o seu público, para o bem dos envolvidos. Nesse caso, abrangendo as empresas, o seu público, além do campo social ao qual cada companhia se posiciona. Como uma construtora, que antes de executar um projeto, deve recorrer a um serviço de levantamento topográfico para estudar sua área de obra.

Dessa forma é possível estar alinhado às práticas de sustentabilidade, um conceito que conta inclusive com a presença de algumas certificações que podem ser importantes para demonstrar a dedicação de uma empresa com a causa ambiental. A essas certificações chamamos selos de validação social.

Do que se tratam esses selos de validação social?

Os selos de validação social, ou selos de sustentabilidade, se tratam de certificados que mostram o comprometimento de uma empresa em se manter sustentável, trabalhando com metodologias e processos diversos que levem a um ritmo de produção de infraestrutura sustentável.

Tudo deve ser devidamente registrado, ficando longe de ser apenas uma estratégia comercial ou algo do tipo, passando então por uma validação por órgãos desenvolvidos justamente para acompanhar o trabalho das empresas em relação à adoção de ações sustentáveis.

Esses Certificados podem ser sustentados por empresas dos mais diversos setores, desde um fornecedor de serviço de estrutura metálica até mesmo um produtor de alimentos, trazendo a esses negócios uma série ampla de benefícios, entre eles:

  • Credibilidade;
  • Atração de investidores;
  • Alcance de público;
  • Melhoria de processos.

As vantagens acima podem garantir benefícios não apenas para essas empresas, mas para o público e, principalmente, para o meio ambiente, sendo esse um campo que abrange todo esse cenário social.

E quando se trata da busca pelos selos, é importante então conhecer como funcionam tais sistemas, incluindo aqueles que podem ser de valor de serem alcançados e então exibidos por uma empresa ao seu público.

Principais selos de validação social

Para que um usuário se sinta confortável em fazer algum tipo de compra em um site, é importante a exibição de um selo de segurança, conforme cedido por associações digitais de segurança. O mesmo ocorre quando se fala sobre a questão da sustentabilidade.

É algo importante então de ser exibido por uma companhia que atua com o fornecimento de infraestrutura de instalações elétricas, assim como um distribuidor de alimentos, para garantir a confiança do público acerca do seu empenho à causa ambiental.

Entre alguns selos de sustentabilidades a serem considerados é válido destacar:

Sistema B

Desenvolvido pela B Lab Inc, esse selo é destinado a abranger empresas que apresentam propósitos voltados à área ambiental, trabalhando com um sistema de 4 pontos que envolve tópicos como:

  • Governança;
  • Funcionários;
  • Meio ambiente;
  • Comunidade.

Temas importantes de serem trabalhados por companhias de diversos setores, como uma empresa que fornece manutenção elétrica em condomínios, buscando estabelecer uma boa relação com o meio ambiente, além de garantir o acesso a melhores resultados.

Orgânico Brasil

Esse selo tem um direcionamento voltado especificamente ao setor alimentício, podendo ser recebido por produtores que trabalham apenas com materiais orgânicos, sem a adição de agrotóxicos ou outros tipos de aditivos não-naturais.

Selo estabelecido pela Organização Internacional de Agropecuária, que visa também a adoção de somente práticas sustentáveis para quem atua nesse setor em particular

Rainforest Alliance

Assim como o Orgânico Brasil, o Rainforest Alliance também está voltado a lidar com o estabelecimento de uma rede de agricultura saudável, porém em uma esfera internacional. Selo esse que foi desenvolvido em 1987 por diversas organizações internacionais.

Eureciclo

Desenvolvido para o cenário brasileiro, o selo Eureciclo foi criado com o intuito de rastrear e armazenar dados sobre o sistema de reciclagem mantido no Brasil, servindo como um órgão que demonstra o empenho das empresas em trabalharem com tal assunto. O que pode envolver um serviço de acompanhamento e gerenciamento de obras, acerca dos materiais usados em uma construção e como eles podem ganhar uma nova utilização no mercado ou na sociedade.

Cada selo conta com seu reconhecimento único, sendo possível até mesmo dispor de mais de um, dependendo apenas do empenho de uma companhia em adotar as melhores estratégias para estabelecer uma relação sustentável com a natureza e o seu público.

E para garantir o acesso a esse tipo de reconhecimento é necessário modernizar o método de gestão dos seus negócios, alinhando eles para a questão sustentável.

Após esse trabalho é preciso procurar pelos sites das organizações que distribuem esses selos, de forma a estudar os regulamentos e baseado nisso entrar com o pedido para receber tal título, permitindo assim que uma companhia seja vista como algo sustentável.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: 5 dicas para deixar o e-commerce mais sustentável

  • Categorias