Quando se fala sobre o processo constante de renovação da sociedade, tais resultados podem ser facilmente vistos através da internet, com o surgimento frequente de novas tendências, plataformas e formatos de conteúdo. Tudo a nos levar ao YouTube Shorts.
Afinal existe hoje um movimento não só de criação de novas redes sociais, mas também de diversificação dessas plataformas, com cada uma utilizando-se de tempos em tempos para acompanhar o comportamento do público, alcançando o interesse dos seus usuários.
Um exemplo claro disso está no próprio Instagram, uma rede social que começou como uma plataforma exclusiva de compartilhamento de imagens, no entanto, para acompanhar o apelo do público ao formato audiovisual, essa rede passou a trabalhar também com vídeos.
O que abriu novas oportunidades para empresas que optam por atuar dentro desse cenário, tal como uma companhia que oferece o serviço de portaria de condomínio que além do uso de imagens para divulgar o seu ofício, agora pode recorrer ao audiovisual para se destacar.
Como ao compartilhar vídeos tutoriais, com dicas de limpeza ou então conteúdos mais complexos, voltados a mostrar um pouco do trabalho realizado por esse tipo de empresa, de forma a aumentar tanto a curiosidade como o interesse comercial dos seus clientes.
Uma série de questões que precisa ser analisada por quem gerencia algum tipo de negócio hoje, seja uma empresa de foco digital ou uma que esteja atrelada ao mercado tradicional, já que ambos podem alcançar melhores resultados ao trabalhar seu destaque na internet.
O que acaba por destacar o papel das redes sociais nos planos de comunicação de uma empresa, principalmente por se tratar de locais que contam com a confiança do público, sendo espaços onde o público pode buscar por blocos de cimento onde comprar.
Sem ao menos ser preciso recorrer às plataformas comuns de buscas, como o Google e o Bing, tudo graças ao amplo número de informações e conteúdos que podem ser encontrados atualmente dentro das redes sociais, cada uma com sua especialização.
Para manter essa atenção do público, essas plataformas vêm atualizando de maneira frequente, trabalhando com novas estratégias que atraiam o interesse de uma audiência, levando essas redes a alcançar melhores resultados junto à sua configuração.
Movimento esse que fez com o YouTube, uma tradicional plataforma de vídeos, precisasse atualizar os seus serviços, chegando assim ao novo modelo oferecido, no caso o Shorts.
Do que se trata o YouTube Shorts?
Na mesma medida em que novas redes sociais vão surgindo, aplicações diferentes também passam a ser oferecidas por aquelas que já estão integradas à sociedades, plataformas que modificam os seus serviços justamente para permanecerem vivas no mercado.
Em alguns casos, inspirando-se até mesmo em outras redes sociais. Um exemplo foi o destaque recebido pelo Snapchat com seus conteúdos em vídeos de duração de apenas 24 horas, modelo que se popularizou na internet como um todo.
E assim surgiu o formato Stories do Instagram e Facebook, o Status do WhatsApp, além de muitas outras redes que passaram a trabalhar com esse modelo de conteúdo com tempo limitado, função que trouxe até mesmo novas possibilidades comerciais.
Tratando-se nesse caso de um formato que pode ser adotado por uma loja de materiais para obra, de forma a destacar promoções de tempo limitado, como um chuveiro de emergência lava olhos, voltado ao setor industrial, que se encontra com certo desconto.
Dentro desse processo de atualização das redes sociais, é importante citar uma plataforma em particular, que é o TikTok. Com o seu formato de vídeos curtos, com duração de poucos segundos, o app veio conquistando uma importância cada vez maior na internet.
Isso a ponto desse tipo de conteúdo se tornar uma inspiração para as mais diversas plataformas, levando a criação do Reels no Instagram, por exemplo. Por se tratar de um modelo de vídeo, dessa vez até mesmo o YouTube acabou acompanhando essa vertente.
Foi baseado nessa ideia que surgiu o Shorts do YouTube, uma função lançada como teste na Índia em 2020, no ano seguinte chegando a um lançamento global, conquistando rapidamente o destaque que esse modelo de conteúdo vem recebendo na rede ampla.
Um formato que funciona com limite de 15 a 60 segundos, destacado também pelo seu modelo vertical, indo em contraste com o tradicional modelo de vídeos na horizontal, conforme é trabalhado por anos nos canais do YouTube.
Modelo esse que aos poucos vem sendo adotado pelos mais diferentes tipos de empreendimentos, incluindo até mesmo um de mercado segmentado, como um serviço de impermeabilização de laje de estacionamento, por exemplo.
