Service Design: conheça mais sobre o conceito

13/12/2022
service design

Para que um vendedor consiga conquistar o seu cliente existe uma série de estratégias a serem seguidas, o que inclui o diálogo adotado, o preço do produto, os benefícios oferecidos, além da experiência do serviço em si, sendo o foco do Service Design.

Uma estratégia cujo serviço sempre foi de grande importância no mercado, tratando-se da garantia a melhor experiência que um cliente pode ter ao adquirir o que tal empresa oferece, contudo, trata-se de um termo que vem recebendo uma maior valorização.

Até porque a oferta da melhor qualidade possível é algo de grande importância quando se fala sobre o processo de escolha de um indivíduo, entre adquirir os produtos ou serviços de uma companhia em relação a todos os competidores que podem ser encontrados.

Ainda mais se levarmos em conta o estado atual do mercado, no qual o surgimento de concorrentes, sejam diretos ou indiretos, vem crescendo exponencialmente, diante das novas ferramentas e facilidades que vão sendo apresentadas para a área comercial.

O que engloba principalmente a disposição das plataformas digitais, nas quais um usuário pode pesquisar por algo específico, como “assistência técnica Chiller Carrier” e então ser direcionado para empresas que trabalham com esse tipo de serviço em particular.

Inclusive, estar atento ao campo digital é algo que pode separar uma empresa do sucesso ou da dificuldade e se manter relevante no mercado, sendo preciso acompanhar o seu público, para que a partir disso seja possível oferecer a melhor experiência a eles.

Sendo esse o ponto que fará com que um indivíduo opte por trabalhar com uma empresa em preferência a outras, por mais que eles trabalhem com preços mais acessíveis ou itens que chamam atenção, no fim a experiência do cliente é o que mais costuma contar.

E é baseado nisso que as empresas vêm dando uma maior atenção para o que o colocam no mercado, já que é a qualidade do serviço oferecido que pode fazer com que esse cliente escolha por uma empresa de assistência técnica chiller específica, conforme citado antes.

Mas para que os seus serviços sejam de fato os melhores, não basta tentar otimizar um negócio, é preciso partir desde a composição do que será ofertado, chegando assim ao conceito do service design.

Do que se trata essa técnica?

O service design é um conceito que lida com a melhor oferta possível de um serviço específico, por meio de um empenho em garantir a melhor experiência possível aos clientes de uma empresa, desenvolvendo assim um serviço diferenciado ao seu público.

Nesse caso, partindo do processo de construção desse serviço, por isso o nome de service design, ou seja, um design de serviços. Aplicação essa que aborda desde a embalagem de um produto até mesmo o destaque visual que pode se alcançar com sua versão digital.

Ou seja, trata-se de um processo no qual os profissionais de design pensam especificamente em como garantir a melhor experiência possível aos consumidores, destacando todo tipo de solução, muitas vezes inédita, que tal serviço pode trazer.

E isso pode abordar uma variedade de tópicos, desde o mercado digital, com a invenção de um aplicativo que facilite a vida dos seus usuários a partir de alguma aplicabilidade que possa ter ou até mesmo com equipamentos maiores, como uma maquina laminadora.

Independentemente do segmento do produto ou serviço, é necessário que o seu desenvolvimento conte com um olhar específico para como esse item em questão pode oferecer uma nova experiência ao seu usuário, trabalhando com novas soluções.

A partir do momento que esse método de produção é adotado por um negócio os seus resultados podem se tornar maiores, sendo preciso levar em conta como esse novo pensamento de mercado pode ser favorável a todos os públicos, internos e externos.

Até porque, para que um service design funcione corretamente, é necessário que esse novo método de pensamento seja estimulado dentro da empresa, pois somente a partir de um ambiente criativo é que novas experiências poderão ser desenvolvidas aos clientes.

Um processo que pode ser pensado para todas as etapas que podem envolver uma jornada de compra, indo do momento em que um usuário pode procurar por chapa xadrez comprar, nos meios físicos e digitais, até a forma em que esse produto lhe é entregue.

O mais importante é garantir que esse item permita a melhor interação possível entre o prestador de serviços e o público ao qual tal objeto ou ofício é destinado, seja com a modificação de algo existente ou com o desenvolvimento de algo inédito no mercado.

