Vovonautas: como adaptar a sua empresa ao novo público

11/10/2022
vovonautas

É muito comum que algumas empresas, entre as várias que estão no mercado hoje em dia, não invistam em fazer um marketing concentrado nos vovonautas. Em outras palavras, o fato é que o marketing para idosos não é muito praticado no mercado.

Entenda que a definição de marketing, segundo a American Marketing Association, funciona da seguinte forma:

“O marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Por mais que a proposta do marketing seja englobar a sociedade, a grande maioria das estratégias desenvolvidas são voltadas para as pessoas que nasceram em uma era onde já havia uma certa familiaridade com as ferramentas digitais.

Contudo, uma pequena parte dessas estratégias englobam os idosos, e quando se voltam para eles, geralmente são datadas e estereotipadas.

Você pode ir contra a maioria das organizações, sendo uma das empresas de torre de resfriamento pioneiras em aplicar estratégias de marketing para idosos.

Como você já deve saber, as inovações partem primeiro para o público mais novo, só depois que elas chegam até a fatia mais tradicional. Portanto, tenha em mente que é essencial pensar em estratégias para as pessoas que já passaram dos 65 anos.

Por mais que tenham uma idade mais avançada, eles ainda podem se interessar, por exemplo, por uma empresa de plantas ornamentais que desenvolve projetos que podem ser do interesse do pessoal mais velho.

Os idosos, inclusive, estão migrando cada vez mais para os meios digitais, tornando-se ainda mais ativos dentro das plataformas.

Muitas pessoas ainda acham que os idosos só ficam em casa realizando atividades rotineiras, mas na verdade esse tipo de pensamento já deveria não existir há muito tempo.

No geral, há várias razões que são mais que suficientes para que a sua empresa de levantamento topográfico, por exemplo, passe a investir no marketing para idosos.

Por que investir em marketing para vovonautas?

Para que você já entenda a importância desse tipo de investimento, só em 2015 haviam 900 milhões de pessoas acima dos 65 anos no mundo todo.

De acordo com os estudos da OMS, a expectativa é que até 2050 esse número passe para 2 bilhões de pessoas, totalizando um quinto da população mundial.

Ou seja, é um público extremamente vantajoso, onde até assuntos de defesa ambiental podem ser de grande interesse para as pessoas de idade mais avançada, basta aplicar a estratégia da maneira certa.

O fato é que a população está envelhecendo cada vez mais com o avanço da expectativa de vida em alguns países. Considerando a diminuição da taxa de fecundidade, a população tende a envelhecer como um todo.

Além dos idosos representarem uma fatia demográfica enorme, os vovonautas, por sua vez, geralmente têm uma capacidade econômica maior do que os jovens.

Isso reforça mais ainda a importância de investir nesse tipo de marketing, afinal é por ele que uma empresa de manutenção em condomínios pode aumentar seus resultados.

Segundo a Bloomberg, 70% das receitas disponíveis estão concentradas nas mãos dos grupos de pessoas com mais de 50 anos nos Estados Unidos. Até o fim dessa década, a expectativa é de que isso concentre um grande mercado de 15 trilhões de dólares.

Dessa maneira, é construído um grande grupo de pessoas que possuem uma renda elevada, o que significa que eles terão maior poder de compra.

Logo, se tornam o público ideal, por exemplo, para uma empresa especializada em infraestrutura de instalações elétricas, por exemplo.

Assim, naturalmente o grupo de pessoas idosas se tornaram um público extremamente desejado para as empresas que já trabalham com marketing. Dito isso, só por esses fatores não podemos ignorar os vovonautas.

Se caso até aqui você não fique convencido a investir nesse público, saiba que são os mais velhos que estão representando o maior número de pessoas migrando para as redes sociais.

Portanto, é só questão de tempo para que comércios virtuais de climatizadores de ar para lojas, por exemplo, foquem em estratégias de marketing para idosos.

No âmbito comercial, 72% dos idosos já tiveram a oportunidade de passar por uma experiência de compra online, enquanto 83% deles já pesquisaram um produto antes de efetuar a compra.

Sabemos que a internet é um espaço conveniente e empoderador. Trata-se de um meio onde a grande maioria das pessoas usa para se manter ativo e conectado com o mundo todo. Por esse motivo, os idosos estão cada vez mais aptos com as ferramentas digitais.

Inicialmente, os idosos usavam os meios digitais somente para manter contato com os familiares, mas com o tempo ficou perceptível que esse público passou a ir mais adiante, pesquisando sobre promoções e ofertas disponíveis na internet.

