Varejo híbrido: será que vale a pena embarcar nessa tendência?

21/03/2023
mulher fazendo compras online com o notebook no colo, varejo híbrido

O varejo híbrido é uma tendência que vem modificando as formas de venda e consumo de bens de diversos mercados, desde os de produção até mesmo setores como o de alimentação e eletrônicos.

Com a evolução das formas de consumo, a compra de produtos online foi fortificada, tendo um crescimento exponencial, consolidando no mercado o e-commerce.

Esse é o modelo que consiste na presença de lojas totalmente online, onde as pessoas podem comprar de onde estiverem, e isso inclui todos os tipos de produtos, desde camisa polo para uniforme até materiais de construção.

Contudo as formas de consumir dos usuários continuou mudando, e o nível de exigência desses consumidores também. Foi nesse cenário que eles começaram a identificar gargalos na experiência com o e-commerce.

Esse atendimento 100% online passou a gerar alguns questionamentos, surgindo a necessidade de um atendimento um pouco mais personalizado e humanizado, o que sempre foi comum em lojas físicas.

Quando um usuário deseja comprar uniformes profissionais, por exemplo, e precisa iniciar essa compra online, mas também precisa localizar opções de personalização com a loja e vai até o ponto de venda, ele está inserido em um outro processo: o varejo híbrido.

O que é o varejo híbrido?

Tendo como uma definição mais clara e assertiva, o varejo híbrido é mais que uma simples integração entre online e físico, o objetivo desse tipo de negócios é oferecer as melhores experiências dos dois mundos para o cliente.

Muitas vezes o perfil de quem compra online é diferente dos clientes que optam por comprar apenas nas lojas físicas.

Uma pessoa que busca comprar saco valvulado, por exemplo, no geral costuma buscar lojas físicas, assim podem testar o produto ou verificar os detalhes, mas nesse meio existem ainda as pessoas que precisam comprar com agilidade, portanto optam pelo online.

Percebendo então que mesmo com as diferenças, ainda existem as intercessões de perfis, é preciso que as marcas definam espaços de forte atuação para as duas áreas, fortalecendo assim o seu varejo híbrido.

Evolução do varejo híbrido

Por muito tempo os pontos de venda fixos eram responsáveis por todo o volume de receita de uma empresa, afinal eram nesses espaços que os clientes realizavam suas conversões.

Era, portanto, simples de melhorar a experiência do cliente, bastava investir nestes espaços controlado por limitações físicas e espaciais, tornando muito mais barato e simplificado esse processo.

Mas alguns fatores foram responsáveis por essa transição de um modelo de vendas para o outro.

A evolução da internet, e posteriormente o surgimento dos dispositivos móveis, fez com que o público percebesse a facilidade de comprar e contratar serviços de onde estiver, até o aluguel de uma máquina de corte e vinco poderia ser feito por esses dispositivos.

Acontecimentos como a pandemia do COVID-19 serviram como aceleradores para essa prática, aumentando o número de pessoas comprando online. Assim, essas pessoas começaram a sentir necessidades que apenas podiam ser atendidas de forma física.

Foi então que as marcas precisaram evoluir para o varejo híbrido e assim oferecer as características dessa forma de negócio.

Importância do varejo híbrido

Atualmente os consumidores de produtos, tanto os de produção simples, como os do mercado alimentício, quanto os de alta produção usando tecnologias como as de um plotter de recorte profissional, não se contentam com uma forma de consumo padrão.

Cada vez mais esses usuários querem inovações nos mercados, buscando novas experiências e construir melhores relações com as marcas. Por isso o varejo híbrido se torna tão importante.

A combinação de canais atrai cada vez mais consumidores, pois consegue se adequar às necessidades de cada um, montando um cenário favorável a qualquer que seja o nível de exigência desses consumidores.

Quando a experiência do cliente é valorizada em um negócio, ele tende a optar mais vezes por essa marca. Uma pizzaria, por exemplo, que valoriza a apresentação já pela caixa de pizza e mantém no produto, ela mostra que se importa com essa experiência do cliente.

E o varejo híbrido tem o foco justamente nessa valorização da experiência, podendo trazer então diversas vantagens para uma marca.

Vantagens do varejo híbrido

A complexidade que envolve a implementação do varejo híbrido, devido a todas as suas características de integração e melhoria de experiência, exige que os resultados alcançados com ele sigam uma linha de ganhos reais.

Uma empresa que distribui tampas para garrafas, por exemplo, precisa considerar o tamanho de seus mercados presenciais e o online, para assim mensurar o impacto da opção pelo varejo híbrido.

