WhatsApp Pay: uma nova forma de fazer negócios!

16/06/2020

Com o avanço da tecnologia cada vez mais veloz, o mundo todo tem simplificado a forma de fazer negócios. Hoje é possível fazer as compras do mês sem sair de casa, pagar a conta do restaurante apenas pela aproximação de um relógio de pulso e transferir dinheiro usando o WhatsApp Pay.

Sim, é isso mesmo. A plataforma que começou com mensagens instantâneas de texto, agregou chamadas de voz e vídeo, cria grupos de compartilhamento e até faz as vezes de Snapchat, mudou completamente a forma como as pessoas se comunicam.

E agora está alavancando o mercado de consumo também.

Mas como funciona o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é uma nova funcionalidade que, através do Facebook Pay (empresa detentora dos direitos do WhatsApp desde 2014), possibilita aos usuários a compra, o pagamento e até transferências de dinheiro a partir do próprio aplicativo de mensagens instantâneas.

WhatsApp Pay

A nova funcionalidade estará disponível aos usuários brasileiros nas próximas semanas. Fonte: WhatsApp.

Resultado de testes bem-sucedidos realizados na Índia no último ano, a novidade chega no Brasil nesta segunda-feira (15/06) e será disponibilizado pouco a pouco aos usuários do aplicativo logo nas próximas semanas.

Tanto para contas de pessoas físicas quanto para usuários do WhatsApp Business, a utilização do recurso exigirá cadastro na plataforma do Facebook Pay, com registro de informações básicas como, por exemplo, nome completo, CPF, instituição bancária e dados dos cartões de débito e crédito a serem configurados.

Em um primeiro momento as únicas instituições credenciadas, segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, são os bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi, utilizando-se das bandeiras Visa e Mastercard. Para que as transferências ocorram, o usuário recebedor deverá possuir conta em uma das instituições citadas acima.

É permitida a utilização do cartão de crédito para pagamentos pontuais, porém para transferências entre contas a exigência é que seja utilizado o cartão de débito da conta cadastrada.

Como funciona para pessoas físicas?

As pessoas físicas usuárias do aplicativo poderão realizar pagamentos e transferências sem custo adicional algum através de cartões de crédito e débito, desde que ambos os cartões sejam fornecidos por uma das instituições credenciadas. Porém é necessário ressaltar que há limite de transações e valores.

O número máximo de transações a serem realizadas em um único dia é 20, com uma limitação de até R$ 1.000,00 por transação. Independente da quantidade de transações realizadas por dia, o valor limite de transações é de até R$ 5.000,00 no período de um mês.

Se dentro dos horários preestabelecidos, as transações entre pessoas físicas são concluídas no mesmo dia. Caso a ação ocorra fora do horário, será efetivada dentro do próximo dia útil.

Como funciona para empresas?

Diferente das transações realizadas por pessoas físicas, as transações realizadas através de contas Business (pessoas jurídicas) sofrerão cobrança de 3,99% sobre cada transação e a liberação dos valores recebidos em pagamento pode levar até 3 dias úteis.

As empresas / negócios deverão ter conta bancária em uma das instituições credenciadas e cadastro na Cielo, através do Facebook Pay, com registro de informações básicas como CNPJ, etc.

Ao contrário das contas físicas, as contas jurídicas não terão limitação de valores, podendo exceder a limitação de R$ 5.000,00 das contas físicas.

Veja no vídeo abaixo como configurar o recurso de pagamento na sua conta WhatsApp Business:

Há garantias de que o recurso seja seguro?

O Facebook Pay, plataforma responsável pela realização das transações, assegura que o recurso se utiliza dos mais altos níveis de segurança de informação.

Ao criar a conta na plataforma, será necessária a criação de uma senha (PIN) que garantirá que apenas o usuário possa realizar qualquer tipo de transação. Opções como biometria e leitura facial também estarão disponíveis como forma de validação.

Mesmo que o celular seja roubado ou perdido, não será possível realizar qualquer transação sem a utilização da senha ou biometria.

Também é possível visualizar na aba de “Pagamentos” todas as transações realizadas e qual o seu status.

Rumo à nova normalidade

Já falamos aqui em nosso blog sobre a nova normalidade na qual estaremos inseridos na realidade pós-pandemia. O mundo como conhecíamos antes não será mais da mesma forma, novos hábitos foram adotados e vieram para ficar, garantindo a segurança e comodidade de todos.

Afinal, a internet e outras ferramentas têm auxiliado na manutenção do bem-estar físico e mental, possibilitado o contato com familiares e amigos de forma segura e garantindo que algumas empresas possam manter suas portas abertas e suas operações funcionando mesmo dentro do isolamento social.

Muitas lojas físicas, mesmo mantendo seus prédios fechados ao público, têm efetuado suas vendas através de redes sociais como Facebook e Instagram, ou aplicativos de mensagens como WhatsApp. Assim como restaurantes e outros empreendedores dos mais variados segmentos.

Segundo Matt Idema, o novo recurso da ferramenta servirá de suporte para o crescimento de muitos negócios. O objetivo por trás do WhatsApp Pay é auxiliar cada vez mais negócios a aderirem ao mercado digital.

E aí, gostou da novidade?

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