Ambas as práticas podem ser benéficas para quem busca se destacar, tudo graças a esse acesso às vantagens disponibilizadas por esse novo pensamento a gerir o mercado atual.

Benefícios do service design

Trabalhar com a ideia de design de serviços pode fazer com que uma empresa consiga desenvolver uma melhor relação com todos ao seu redor, um resultado do empenho justamente em apresentar o melhor tipo de serviço e experiência ao público.

E é a partir desse conceito que algumas vantagens acabam sendo obtidas, entre elas:

  • Aprendizado contínuo;
  • Melhor engajamento dos funcionários;
  • Fidelização dos consumidores;
  • Otimização dos produtos ou serviços;
  • Redução de custos;
  • Reconhecimento no mercado.

Cada um desses pontos pode ser responsável pela percepção diferenciada a qual uma companhia pode conquistar no mercado, destacando assim a positividade de adotar o service design como um novo método de pensamento necessários às empresas.

Ação que permite com que um serviço específico, tal como manutenção em disjuntores, não só conte com uma maior procura por parte do público, mas que os resultados a serem alcançados por quem busca por tal atividade sejam muito mais otimizados.

Uma experiência que pode ser útil tanto para os clientes como para os profissionais responsáveis pela execução dos serviços a serem oferecidos.

E para alcançar esse estado positivo é preciso então saber como aplicar esse conceito aos seus negócios. Algo que pode ser alcançado por meio das estratégias de marketing, a partir de uma melhor visualização sobre muitas práticas executadas pela empresa até então.

Como desenvolver um bom service design

Para que a prática de design de serviços seja de maior positividade para o gerenciamento de um projeto, é importante não apenas oferecer novas soluções ao público, já que isso é apenas o objetivo final, antes é preciso repensar em toda sua cadeia de produção.

Adotando uma nova percepção sobre muitas das atividades necessárias para o desenvolvimento ou execução de um serviço em particular, passando então pelo olhar diferenciado a artifícios, como:

Omnichannel

O termo aborda principalmente a ideia de como uma empresa se comunica com seu público, levando em conta todos os canais que um possível cliente pode procurar para entrar em contato com distribuidores de correias industriais, ou de qualquer outro segmento.

Com essa busca podendo ser iniciada por uma série de canais disponibilizados por certas empresas ao seu público, passando por opções como:

  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Telefone;
  • Site;
  • Lojas físicas;
  • Totens de autoatendimento.

Contudo, diante dessa variedade de canais, é preciso ter cuidado para não oferecer informações distintas, ou até mesmo conflitantes ao público, com o omnichannel sendo responsável justamente por essa ideia de um canal único, com tudo sendo integrado.

Ação que permite ao público iniciar uma compra no site e optando por finalizá-la em uma loja física, obtendo assim uma experiência diferenciada no mercado.

Atendimento

O conceito de múltiplos canais fala diretamente com o serviço de atendimento a ser oferecido por uma empresa, sendo necessário construir o melhor tipo de comunicação com o seu público, usando de todos os canais e ferramentas disponíveis.

Garantindo dessa forma com que ao procurar pelos serviços de um fornecedor de gradil tal consumidor não só tenha suas dúvidas respondidas como seja estimulado a fechar um negócio, garantindo assim uma relação benéfica para ambos os lados dessa negociação.

Estudo de público

O service design lida com o objetivo de garantir uma experiência única ao cliente, partindo do próprio desenvolvimento desse serviço em questão. Mas para que seja possível garantir essa boa relação com o público, primeiro é preciso conhecê-lo de fato.

Ou seja, ir a fundo nas expectativas, comportamentos e características de sua audiência-alvo, de forma desenvolver algo que responda diretamente aos seus anseios.

Estudo de mercado

Além do seu público, é indicado também adotar uma visão mais estratégica para todo o mercado ao qual o seu negócio se encontra, sendo indicado estudar até mesmo os seus concorrentes, de forma a compreender melhor a relação do público com tal serviço.

A partir dessa análise é possível pensar em novas soluções para um problema que esteja presente na sociedade, mas que nenhum dos seus concorrentes se mostrou eficaz ou atento a resolvê-lo.

Tudo a fazer do service design uma prática a ser considerada até mesmo por quem lida com a coleta de lodo, limpeza de máquinas, decoração para festas ou qualquer variedade de serviços, obtendo novos resultados com base nas novas experiências que podem ser oferecidas.

 

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