Quando essa medição é satisfatória, é possível localizar diversos benefícios para a marca, como:

  • Otimização da logística;
  • Valorização da experiência do cliente;
  • Estímulo às conversões;
  • Aumento da competitividade;
  • Promoção da integração de canais.

A logística que deve existir para que o varejo híbrido funcione pode ser um dos maiores desafios desse modelo, mas também o principal benefício. Afinal, com a necessidade de integrar o físico e o online, pontos como estoque e formas de entrega serão otimizados.

Quando é aumentada a experiência do cliente, consequentemente as conversões acompanham essa melhoria. Dessa forma as taxas de desempenho da empresa são impulsionadas.

O cliente passa então a optar por uma empresa que oferece essa vantagem em detrimento de uma que não possui instalações para o varejo híbrido, o que constata uma vantagem na competição no mercado.

Quando a empresa consegue integrar todos os seus canais, ela passa então a ter um varejo híbrido efetivo e que gera todos os resultados esperados.

Como implementar o varejo híbrido?

Com tantos benefícios que podem ser alcançados com o varejo híbrido, é preciso também entender como colocá-lo em prática, independentemente de qual seja o tipo de empresa a adotá-lo.

Essa implementação pode não ser uma tarefa simples. Muitos produtos exigem informações presentes em seus rótulos feitas com um datador inkjet, por exemplo, já outros produtos precisam apenas de informações simples em seu rótulo.

Mas independentemente do tipo, o que definirá o sucesso do empreendimento será as estratégias adotadas, assim como o varejo híbrido. Conheça então um caminho para implementar essa estratégia.

Conheça o cliente a fundo

Entender como pensa e como consome o público-alvo do negócio é o que definirá a forma que serão desenhadas todas as estratégias que envolvem esse modelo de negócio.

É muito importante ter uma visão inicial desse público, entender suas características demográficas, de interesse e também de hábitos de consumo, porém é preciso entender que essas informações podem ser aprofundadas com o tempo.

Nesse caso a evolução desse conhecimento do cliente deve ser constante, e a empresa deve manter aberto o caminho para novas pesquisas, usando como base o mercado e os seus próprios clientes atuais.

Faça um planejamento

Como já citado, o desafio para a instauração do modelo de varejo híbrido é considerado grande, por esse motivo é preciso planejar cada decisão tomada, buscando ser o mais assertivo possível.

A atenção dada a fase de planejamento deve ser considerável, para que nenhum dos aspectos do negócio sejam desconsiderados. É necessário pensar desde o tipo de produto até a forma que ele será entregue ao mercado, dessa forma o objetivo inicial será atingido.

Inove no atendimento

Atualmente os consumidores buscam algo além de apenas consumir passivamente os produtos ofertados pelas lojas. Foi justamente por esse fator que surgiu a necessidade de criar uma forma de vendas que evoluísse do e-commerce.

Nesse sentido não basta apenas a empresa receber o título de varejo híbrido, afinal essa já é uma tendência que engloba diversas outras marcas, ela precisa também apresentar diferencial na forma de atender o cliente em todos os seus canais.

Seja com o uso de chatbots para o ambiente virtual ou com a personalização completa do atendimento presencial, o importante é encontrar saídas para essa inovação acontecer, mesmo que a passos iniciais.

Fortaleça a integração de canais

Uma das principais potências do varejo híbrido é a forma como todos os canais de vendas e atendimento conversam entre si, proporcionando uma integração real e que favorece principalmente a jornada do cliente.

Quando o cliente encontra a possibilidade de iniciar a jornada online e concluir ela de forma presencial, ele tende a priorizar essa marca para futuras escolhas. Por esse motivo é preciso investir cada vez mais nessa integração entre as frentes de vendas.

Softwares, sistemas online e até mesmo a comunicação devem seguir a mesma linha em todos os canais para imprimir cada vez mais a marca do cliente de forma unificada.

Dê atenção à logística

Como citado anteriormente, a logística pode ser o maior desafio dentro do varejo híbrido, afinal se existem dois pontos de vendas diferentes que dividem o mesmo estoque, é necessário ter atenção com a saída de produtos e a forma como eles são entregues.

A integração citada acima influencia diretamente na melhoria da logística, afinal quando os sistemas conversam entre si, é possível organizar e gerir da melhor forma possível as questões referentes a esta etapa.

Todos esses fatores são importantes, mas não são exclusivos para o sucesso do varejo híbrido, pois ele é um processo em constante mudança e pode passar por inovações constantes, por isso é importante ficar atento ao mercado para estar alinhado com ele.

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