Quando se trata da venda de imóveis, os proprietários e imobiliárias podem e precisam se utilizar das mais variadas técnicas e estratégias parar chamar mais a atenção e despertar o interesse de potenciais compradores. É claro que panfletos e cartazes físicos são úteis. No entanto, o marketing digital é um grande aliado nesse propósito de ampliar vendas.
Atualmente, o público consumidor está cada vez mais exigente e mais antenado com o mundo que o cerca. Por uma questão de praticidade, comodidade e dinamismo, ele certamente, na esmagadora maioria dos casos, irá pesquisar sobre imóveis à venda na Internet. E o pulo do gato está justamente aí: usar a internet para atrair mais potenciais compradores.
Mas quais são as técnicas e estratégias de marketing digital mais efetivas e praticadas no mercado imobiliário, para a venda de imóveis? É o que explicaremos adiante.
1.Elabore uma campanha de e-mail marketing para venda de imóveis
Independente de qual seja o segmento, uma campanha de e-mail marketing é um instrumento poderoso para criar uma relação mais próximo com novos clientes em potencial e continuar importante para os clientes já fidelizados.
O recomendado é que uma campanha abrangente atraia mais possíveis clientes por intermédio de ações pré-definidas baseando-se no perfil de comprador e transações anteriores com você.
No entanto, quanto maior a utilidade e relevância do seu conteúdo para um possível cliente, maior será a chance dele se interessar em abrir o e-mail que você enviou e saber o que você tem a oferecer e dizer.
2.Desenvolva um site de fácil utilização
Quantas vezes você acessou um site e ele ficava travando, estava lento, demorava para carregar, era ruim ou inviável de acessar por celular, era difícil de entender e encontrar as informações desejadas? Certamente que mais vezes do que se gostaria. Isso é ainda mais complexo para um site ligado a imóveis, pela quantidade de fotos, vídeos, etc.
Nesse caso, o ideal é contratar um web designer profissional e unir o seu conhecimento do mercado imobiliário com a expertise dele para desenvolver um site mais fácil e rápido de usar e mais responsivo também.
Esse site deve ser bem user-friendly, otimizado também para a visitação por meio de um celular. Vale a pena também incluir um chat ao vivo, que funcione ininterruptamente. Isso certamente tornará o seu negócio mais disponível e impulsionará as vendas.
Contrate um serviço de fotografia e filmagem profissional
Uma dica valiosa também é que as fotos e vídeos que estiverem presentes para visualização no site sejam feitos por alguém especializado em fotografia e/ou filmagem profissional.
Boas fotos fazem toda a diferença no mercado imobiliário. Por outro lado, fotos de baixa qualidade podem até mesmo te fazer perder possíveis vendas. É absolutamente vital que você tenha fotos lindas de suas propriedades.
Contrate um fotógrafo profissional (de preferência com experiência em fotografar casas e arquitetura) ou, se você tiver um equipamento sofisticado e estiver confiante em suas habilidades, faça-o por conta própria. É fundamental ter em mente que este é um daqueles contextos nos quais vale a pena gasta um pouco mais e ter auxílio especializado.
3. Estabeleça o seu nicho
Isso é fundamental quando se trata de imóveis. Que tipo de propriedades você vende? Quais bairros você prefere vender? Qual faixa de preço de casas você prefere vender? Você prefere comercial? Que compradores e vendedores você deseja ajudar no lado comercial? Realmente tente aprimorar esse nicho específico, porque entendê-lo é fundamental.
Tudo é construído a partir disso no mundo digital no que diz respeito ao seu site, suas campanhas de marketing, o público que você está construindo e tudo o mais nas redes sociais. Tudo se resume a esse nicho. Portanto, comece por aí.
4. Construa uma forte presença social
Você vai querer dominar a mídia social para o seu nicho na sua área. Foco no Facebook, Instagram e Pinterest. Esses serão os mais eficazes para você. Algumas ideias com marketing de mídia social. Você vai querer postar muitos vídeos.
Crie vídeos o tempo todo sobre as diferentes propriedades que você está vendendo, propriedades que chegam ao mercado. Vá para essas propriedades assim que elas forem colocadas no mercado. Faça algum vídeo. Compartilhe isso nas redes sociais para o seu nicho.
Isso vai ser fundamental porque as pessoas vão segui-lo nas redes sociais, especialmente quando você está alvejando pessoas interessadas em seu nicho de produtos que você vende e elas vão querer ver esse conteúdo e esse conteúdo contínuo. Você estará dando a eles de maneira proativa o que precisam, tornando mais fácil para eles encontrarem o que procuram.
Portanto, certifique-se de fazer isso. Além disso, pense em outras ideias e coisas que você pode compartilhar nas redes sociais de forma constante para que haja um fluxo interminável de conteúdo interessante dentro do seu nicho para ajudar a construir o seu negócio.
E, conforme você está postando esse conteúdo, gaste algum dinheiro para promovê-lo, de forma que ele seja exibido para as pessoas do lado pago também, para mais pessoas em sua área. Portanto, invista em anúncios de segmentação social para começar a construir públicos em torno de seu nicho à medida que você começa a criar esse conteúdo nas redes sociais.
E, então, dica de poder aqui, peça para eles entrarem em contato com você e enviarem mensagens diretas quando estiverem interessados em uma propriedade ou tiverem uma pergunta ou quiserem dar uma olhada. Faça com que eles enviem mensagens diretas a você. É tão fácil e é uma ótima maneira de desenvolver um fluxo de leads nas mídias sociais.
5.Otimização em SEO
SEO desempenha um papel crucial no marketing online para corretores de imóveis. Ao alinhar a criação de conteúdo com as necessidades dos clientes, você poderá posicionar o site no topo dos resultados de pesquisa.
Se feito corretamente, o SEO imobiliário pode ajudá-lo a gerar tráfego orgânico, atrair leads qualificados e converter seus clientes em potencial em novos compradores.
Mais do que nunca, as pessoas estão indo ao Google para localizar um corretor de imóveis e, caso seu site esteja entre os principais resultados de pesquisas relacionadas a imóveis, isso significa que você estará entre as escolhas iniciais para compradores e vendedores que procuram por um corretor de imóveis em sua área.
Ao começar a implementar as estratégias de marketing on-line corretas, você fará todo o possível para ficar longe de táticas de marketing que podem prejudicar seus negócios. Seguir estratégias testadas e comprovadas o ajudará a aumentar sua presença online hoje!
Um bom lugar para começar é garantindo que você está usando palavras-chave populares de pesquisa de imóveis em seu site. Pense nas necessidades de seus clientes e no que eles procuram. SEO é simplesmente quando o Google exibe o conteúdo mais relevante com base em termos de pesquisa específicos.
Se você criar conteúdo relevante e valioso para seus clientes, terá uma chance muito melhor de se classificar no Google e atrair leads mais qualificados para o seu site de imóveis.
Agora você está por dentro das técnicas de marketing digital mais praticadas para a venda de imóveis. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!