O Marketing para B2B é uma das melhores formas para que a sua empresa ganhe mais destaque em um mercado que está cada vez mais disputado. Mas você sabe como fazer para que sua marca ganhe mais espaço entre a concorrência?
Se você quer saber como criar um diferencial para o seu negócio continue lendo e descubra porque o Marketing para B2B é tão importante hoje em dia!
O que é Marketing para B2B?
Antes de mais nada, vamos explicar o que significa a sigla B2B. Essa é uma abreviação da expressão em inglês business to business, ou seja, “negócio para negócio” ou “empresa para empresa”. Assim, podemos dizer que o B2B é um modelo de negócio que acontece exclusivamente entre empresas, ou seja, na qual outras organizações serão os consumidores finais.
Por isso, quando nos referimos ao marketing para B2B, estamos falando de estratégias que irão construir bons relacionamentos entre a sua empresa e os seus clientes. Além disso, podemos ressaltar que as relações entre as empresas serão mais estáveis e duradouras.
Os princípios que envolvem o Marketing para B2B são basicamente os mesmos do Marketing B2C (business to consumer). Porém, esses tipos de marketing se diferenciam na maneira que são executados.
Uma vez que os consumidores optam pelos produtos e serviços de acordo com uma série de variantes, como por exemplo o preço, popularidade, status da marca, entre outros, as empresas que optam pelo seu produto estão buscando custo-benefício.
Logo, as suas estratégias precisam estar focadas em trazer mais leads qualificados para o seu negócio. Dessa forma, a equipe de vendas conseguirá fechar a venda facilmente, entregando os produtos e serviços nas datas previstas, assim, atendendo as expectativas do cliente.
Mas para que você consiga trazer esses leads, é preciso investir em um Marketing para B2B efetivo. Nesse sentido, as estratégias precisam não só serem aplicadas de acordo com um planejamento, mas também serem acompanhadas ao longo do funil de vendas. Para que elas possam ser adaptadas ao longo do caminho, de acordo com as respostas dos clientes.
A importância do Marketing para B2B
Já mencionamos que o Marketing para B2B é a melhor maneira de construir uma relação melhor com os seus clientes.
Quando você investe nessas estratégias, consequentemente você terá mais visibilidade e autoridade no mercado. E isso é de extrema importância, já que não só o consumidor está ficando mais exigente, mas a concorrência está aumentando também.
Por isso, é preciso dar uma grande atenção a geração de leads e acompanhar todo o seu processo no funil de vendas. Pois será durante esse processo que o seu relacionamento se desenvolverá e a confiança entre vocês terá início.
No marketing para B2B, a sua empresa precisa provar que o seu produto é a melhor escolha; é aí que está o grande desafio.
A partir do momento que você conseguiu esse lead, você terá que nutri-lo com informações essenciais sobre o seu negócio e também relacionar-se de maneira inteligente e com uma linguagem específica, mas ao mesmo tempo humanizada, para conseguir atingir o seu objetivo: tornar esse lead o seu cliente mais fiel.
Leia também: Nutrição de leads: entenda como usar essa estratégia no seu plano de marketing
Estratégias de marketing para B2B
A internet em constante evolução fez com que os clientes ficassem mais informados e exigentes. Por isso, as empresas começaram a ampliar as suas formas de comunicação com os possíveis clientes.
Por esse motivo, o marketing para B2B se tornou uma ferramenta essencial para atingir o público-alvo, consequentemente aumentando o lucro da empresa e melhorando o relacionamento com os clientes.
Para que você conquiste esse posicionamento também e consiga aumentar a relevância da sua marca, invista nessas estratégias de Marketing para B2B:
Blog
Atualmente, quando as pessoas possuem algum problema, elas já vão buscar as soluções em algum site de busca, normalmente o Google.
É aí que um blog da sua empresa entra em ação! Pois, imagine as empresas que estiverem buscando a sua solução, encontrarem o seu blog nas primeiras posições desses sites de busca? Já pensou nas possibilidades de negócio que você terá a partir de um conteúdo que traz informações de qualidade e que atendem as necessidades do seu público?
Entretanto, para que você consiga chegar a essas primeiras posições, é necessário oferecer um conteúdo relevante regularmente ao seu público e também que sigam as regras de otimização para motores de busca (o famoso SEO).
Redes sociais
É praticamente impossível falar de aumentar a relevância da sua marca, sem falar de redes sociais. E acredite: existem muitas empresas que ainda não possuem perfis nas mídias.
As empresas que desejam aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com os leads e clientes, precisam usar as redes sociais como uma estratégia para atingir suas metas de vendas.
Quando se deixa de investir nesses meios de comunicação, você perde várias oportunidades de negócio e de divulgação da sua solução. Uma vez que as redes como Facebook, Instagram e LinkedIn possuem milhões de usuários que estão sempre conectados e de olho nas novidades no mercado.
Além disso, as redes sociais são uma forma de manter os clientes mais perto da sua marca, dessa forma, mantendo-os informados sobre as novidades e as novas soluções que você está oferecendo.
Podemos mencionar também que as redes sociais possuem ferramentas de anúncios que permite que você crie campanhas segmentadas para o seu público-alvo. Assim como dados importantes que te ajudarão a tomar decisões em relação a anúncios futuros.
E-mail marketing
Se você pensa que o e-mail está se tornando uma ferramenta obsoleta, pode repensar as suas ideias. Pois o e-mail é parte fundamental no marketing para B2B.
Em primeiro lugar, podemos citar a versatilidade e o alcance dos e-mails; é através dessa ferramenta, que você nutrirá os seus leads. Existem muitas ferramentas que permitem a segmentação e análise da taxa de abertura de e-mails.
O e-mail marketing é uma ótima forma de manter o contato e ainda promover diversas ofertas exclusivas para os seus clientes.
Pós-Venda
O pós-venda é uma estratégia essencial no marketing para B2B, isso porque além de manter uma relação mais longa entre as empresas, o pós-venda é uma forma de garantir que o seu cliente volte sempre.
Se você se preocupa em receber um feedback e construir um canal sempre aberto para manter uma comunicação efetiva entre você e os seus clientes, então você precisa investir em um pós-venda. Já que será através desse canal que as empresas que adquiriram as suas soluções podem fazer elogios, reclamações e pedir assistência caso precisem.
É dessa forma, que você consegue construir relações mais fortes, assim, aumentando a relevância da sua marca no mercado e gerando mais lucro.
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