WhatsApp Business chega no Brasil dentro de um mês

23/01/2018

WhatsApp Business é a nova ferramenta para negócios

Com o objetivo de facilitar a interação de pequenas e médias empresas e seus clientes, a empresa WhatsApp Inc. traz ao mercado sua inovação para o universo empreendedor: WhatsApp Business – um aplicativo de mensagens instantâneas capaz de criar perfis comerciais.

WhatsApp Business

Imagem ilustrativa do layout do novo aplicativo WhatsApp Business. (Fonte: TechTudo)

Funcionalidades do novo aplicativo

  • É possível criar um perfil comercial da empresa, fornecendo dados e informações úteis aos clientes como, por exemplo: endereço físico, endereço de e-mail para contato, endereço do website e descrição das atividades da empresa, assim como horários de funcionamento e atendimento ao público.
WhatsApp Business

WhatsApp Business permite a criação de um perfil comercial. (Fonte: Divulgação)

 

  • É permitido, para esta nova versão, que o usuário salve as mensagens que são utilizadas com mais frequência, e as reaproveite enviando-as como resposta para perguntas semelhantes de outros clientes.
  • Definir mensagens automáticas com um determinado padrão também é uma das funcionalidades do aplicativo. Mesmo estando o usuário ausente, será encaminhado ao cliente uma mensagem automática informando que o mesmo será respondido o mais breve possível, ou simplesmente dando as boas-vindas.
WhatsApp Business

Mensagens automatizadas permitem que os clientes recebam respostas pré-programadas pela empresa. (Fonte: Divulgação)

  • O aplicativo também fornece às empresas estatísticas de fluxo de mensagens, o número de mensagens enviadas com sucesso, mensagens entregues ao cliente e lidas pelo mesmo. Esta ferramenta facilita o controle dos resultados gerados pela utilização do aplicativo por parte da empresa.
WhatsApp Business

WhatsApp Business fornece dados sobre mensagens enviadas, entregues e lidas pelo cliente. (Fonte: Divulgação)

 

  • Não é permitido o cadastro de um número de telefone já utilizado por outro usuário. É necessário um número novo para o atual cadastro. Dispositivos que possuem dual chip podem utilizar ambos os aplicativos ao mesmo tempo, cadastrando um número para cada.

Lançamento

A novidade do WhatsApp chega ao mercado com download gratuito disponível apenas para o sistema operacional Android, ainda não há data prevista para disponibilidade do aplicativo em iOS. Atualmente, o WhatsApp Business é acessível apenas por usuários da Itália, Indonésia, México, Estados Unidos e o Estado soberano Reino Unido. Espera-se que o lançamento no Brasil aconteça entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

O aplicativo convencional, hoje com 1,2 bilhões de usuários no mundo todo, permite que a multiplataforma seja acessada pelo computador através do WhatsApp Web. Este recurso também estará disponível para o novo WhatsApp Business.

Segundo divulgação, o microempreendedor individual (MEI) também terá acesso ao aplicativo, porém empresas de grande porte poderão aguardar a terceira modalidade, o Enterprise, que ainda não possui data de lançamento.

 

Reprodução: WhatsApp / TechTudo / CanalTech

  • Categorias