Isso por causa de certos benefícios que podem ser encontrados por quem trabalha com esse tipo de aplicação de conteúdo.
5 razões para investir no YouTube Shorts
O YouTube sempre teve um destaque a ser considerado por quem gerencia um negócio, diante da sua possibilidade de trabalhar com conteúdos mais complexos, voltados a apresentar a história da sua empresa, características dos seus produtos, entre outros.
O YouTube Shorts por si só também conta com certas vantagens comerciais que devem ser consideradas por quem pensa em trabalhar com esse novo formato de conteúdo.
Mas caso você ainda tenha dúvidas se deve ou não investir no Shorts, seguem cinco motivos para apostar nessa rede social.
1. Visibilidade da marca
Um dos motivos pelo qual as marcas estarem recorrendo às redes sociais é o nível de atenção que tais plataformas recebem do público, com o mesmo podendo ser dito sobre um novo formato de conteúdo, tal como os vídeos curtos do YouTube Shorts.
Baseado na procura do público por esse tipo de material, se posicionar em tal local pode ser uma boa estratégia para garantir com que essa marca receba a maior exposição possível.
2. Engajamento com a audiência
Ao trabalhar com um conteúdo específico, uma empresa de manutenção hidráulica predial pode receber certa atenção para os seus serviços na internet, de acordo com o interesse de um público em particular.
Interesse esse que pode ser nutrido a tal audiência, por meio de produções que estimulem a interação do público, peças práticas que podem ser facilmente compartilhadas dentro do YouTube Shorts.
3. Fácil publicação de vídeos
Enquanto o YouTube trabalha com um certo tempo no que se trata do processo de upload e análise de conteúdo, até mesmo para garantir a segurança e qualidade dessas obras, o Shorts trabalha com uma aplicação mais prática.
Sendo possível publicar um vídeo curto diretamente do seu celular, permitindo assim com que uma empresa use desse canal diferenciado para trabalhar com formatos mais flexíveis.
4. Alcance de público
A questão do engajamento já deixava claro esse tópico, no entanto é importante reafirmar o fato de ser possível alcançar um maior número de usuários com o Shorts. Isso ao contar com um perfil diferenciado de público que se interesse por tal modelo mais ágil.
Uma expansão que pode atingir também o público já alcançado pelo seu canal tradicional no YouTube.
5. Conquista de novos inscritos
O lançamento do YouTube Shorts não retira o valor presente no formato tradicional dessa plataforma de vídeos. Pelo contrário, é possível trabalhar com uma estratégia que aumente o seu número de inscritos ao trabalhar com um sistema de teasers.
Usando do Shorts para antecipar algum conteúdo voltado a falar sobre a importância e o funcionamento de uma investigação de solo contaminado, por exemplo, alcançando assim uma melhor performance para ambos os modelos de conteúdo.
Esses cincos pontos citados destacam-se como benefícios aos quais uma empresa pode adquirir ao passar a trabalhar com o YouTube Shorts. Para se ter acesso a essas vantagens é preciso então saber como criar uma estratégia de sucesso dentro dessa plataforma.
Estratégias de marketing para o YouTube Shorts
Para que essa plataforma de vídeos curtos receba uma ampla atenção no mercado, servindo até mesmo como um canal de contato inicial para quem procura por limpeza caixa d água preço, é importante saber como desenvolver uma boa estratégia comercial.
Sendo importante fazer algumas perguntas a si mesmo antes de desenvolver algum tipo de conteúdo que seja de valor a ser compartilhado dentro do formato Shorts. Entre algumas indagações, é válido destacar:
- O que o seu público deseja?
- Com o que sua empresa trabalha?
- Quais são os seus objetivos no momento?
- Que tipo de tendência está em alta?
Questões que, ao serem respondidas, podem fazer com que uma empresa receba uma atenção maior dentro da internet, com um destaque em especial para o YouTube, sendo importante trabalhar com algumas aplicações específicas.
Como a criação de um bom storytelling, a criação de conteúdos que prendam a atenção do usuário logo nos primeiros segundos, além de muitas outras estratégias que podem fazer com que o interesse por um tópico, como custo PCMSO PPRA, receba certa atenção.
Cabendo apenas a uma empresa, nesse caso um fornecedor de análise ambiental, saber como trabalhar com as plataformas de conteúdo disponíveis no mercado, destacando-se assim o valor a ser conquistado junto ao YouTube Shorts.
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