Verdarketing: descubra o que é, sua importância para o desempenho comercial da empresa e 4 dicas de como promover o vendarketing

26/04/2021

O que você considera ser o fator mais importante para o sucesso comercial de uma empresa: uma sólida e eficaz estratégia de marketing ou um time de vendas bem treinado e munido de fortes argumentos?

Se você respondeu os dois, saiba que você já saiu na frente de muitas empresas que ainda não reconheceram que os setores de vendas e de marketing devem caminhar sempre juntos.

A essa fusão dá-se o nome de vendarketing ou smarketing, uma tendência que já vem se consolidando no mercado há alguns anos. Já ouviu falar nesses dois conceitos?

Trata-se do alinhamento entre vendas e marketing. Essa forma de conduzir os dois times vem ganhando força entre as organizações e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Convidamos você a continuar a leitura para entender melhor o que é o conceito de vendarketing e a importância que essa abordagem representa para o desempenho dos negócios.

Além disso, você também vai conferir nas próximas linhas 4 dicas valiosas de como implementar o vendarketing na sua empresa:

  1. Promova o compartilhamento de dados e informações entre as equipes;
  2. Envolva o time de vendas nas campanhas de marketing;
  3. Defina quando o lead estará pronto para ser encaminhado para o time de vendas;
  4. Estabeleça um Service Level Agreement.

O que é vendarketing?

Vendarketing é um termo utilizado para se referir à integração dos times de vendas e de marketing de uma empresa.

Enquanto a equipe de marketing é basicamente responsável por captar e qualificar leads, cabe aos vendedores receber esses leads e convertê-los em clientes.

No vendarketing, derruba-se a barreira entre esses dois setores, os quais passam a trabalhar de maneira mais alinhada e em conjunto.

Reconhece-se a importância que um exerce sobre o outro e passa-se a compartilhar a mesma visão sobre a jornada de compra do cliente a fim de alavancar o desempenho comercial da empresa.

Qual a importância de alinhar os times de marketing e de vendas?

Você já deve ter presenciado vendedores reclamando das diretrizes traçadas pelo marketing e, da mesma forma, o pessoal do marketing criticando a performance do time de vendas.

Essa é uma velha rixa, um comportamento esticado e pessimista que, nas empresas de alta performance, não acontece mais. O foco é a colaboração, a transparência e a sinergia entre esses setores do negócio.

O vendarketing, como você pôde conferir no tópico anterior, é resultado desse alinhamento entre os vendedores e os marketeiros de uma organização.

Quando essas equipes passam a trabalhar com mais sinergia e reciprocidade, todo o processo comercial fica mais fluido e menos ruidoso. 

No vendarketing, há um diálogo mais claro entre esses dois setores-chave. Com uma maior troca de informações, otimiza-se os esforços em direção a metas e objetivos relevantes para a empresa com um todo.

A integração entre vendas e marketing é importante também para alinhar expectativas e para promover um entendimento único a respeito do processo comercial.

4 dicas de como promover o vendarketing na sua empresa

Promover o alinhamento entre as equipes de marketing e de vendas é um dos maiores desafios das organizações.

Para te ajudar nisso, separamos aqui 4 dicas essenciais de como implementar o vendarketing na sua empresa.

1 – Promova o compartilhamento de dados e informações entre as equipes

A primeira dica para a implementação do vendarketing na sua empresa consiste em incentivar que as equipes compartilhem dados e informações entre si.

Por meio desse compartilhamento e integração de dados entre marketing e vendas, é possível, por exemplo, que o vendedor evite uma abordagens prematuras a leads que ainda não estão prontos para receber uma proposta comercial.

Da mesma forma, o livre trânsito de informações entre os setores permite que os marketeiros tenham acesso ao histórico de compras e possam personalizar as próximas interações.

2 – Envolva o time de vendas nas campanhas de marketing

Outra recomendação importante para a promoção do vendarketing é envolver os vendedores no desenvolvimento das campanhas de marketing.

Por meio dessa participação, o time de vendas terá maior conhecimento sobre como a empresa se comunica com os clientes no topo do funil e poderá alinhar ao discurso de vendas.

3 – Defina quando o lead estará pronto para ser encaminhado para o time de vendas

No vendarketing, os times de vendas e de marketing devem entrar em consenso sobre o momento em que o lead pode ser considerado maduro o suficiente para ser abordado pelo time de vendas.

Ou seja, é necessário definir quando ocorrerá a passagem de bastão.

4 – Estabeleça um Service Level Agreement

O Service Level Agreement (SLA), ou Acordo de Nível de Serviço, é um documento em que ficam definidas as responsabilidades de cada setor e as metas que cada um deve cumprir. O SLA é muito importante para evitar conflitos entre os times.

Veja mais algumas dicas de como praticar o marketing em sua empresa assistindo a este vídeo do Júlio Paulillo:


Bom, ficou claro o que é e como funciona o vendarketing?

Promova o alinhamento entre vendas e marketing na sua empresa obtenha um desempenho comercial mais satisfatório.

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