Os idosos já possuem uma renda considerável, vão representar cada vez mais a população e estão mais ativos do que nunca nos meios digitais. Isso significa que não investir no marketing para idosos é um grande erro para empresas que buscam ter números positivos.

Como o marketing para idosos deve funcionar?

Considerando que o mercado vem sendo tomado cada vez mais pelo público mais idoso, é notável a necessidade de investir em estratégias de marketing para os vovonautas. Dito isso, entenda agora como o processo deve ser aplicado.

1. Crie comunicações com a persona certa

Quando o assunto é sobre os interesses dos idosos, é verdade que eles possuem mais identificações com alguns temas, como:

  • Saúde;
  • Bem-estar;
  • Família;
  • Esporte;
  • Receitas.

Por mais que eles tenham uma idade mais avançada, os hobbies que eram praticados quando mais novos ainda permanecem vivos.

Idosos que possuem interesse sobre fiscalização no canteiro de obras e todos os recursos de proteção ainda podem se aprofundar no assunto.

Por outro lado, um homem que a vida toda se identificou com o gosto por carros não vai deixar de amá-los por conta da idade avançada. O mesmo também se aplica para quaisquer outros passatempos que continuam ativos e inclusive se intensificaram.

Procure também representatividade através de imagens e desenhos. No processo, não precisa fazer uma ação visual somente para eles, basta incluí-los nas representações visuais da sua marca, para que eles sintam-se parte da história da sua empresa.

Nesse processo, contemple uma persona com o qual possa se identificar, contudo não esqueça de segmentá-los de acordo com suas respectivas características. Saiba que todos os idosos possuem gostos únicos, acima dos estereótipos criados pela sociedade.

2. Seja direto e claro

Ao iniciar as estratégias para o público mais idoso, você precisa ser criativo, mas não há a necessidade de seguir tendências que estão mais conectadas com o público mais jovem.

Na prática, as mensagens que são mais claras e objetivas, são recebidas tranquilamente pelo pessoal mais velho. O ideal é que o material seja desenvolvido para que o público consiga entender a mensagem em até 3 segundos.

3. Concentre-se na usabilidade

Como já foi dito anteriormente neste artigo, os idosos estão migrando cada vez mais para os meios digitais, entretanto isso não significa que eles não terão dificuldade em assimilar alguns recursos.

Dito isso, tente ao máximo desenvolver caminhos intuitivos para que ele possa alcançar o objetivo da sua estratégia. Nesse processo, as opções mais viáveis são banners e anúncios mais simples para a conversão.

4. Conquiste a confiança dos vovonautas

Uma particularidade dos consumidores mais velhos é serem mais leais a uma marca e possuírem mais cautela antes de mudanças com hábitos, serviços ou produtos. Por esse motivo, você precisa conquistar a confiança deles em todo o processo da estratégia.

Ao aplicar a estratégia, concentre-se nos benefícios que o seu produto é capaz de proporcionar, não no preço ou em algum outro dado. Mais do que vender, saiba que é bastante importante o significado e as melhoras que ele é capaz de promover.

O storytelling, inclusive, é um ótimo recurso que pode ser utilizado para conquistar a atenção do público mais idoso.

5. Tenha uma equipe de atendimento qualificada

O atendimento dentro de uma empresa é a peça-chave para que uma empresa consiga atuar no segmento sem que maiores problemas sejam causados.

Trata-se de um suporte ao cliente, e considerando que o público mais idoso pode ter certas dificuldades, o atendimento de fato é mais do que necessário.

6. Invista no conforto do consumidor

Sabemos que nem os jovens estão saindo de casa para fazer compras, e os idosos, inclusive, têm chances menores ainda de saírem do conforto do lar. Portanto, ofereça atendimentos personalizados, consultorias e serviços online.

7. Abuse de boas técnicas do marketing tradicional

Por fim, você pode abusar das técnicas de marketing tradicional, afinal o público mais velho tem mais familiaridade com as mídias mais “velhas”, portanto você pode fazer uma mesclagem para conseguir ainda mais a atenção dos vovonautas.

Agora você já sabe da importância de adotar estratégias de marketing voltadas para o público mais idoso, isso porque eles são capazes de aumentar significativamente os resultados da sua empresa. Com isso, não economize ao desenvolver as estratégias.

 

Gostou das nossas dicas sobre estratégias para os vovonautas? Então leia também: Transformação digital: saiba como adotar na sua empresa

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