Como preparar sua loja online para as ações de Black Friday 2021

26/10/2021

Há pouco mais de dez anos, as lojas brasileiras se organizam para a chegada da Black Friday no mês de novembro. Esse evento, que começou online aqui no país, é uma  grande oportunidade para aquecer as vendas do seu negócio e desenvolver a sua marca no meio digital.

Por conta da pandemia da COVID-19 do ano passado, as lojas estavam fechadas e não tiveram a oportunidade de trabalhar com as portas abertas. Por isso, muitas das vendas aconteceram no meio digital. De acordo com o portal E-commerce Brasil, as vendas online durante a Black Friday (na sexta e na segunda), bateram a marca de R$ 4,02 bilhões. Dessa forma, houve um crescimento de 25,1% em relação a 2019. 

Agora que as pessoas já se acostumaram a fazer suas compras online, vamos ver essa tendência trazer ainda mais conversões no mundo virtual este ano. 

Porém, queremos saber de você: a sua loja online está pronta para as ações de Black Friday 2021? Se não, separamos algumas dicas de como fazer as suas vendas decolarem durante essa data! 

O que é e como surgiu a Black Friday?

Para quem ainda não está muito familiarizado com a história da Black Friday, ou só a conhece como “a data quando tudo fica mais barato”, aqui está uma breve aula de história sobre o dia. 

Segundo as histórias sobre a data, o termo Black Friday passou a ser usado ainda no século 19, logo após alguns bancos americanos entrarem com o pedido de falência na mesma sexta-feira. 

Mas, tradicionalmente, a Black Friday tem seu início na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é uma das datas comemorativas mais importantes dos Estados Unidos. Pois marca a chegada dos peregrinos na América do Norte. 

Desde o início do século, a Black Friday é uma data comercial crucial para a economia norte-americana. Já que as pessoas aproveitam as promoções para fazer suas compras de Natal e investir em peças de luxo, como uma cafeteira italiana de uma marca importada, por exemplo.

Quando será a Black Friday em 2021? 

Como já mencionamos, lá nos Estados Unidos, as ações de Black Friday se iniciam após o Dia de Ação de Graças. Essa data comemorativa não tem um dia fixo no mês; os norte-americanos a celebram na quarta quinta-feira do mês de novembro, que neste ano, cai no dia 25. Portanto, a data oficial da Black Friday é 26 de novembro de 2021. 

Aqui no país, nós acompanhamos nossos colegas gringos, por conta disso as ações para a Black Friday brasileira começam no mesmo dia.

Leia também: Vale a pena investir em mídias sociais? Descubra!

Como preparar sua loja online para as ações de Black Friday 2021? 

Apesar de faltar apenas um mês para a Black Friday 2021, você ainda tem tempo para se organizar para este grande evento. Mas, se você quer garantir que as vendas aconteçam de forma ordenada e sem nenhum problema durante os dias de promoção, então você precisa seguir as dicas que separamos para você! 

Primeiro de tudo, planeje! 

A primeira etapa para que sua loja online tenha uma Black Friday bem sucedida, é o planejamento. Sem ele você não conseguirá controlar os processos e, com toda certeza, nem saberá por onde começar. 

É importante que o seu planejamento inclua não só quais serão os produtos que você trabalhará, mas também estoque, entrega e estratégias de marketing.

Outro fator que precisa constar no seu planejamento, é quanto você investirá para essas ações, para que você não invista mais do que terá de retorno durante os dias de venda.

Por isso, é tão importante saber quanto que você pode dar de desconto nos produtos, assim você não corre o risco de dar muito desconto, a fim de chamar a atenção dos consumidores. 

Converse com os seus fornecedores e o seu estoque

Após o planejamento, um fator fundamental para o sucesso das suas ações de Black Friday, é garantir que os seus fornecedores conseguem atender às suas demandas de vendas. Afinal, você precisa ter os produtos disponíveis na sua loja online, ou que eles estejam disponíveis para a entrega na data acordada. 

Decerto que será importante para o seu negócio, principalmente para a fidelização dos clientes, que você possa garantir a entrega dos seus produtos a tempo, assim, construindo uma boa reputação para a sua marca. 

Além disso, você precisa ter certeza de que a quantidade de produtos que você está estocando não é maior do que você realmente precisa (isso pode contar no planejamento). Mantenha os pés no chão e seja realista em relação ao quanto você pode investir. 

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Tenha loja online user friendly 

Depois de planejar e garantir a entrega dos produtos para a venda durante a Black Friday, você já está pronto para começar as suas ações, certo? Ainda não!

Primeiramente, você precisa garantir que o seu e-commerce esteja pronto para esse grande momento. Se você conseguir garantir uma boa experiência durante a visita desse usuário ao seu site, sua marca conseguirá passar mais segurança para os seus possíveis clientes, aumentando as chances de conversão. 

Portanto, é preciso garantir que os diversos aspectos do site como layout, tempo de carregamento das páginas e imagens e checkout, sejam todos voltados para atender ao usuário. 

Também é preciso pensar nas pessoas que estão entrando pelo seu site pelo celular. Quando eles entram na sua loja online pelo mobile, o seu layout quebra? Ou ele é responsivo, logo se adapta a diversas telas? Esse grande detalhe é uma coisa para se levar em consideração, já que grande parte da população hoje em dia tem acesso a um smartphone. 

Mas se você quer números que comprovam a importância de um layout para e-commerce responsivo, aqui vai: de acordo com a pesquisa Ebit Nielsen, 55% dos pedidos durante a Black Friday 2020, foram feitos através de um smartphone. 

Leia também: Layout para e-commerce: o que levar em consideração na hora de construir o seu?

Promova suas ações 

Por fim, é fundamental que você promova as suas ações para a Black Friday usando todos os canais com os quais a empresa trabalha. 

Desde anúncios pagos mais segmentados, até e-mail marketing para a sua base de leads; os seus possíveis e já clientes precisam saber o que os aguarda no dia 26 de novembro. Por isso, comece a trabalhar as comunicações nas suas mídias sociais e deixe bem claro quais serão as condições de desconto e por quanto tempo as promoções vão durar. 

Os seus clientes fiéis vão aguardar ansiosos pelas vantagens exclusivas que você oferecerá! 

Cyber Monday: o que é?

Se você não conseguir atingir as suas metas durante a “sexta-feira negra”, não se preocupe! Você ainda pode trabalhar com as suas promoções na Cyber Monday. Essa data comercial acontece na segunda-feira após a Black Friday, quando os descontos de lojas online ainda estão valendo por mais um dia todo. 

Considerada como uma extensão da Black Friday, a Cyber Monday começou como um incentivo das empresas para que os clientes façam as suas compras online. Atualmente, muitas marcas acabam unindo as duas datas comerciais e trabalham as suas ações durante todo final de semana. 

 

Agora que você sabe mais sobre como preparar sua loja online para as ações de Black Friday 2021, você pode entrar em contato com a nossa equipe comercial e conseguir um preço especial para atualizar o layout do seu site! Corra que ainda dá tempo de conseguir um site novinho para essa Black Friday!

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