Saiba quais são as tendências do marketing B2B para 2023

28/02/2023
tendências do marketing B2B

Você sabe quais são as tendências do marketing B2B para 2023? É fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio estar por dentro das últimas atualizações dessa estratégia.

Primeiramente, é importante começar com uma definição sobre o que é B2B. Basicamente, B2B é a abreviação de “Business to Business“, que em inglês significa negócios entre empresas, ou seja, de empresa para empresa.

Portanto, se você empreende no modelo B2B, seus clientes necessariamente precisam ser outras empresas, e o marketing também precisa ser específico para essa área.

Por exemplo, um fornecedor de vassouras vende seus produtos para supermercados, lojas de variedades etc.

No B2C, por outro lado, o cliente é a pessoa que vai consumir o produto, ou seja, que não tem intenção de revendê-lo. Portanto, seja marketing B2B ou B2C, uma estratégia específica precisa ser empregada para atingir o público certo.

E o modelo de mercado B2B é voltado para um público-alvo mais objetivo, afinal, as empresas buscam outras empresas para fazer negócios. Mesmo assim, existem algumas estratégias especiais que podem facilitar o engajamento dos usuários.

Por isso, mesmo lidando com incertezas futuras, é importante entender as nuances desse padrão e ficar atento às novidades para superar qualquer tipo de adversidade em 2023.

Veja agora as principais tendências para o próximo ano que não podem faltar no marketing do seu negócio. Confira as tendências do marketing B2B:

Marketing Baseado em Dados (Data Marketing)

As ações de marketing digital não podem mais ser baseadas em suposições. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis ​​por orientar as campanhas de marketing e ajudar as marcas a tomarem atitudes mais decisivas.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado pela Salesforce na revista Exame, 78% dos profissionais de marketing entrevistados disseram que o engajamento do cliente já é orientado por dados.

Ainda no estudo, 83% sentiram que sua capacidade de atender às expectativas do cliente depende de recursos digitais.

Além disso, até 2023 os profissionais de dados esperam que o número de fontes de dados que usam aumentem em 75%. Dito isso, a coleta de dados e sua análise é uma poderosa tendência de marketing digital para 2023.

Uma loja de revestimentos que queira se destacar no seu nicho de mercado em 2023, por exemplo, deve pensar em estruturar uma equipe de profissionais de dados para realizar estratégias de Data Marketing.

Experiência híbrida (online e offline)

Dentre as novas tendências, uma que merece atenção especial é a experiência híbrida omnicanal, ou seja, a experiência de mesclar o online e o offline.

Nas empresas, modelos híbridos de trabalho já estão sendo adotados. Segundo pesquisa do Google realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das empresas brasileiras responderam que aderiram ao modelo híbrido.

No geral, os profissionais estão entusiasmados (51%) e confiantes (47%) com o formato.

Além disso, outro estudo da Deloitte revelou que 75% dos executivos globais pretendem aumentar seus investimentos em experiências híbridas nos próximos anos.

A motivação para isso se deve a diversos fatores, como:

  • Possibilidade de personalização;
  • Inovação;
  • Conexão com o cliente;
  • Inclusão.

Nesse sentido, como as experiências híbridas são uma tendência de marketing importante para 2023, é importante que um escritório de engenharia elétrica que realiza laudo de aterramento invista em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa inovação.

Marketing de influenciadores

O marketing com influenciadores existe há anos. No entanto, a forma como isso é feito mudou ao longo do tempo.

Isso porque, hoje em dia, os influenciadores de marca não são apenas “garotos-propaganda”, mas se tornam verdadeiros embaixadores de suas empresas.

Portanto, tenha cuidado ao escolher o influencer que irá fazer a divulgação da sua marca, afinal, é preciso averiguar se ele é de fato um influencer ou um fake influencer (que tem seguidores falsos e não tem engajamento em seu perfil).

Afinal, sua marca pode ser afetada negativamente dependendo do tipo de influenciador que está associado a sua marca.

Por isso é imprescindível formar uma parceria próxima e ter um embaixador com valores significativos para a sua marca – e claro que o influenciador também acredita que isso é significativo para a sua própria imagem.

Isso serve tanto para uma marca de piso industrial granilite como para uma loja de brinquedos.

Inteligência Artificial (IA)

Quando se trata de análise de dados e menos burocracia de vendas, o RH costuma ficar para trás. Isso ocorre porque a ampla aplicação de inteligência artificial (IA) em modelos de negócios facilitou muito a determinação de transações e qualificações de clientes.

