Storytelling: como aplicar nas suas estratégias de relacionamento com usuários

09/08/2022
storytelling

O storytelling é uma estratégia que vem tomando um espaço notável dentro do mercado, não é à toa que se tornou uma das estratégias mais usadas e aplicadas por diversas empresas e dos mais diferentes segmentos de mercado.

Vivemos em um mundo repleto de histórias, nossa vida é uma história e tudo o que conhecemos e entendemos também parte de histórias que criamos ou que são apresentadas para nós. 

As narrativas que conhecemos através de marcas que tem como objetivo vender mais de seus serviços ou produtos nada mais é do que o storytelling sendo colocado em prática, o que gera mais conexão entre marca e consumidor. 

O storytelling é uma estratégia que pode ser usada por todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de conserto de inversores de frequência ou até mesmo por uma marca de moda e beleza. 

Entretanto, é importante entender a fundo sobre o que se trata o storytelling, suas características, benefícios e como aplicá-lo no seu negócio de forma natural, gerando mais credibilidade e conexão entre você e seus clientes. 

Entenda o que é o storytelling 

O storytelling, se traduzido para o português literal, pode ser entendido como a arte de contar histórias, sendo assim, ele nada mais é do que a ação de contar histórias para outras pessoas, mas não as histórias que estamos acostumados a ouvir. 

Como mencionamos anteriormente, crescemos ouvindo histórias, que vão desde as fábulas até os contos de fadas, mas o storytelling inovou e fez com que essa simples atitude fosse usada dentro do mercado empresarial. 

Através do storytelling, as empresas mudaram por completo suas maneiras de vender produtos ou serviços, hoje, uma marca de barra de ferro cantoneira não vende apenas um produto, mas uma história que pode mudar a vida de seu cliente. 

A estratégia consiste na criação de narrativas e histórias que chamem a atenção do público-alvo da marca e que faça com que eles se interessem pelo que a empresa oferece e se envolva por completo na campanha. 

Hoje, as pessoas não estão mais atrás de uma empresa que apenas ofereça um simples produto ou serviço, por mais que elas não entendam ou falem sobre isso, elas desejam uma marca que lhe ofereça uma história envolvente e um contexto para aquilo. 

Quando se cria uma história em torno de um produto ou serviço, se cria um contexto que pode ser justamente o que o seu cliente se encontra, o que gera conexão e intimidade entre marca e consumidor. 

E aplicar isso no seu serviço de levantamento topográfico ou na venda do seu produto físico está longe de ser um bicho de sete cabeças, e mais a frente vamos dar dicas práticas para te provar isso. 

Características do storytelling 

A estratégia ganhou destaque no mercado por ser algo muito diferente do que todos estávamos acostumados, antes do storytelling éramos simplesmente apresentados a um produto ou serviço e ponto final. 

Com essa estratégia a coisa ficou bem diferente, existe todo um contexto e uma história que é construída e apresentada ao público de maneira estratégica, humana e natural para que ele entenda que aquilo é muito mais do que apenas o serviço ou produto. 

Sendo assim, o storytelling carrega características únicas de sua estratégia e que você precisa conhecer para construir narrativas de sucesso dentro do seu negócio. Algumas delas são:

  • Construção de uma boa história;
  • Mensagem objetiva no final;
  • Personagens bem construídos;
  • Contexto similar ao do seu público;
  • Histórias impactantes;
  • Contextos criativos;
  • Soluções acessíveis;
  • Entre outras. 

Seja em uma empresa de portaria para condomínio ou qualquer outro tipo de negócio, essas características são essenciais para garantir que a sua história seja construída, desenvolvida e propagada da maneira correta para lhe trazer diversos benefícios. 

Benefícios do storytelling 

Por falar em benefícios, selecionamos alguns dos principais que o storytelling traz para as marcas que resolveram apostar nesse conceito inovador e que está mudando por completo o mercado. Conheça abaixo alguns deles: 

Melhor relacionamento com o cliente 

O relacionamento com o cliente é uma das partes mais importantes de qualquer tipo de negócio, afinal de contas, se não existissem clientes, nenhuma marca estaria de pé no mercado hoje em dia, e ter um bom relacionamento com eles é fundamental para os seus resultados. 

Pensando nisso, o storytelling auxilia na construção de um relacionamento cada vez melhor entre marca e consumidor, pois ele foca na divulgação de histórias que façam com que os clientes se identifiquem com o que é contado. 

