Quem é que não gosta de um bom desconto ou de um mimo na hora da compra? Pois é, o Dia do Consumidor este ano está quase chegando e você precisa começar a se organizar para as ações que podem não só trazer mais clientes para o seu negócio, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca.
O Dia do Consumidor é um ótimo momento para as empresa conseguirem bater as suas metas do mês, uma vez que os clientes finalmente estão menos afogados pelos parcelamentos da Black Friday e festas de final de ano. Mas ainda assim, é preciso apresentar condições que deixem as pessoas interessadas em fazer negócio com a sua empresa.
É aí que o Marketing Digital pode te ajudar! Com um planejamento certo para o seu tipo de negócio e antecedência, é possível prepara os clientes para o dia 15 de março!
Quer saber como? Então, leia este post e marque bem as nossas dicas!
O que é o Dia do Consumidor?
No dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor no Brasil, e as ações desse dia trazem uma série de benefícios para os e-commerce do país. Apesar de ser um data importante para o comércio do país, é interessante saber que a comemoração não começou no varejo, mas sim, ainda nos anos 60.
Nos Estados Unidos, durante o mandato de Kennedy, o próprio presidente já insistia na na importância de se ter uma relacionamento honesto com o consumidor, no qual ele se sentiria mais seguro, pois todas as informações estão claras e ele pode ser ouvido.
Mas foi somente 20 anos após a morte de Kennedy, no dia 15 de março de 1983, que foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Dessa forma, dando início à uma das comemorações mais importantes para os comerciantes, depois da Black Friday.
Ações para o Dia do Consumidor
Agora que você já sabe mais sobre a história do Dia do Consumidor, que tal se preparar para celebrar essa data com os seus clientes? Afinal, é bem provável que eles estejam aguardando as promoções que são sempre relacionadas com data.
Então, vamos lá planejar as suas ações para o Dia do Consumidor!
1. Seja Data Driven
Antes de começar o seu planejamento para o Dia do Consumidor, é interessante aproveitar os históricos de vendas dos anos anteriores. Eles te guiarão durante a criação das ações, já que você sabe quais foram as ideias que deram certo e quais produtos foram mais vendidos.
É isso que chamamos de data driven, quando nossas ações são feitas baseadas por dados, dessa forma, obtendo soluções mais assertivas e com resultados mais garantidos. A partir dos dados recolhidos, você já saberá com quais produtos e soluções trabalhar, além de entender um pouco mais sobre como o seu consumidor compra.
Leia também: Somos Data Driven: você sabe o que isso quer dizer?
2. Avise os seus cliente antecipadamente
O Dia do Consumidor é um ótimo momento para reaquecer o contato com os clientes antigos, ou seja, relembra-los que chegou o momento de realizar mais um compra. Essas chamadas são bem mais fáceis para marcas que possuem produtos que precisam de reposição, como maquiagem.
Além disso, você pode deixar os leads da sua base ansiosos com as notícias sobre descontos e brindes que a sua marca preparou para o dia. Através de e-mails programados, é possível deixar os consumidores mais animados e preparados (financeiramente falando) para a data.
Para as pessoas que ainda não estão na sua base, mas te seguem nas mídias sociais, é bem interessante criar uma comunicação que aponte assinando a newsletter da sua marca, eles receberam notícias antecipadas e exclusivas.
3. Aposte em bons descontos e brindes
Se você quer realmente ter sucesso durante os Dia do Consumidor, então os seus benefícios precisam ser atrativos para os clientes. Se você já oferece 10% de desconto na primeira compra, talvez não seja tão interessante oferecer isso durante a data.
Decerto você não precisa oferecer descontos sem pensar no seu lucro. Mas você também precisa se por no lugar do seu cliente, que está aguardando para fazer compras com a sua marca. Portanto, ofereça diversos benefícios para que ele decida fechar negócio com você e não com a concorrência.
Aposte em descontos progressivos, ou seja, quanto mais produtos o consumidor levar, mais descontos ele ganha. Invista, também, brindes de acordo com o valor do carrinho; se o brinde for atrativo, pode ser que ele queira levar mais produtos para conseguir um brinde melhor.
Além dos descontos e dos brindes exclusivos, é interessante também oferecer uma coisa que desanima bastante os consumidores na hora de finalizar uma compra: o frete.
Dependendo do valor do frete, pode ser que o consumidor não queira fechar negócio. Por isso, esse pode ser um grande atrativo para dar um up nas suas vendas no dia 15!
4. Crie uma série de conteúdos para o Dia do Consumidor
Se você acompanha os posts aqui no blog, já deve saber que a criação de conteúdo é de extrema importância para o Marketing Digital. Por isso, é preciso pensar em vários tipos de conteúdos para poder atrair o seu público para a sua loja online durante esse dia.
Por exemplo, você pode apostar em diversas postagens nas mídias sociais para deixar os seus seguidores curiosos; nos stories, ferramentas como contagem regressiva, caixinha de perguntas, entre outros são forma de aumentar o engajamento para sua marca.
Além disso, você pode incentivar os seus clientes a postar quando receberem os produtos em suas casas. Portanto, também é interessante investir em embalagens, cartinhas e outros brindes que acompanharão os produtos que o cliente comprou. Dessa forma, eles estarão mais inclinados a postar a surpresa que receberam da sua loja.
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5. Experiência do cliente é importante
Cada dia que passa, mais empresas estão percebendo a importância da marcar uma boa presença no mundo online. E não estamos só falando de preços competitivos ou produtos de qualidade, mas também na experiência do usuário.
Para que o seu cliente saia do seu site com a encomenda feita e mais do que satisfeito com a sua marca, é preciso pensar em como tornar suas compras inesquecíveis. Dessa forma, você consegue criar um diferencial em relação aos seus concorrentes.
Facilitar o acesso aos produtos mais vendidos, encontrar erros e corrigir erros nas páginas do site, oferecer um checkout simples, são algumas das coisas que melhoram o user experience do seu site.
Além disso, um layout personalizado ajuda a atrair e envolver ainda mais os seus consumidores, consequentemente, aumentando as chances de conversão no site.
Então é isso, esperamos que vocês estejam prontos para as suas ações do Dia do Consumidor! Se quiser saber mais sobre Marketing Digital e como ele pode melhorar a sua presença online, continue lendo os outros posts no blog!
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