Se uma empresa que presta serviços de Locação de trator, por exemplo, e que antes vendia serviços por meio de folhetos manuais, ao usar um software de filtragem de leads com base em pesquisa de palavras-chave, os resultados certamente serão muito melhores.

Isso porque a IA permite maior abrangência e imediatismo de resultados, com menos espaço para erros e subjetividade. O que é chato e burocrático para o ser humano, para a IA tem tudo a ver com números e dados.

Por exemplo, em um modelo B2B, a IA pode eliminar todos os ruídos e erros que geram retrabalho, obtendo lucratividade sem aumentar a força de vendas. É por isso que o uso de software no marketing é muito comum nos dias de hoje.

Sem contar que esse tipo de recurso pode até ajudar outros departamentos além do de marketing.

Ou seja,  existem softwares que podem auxiliar as empresas no controle de tempo e presença, na biometria de portão de correr na entrada da empresa, na apresentação de projetos através de comandos de voz, etc. É  a tecnologia a serviço da produtividade.

No entanto, é importante entender a IA como uma ferramenta, não como um substituto para os funcionários. Este software é utilizado nos serviços de um profissional para que este seja mais preciso nos relatórios de dados e clientes qualificados.

Reels e conteúdos em vídeos 

O uso de vídeo em estratégias de marketing digital não é nenhuma novidade. No entanto, o formato de conteúdo está ganhando força no TikTok, Instagram e YouTube.

Além disso, vale ressaltar que as estratégias de vídeo variam de acordo com cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos explicativos mais longos e mais descrições, no TikTok e no Instagram vídeos mais curtos e objetivos fazem sucesso.

Nesse caso, é importante avaliar quais formatos de vídeo fazem sentido para sua empresa.

Marketing responsivo

Uma das grandes tendências em 2023 é em relação ao marketing responsivo, que tem a ver com o formato de conteúdo, artes, sites, vídeos e muito mais, tudo com adequação para serem visualizados pelos smartphones e tablets.

Isso porque a maioria dos usuários atualmente navega nas redes sociais por esses dispositivos móveis.

Por exemplo, quando um usuário pesquisa através de seu smartphone sobre “portão articulado de correr”, por exemplo, o primeiro site que ele clicar e ver que não consegue ler o artigo direito, ou que a logo fica desenquadrada, ele logo sairá da página.

E esse é um aspecto de preocupação e planejamento para toda empresa, pois segundo o levantamento feito pela FGV, o Brasil possui cerca de 242 milhões de smartphones no país, ou seja, o número de celulares supera o número de residentes.

Portanto, se o seu conteúdo não for responsivo e seguir um formato ideal apenas para computadores, é provável que você perca bastante a audiência, visibilidade e lucratividade que seu conteúdo poderia receber.

Data Driven

O Data Driven é uma super tendência de marketing para o ano de 2023 e consiste em  ações centradas em dados em todas as operações corporativas, e tem como foco os dados e suas possibilidades de negócios.

Ou seja, uma grande tendência para o próximo ano para mais e mais empresas que querem adotar uma abordagem baseada em dados para suas operações, colaborando para criar campanhas personalizadas e ajudar os clientes a avançar em sua jornada de compra.

Segundo Adam Mosseri, que é o diretor e CEO do Instagram, a plataforma que já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo terá cada vez mais conteúdos em vídeos no estilo TikTok.

Isso porque esse tipo de conteúdo ganha mais espaço na plataforma, e a maioria dos usuários parece preferir vídeos curtos do que conteúdos em imagens de carrossel ou mesmo fotos.

Então, esse é de fato o momento de todo tipo de empresa, seja empresa fabricante de   vitrine expositora vidro ou loja de acessórios femininos, investir em formatos de conteúdos em vídeos curtos e interativos para atingir seu público-alvo é necessário.

Mas não se esqueça de criar conteúdo de acordo com sua estratégia digital e persona, afinal, não adianta atingir pessoas que não têm interesse em seu produto ou serviço.

Pesquisa por voz

“Ok Google” e “Hey Siri” vão se tornar frases cada vez mais fortes e comuns em 2023. Isso porque essa é uma grande tendência no próximo ano: a pesquisa por voz.

Além de ser mais prático falar algumas palavras do que digitar, essa é uma tecnologia super simples e intuitiva de usar para pessoas com deficiência visual ou baixa escolaridade.

Portanto, para garantir que os usuários encontrem sua empresa e consequentemente seus produtos e serviços, é necessário ajustar sua estratégia de SEO para dar conta desse novo comportamento de busca dos usuários.

 

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