Seja um distribuidor de tela soldada ou até mesmo uma loja de tapetes, o storytelling é essencial para te ajudar a construir não apenas boas histórias, mas também um relacionamento cada vez melhor com seus clientes. 

Melhor percepção de marca 

Quando falamos de percepção de marca, nos referimos à maneira como as outras pessoas veem o seu negócio no mercado, desde clientes até mesmo fornecedores, parceiros e diversas outras pessoas que podem vir a conhecer o seu negócio. 

Ter uma boa percepção de marca significa ter uma boa imagem e reputação para oferecer dentro do mercado, para que sua empresa seja vista como referência e consiga atrair clientes e parceiros que confiem na qualidade do que você oferece. 

E o storytelling é uma estratégia que ajuda diretamente nisso, pois ele constrói contextos e narrativas que fazem a sua marca ser vista como uma empresa humanizada e personalizada no mercado, que se preocupa em oferecer muito mais do que apenas um produto ou serviço.

Construção de autoridade

Construir a autoridade de uma empresa que oferece laudo de engenharia elétrica nada mais é do que mostrar para o mercado que a sua marca é a melhor no segmento, que está a frente de seus concorrentes e possui um diferencial único. 

Quando uma marca constrói a sua autoridade, ela começa a ser vista como a melhor opção dentro do segmento, o que atrai mais clientes, mais fornecedores e parceiros para o negócio, ou seja, cada vez mais resultados. 

E o storytelling é peça-chave nessa construção, pois ele trabalha justamente com a criação de histórias e narrativas nas quais a sua empresa pode ser vista como a melhor no segmento e a ideal para ajudar o público a resolver um determinado problema.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o storytelling traz para as empresas que resolvem apostar neste conceito, lembrando que são vantagens para todo e qualquer tipo de negócio, independentemente do seu tamanho ou segmento de mercado.

Saiba como aplicar o storytelling

Chegamos na parte prática, onde você irá conferir algumas dicas que selecionamos para ajudar a sua fabrica de chapa de pvc expandido ou seja qual for o seu negócio a construir histórias e narrativas impactantes. Confira abaixo algumas delas: 

Conheça o seu público 

Conhecer bem o público-alvo do seu negócio é o primeiro passo para que você construa histórias que irão ser importantes para eles, afinal de contas, o seu produto ou serviço será comprado justamente por esse público, então sua história precisa ser sobre eles. 

Com isso, é importante conhecer o perfil do seu público, o que eles gostam, o que eles priorizam e os problemas que passam, pois isso será fundamental na construção de uma história e narrativa na qual o seu público se sinta representado pelos personagens. 

Siga a ideia do começo, meio e fim 

Toda história possui um começo, um meio e um fim, ou seja, a introdução, o desenvolvimento e o desfecho da história, é assim em qualquer tipo de narrativa e não seria diferente nos storytelling, seguir essa ideia traz coerência para a sua estratégia. 

Por isso, ao criar uma história para convencer seu público a adquirir o seu conserto de elevador de carga, construa uma narrativa que siga essa premissa e que mostre um caminho para o público seguir até chegar no fim da história com a solução final. 

Invista em diferentes formatos 

Engana-se quem pensa que para contar histórias é preciso se encontrar pessoalmente com alguém e contar uma história, pelo contrário, hoje, com a tecnologia conseguimos contar histórias de qualquer lugar do mundo e nos mais diferentes formatos. 

Sendo assim, invista na construção de histórias escritas, mas também traga isso para formatos audiovisuais, através de áudios e vídeos nas redes sociais, o que gera ainda mais conexão entre seus consumidores e ajuda na construção de uma história imersiva para eles. 

Seja criativo 

Por fim, mas longe de ser menos importante, é preciso ser criativo e sair da mesmice de histórias que começam com o “era uma vez” e terminam com o “felizes para sempre”, construa a sua história, ela deve ser única e personalizada. 

Pense em tudo o que envolve a sua marca e o seu público, características únicas deles e o que não pode ficar de fora de uma estratégia sua, tudo isso mostra o seu diferencial e ajuda na construção de uma história criativa que chamará a atenção de muitas pessoas. 

Dicas simples como essas já fazem toda a diferença na construção de histórias que prendam a atenção do público e construam uma imagem de marca humanizada para o seu negócio dentro do mercado. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você verá como o storytelling pode mudar por completo a imagem da sua marca, os seus resultados, suas campanhas e relação com seus clientes, trazendo histórias impactantes e humanas para o mundo e para o mercado.

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