Não se engane! Há muito tempo o público sênior deixou o sofá e a velha televisão com novelas para se aventurar no mundo digital. Não que eles tenham parado de assistir novelas, mas é que agora eles estão ligados nas redes sociais e até mesmo nos e-commerce! Hoje vamos te explicar mais sobre os vovônautas e como este público pode estar ansioso para conhecer sua empresa no digital.
Vamos primeiro entender o porque este público tem chamado a atenção!
As aventuras dos vovônautas começam diretamente no smartphone!
Quando falamos no público sênior atual (entenda por +50 anos) nós falamos do salto que eles vivenciaram nos últimos anos. Esta geração, diferentemente das anteriores que passaram pelas diversas fases da inovação com os computadores, notebooks, tablets até os populares smartphones, saltaram diretamente para este último da lista.
Desta forma, eles possuem o smartphones como porta de entrada para o mundo digital e toda sua experiência se dá por meio deste dispositivo. Existem bons dados sobre esta interação e vamos mostrá-los a você!
- Em 2017, a faixa etária acima dos 49 anos correspondeu a 30% dos consumidores online. (Webshoppers 37/EBIT);
- 97% das pessoas com 60 anos já utilizam o celular. (Telehelp/Artigo);
- 45% das pessoas com mais de 60 anos utilizam a internet para realizar compras.
- (Telehelp/Artigo);
- Entre as principais atividade do dia-a-dia estão: assistir TV (78%), ler livros e jornais (60%) e acessar a internet (59%). (Telehelp/Artigo);
- 7 em 10 pessoas nesta faixa de idade está usando a internet para pesquisar preços de produtos; (E-commerce Brasil/Artigo)
- 91% dos entrevistados já realizaram uma compra via internet e outros 74% pretendem realizar alguma nos próximos meses. (E-commerce Brasil/Artigo)
Agora não há mais dúvidas que eles estão conectados! Mas como seu e-commerce pode se preparar para os vovônautas? Separamos para você alguns pontos para levar consideração.
Preparando seu e-commerce para os vovônautas!
Receber esse público com qualidade em seu site é garantir sua fatia no potencial que os vovônautas tem de converter em vendas. Claro que não importa qual seja a idade, todos os usuários querem um layout intuitivo e um processo de compras descomplicado.
Nós até temos um e-book sobre a importância de um bom layout para seu e-commerce, que você pode acessar e baixar aqui. Entretanto, o público vovônautas requer alguns pontos específicos para facilitar no seu site, que não vão te custar muito! 😉 São eles:
Começando, bem, pelo começo…
Primeiramente, vamos a uma pergunta simples: Seu site é responsivo no mobile? Pegue seu smartphone e acesse seu e-commerce, veja como os elementos se comportam. Os banners, os títulos, as fontes, os botões, os menus… Como estão aparecendo? Estão claros e fácil de navegar?
Este é o primeiro ponto que você deve olhar! Então caso note que algo não está agradável ou causando dificuldades na navegação, é hora de ajustar o seu layout. Se está complicado para você navegar, imagine para o vovônauta!
“Mas o que raios está escrito ali?”
Sim, as fontes podem ser um verdadeiro problema! Seja no mobile ou no desktop é importante considerar um tamanho adequado para as fontes em seu e-commerce. O tamanho ideal é aquele que deixa a leitura confortável, sem precisar ficar forçando os olhos para ler.
Além disto, considere o contraste das cores das fontes e o fundo, assim você conseguirá deixar as informações escritas com clareza para todos os visitantes do seu site, inclusive os vovônautas de plantão.
Faça seu cadastro aqui para prosseguir
E aqui chegamos ao ponto alto para facilitar o processo de compra dos vovônautas no seu e-commerce: o cadastramento. Uma das principais barreiras que podem causar a evasão é o campo de e-mail. Isto pois muitos deles não sabem se realmente têm um e-mail ou qual seria o endereço mesmo.
Geralmente este e-mail é criados por algum familiar ou alguém próximo apenas para realizar o cadastramento nas redes sociais e é deixado de lado na sequência. Mas o que podemos fazer para o vovônauta não se perder neste processo de compra?
A solução pode ser um simples botão, que facilitará esta etapa! O entre com o Facebook. Desta forma, seu e-commerce elimina uma barreira e deixa mais dinâmico o processo de compra, pois em muitos casos o smartphone já está logado por padrão na plataforma!
Isso aqui parece meio suspeito!
Nesta faixa de idade, tudo pode parecer um tanto suspeito e atrapalhar a compra. Um banner com cores chamativas piscando, dificuldade de leitura, o site carregado de elementos visuais e pop-ups aparecendo incansavelmente… Isso pode eliminar sua conversão.
Para isso tenha em mente deixar tudo no seu devido lugar, desenvolvendo uma estratégia de comunicação digital eficiente. Evite esses tipos de anúncios invasivos como pop-up que aparecem com alta frequência. Também é válido adicionar os selos de segurança em seu e-commerce e ativar o HTTP’s em sua URL. Veja a baixo as diferenças de ter um certificado SSL:
Tudo isso colabora para uma percepção de segurança para todos visitantes do seu e-commerce!
Agora você já sabe como encantar os vovônautas em seu e-commerce!
Se você tiver alguma dúvida sobre como seu site está se comportando para os vovônautas ou precisa de alguma orientação para melhorar seu layout, basta entrar em contato conosco! Como consultores, será um prazer te ajudar com um bate-papo!