6 dicas de e-mail marketing para e-commerce

04/01/2022

Pode-se dizer que o e-mail marketing é a ferramenta mais utilizada pelo e-commerce. Simples, de preço acessível, ROI alto e eficaz, essa é uma estratégia que faz toda a diferença para o seu negócio.

No entanto, quem deseja melhorar resultados e aumentar taxas de conversão, faz do e-mail marketing o seu aliado, claro, quando realizado de forma correta. 

Investir nesse tipo de estratégia gera uma base mínima de R$38 a cada R$1 investido.

Além disso, ainda é possível evidenciar o e-commerce no marketplace com ações de divulgação e educação do lead. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com 6 das principais dicas de e-mail marketing para e-commerce. 

Acompanhe a leitura até o final e saiba como!

Leia também: Como evidenciar seu e-commerce no marketplace

O que são ações de e-mail marketing para e-commerce

O e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta bem simples, de baixo custo de investimento, com grande alcance e que apresenta um alto retorno financeiro.

Permite-se direcionar comunicação para públicos específicos, o que possibilita a criação de ações assertivas e eficazes, que vão de acordo com os objetivos do seu negócio.

Uma pesquisa realizada pela MarketingSherpa, apontou que 72% dos consumidores avaliam o e-mail como a melhor forma de receber comunicações sobre uma determinada marca ou empresa.

Benefícios do e-mail marketing para e-commerce

e-mail marketing para e-commerce

Como falamos, o e-mail marketing é incrível em eficácia, economia de recursos e contribuições positivas à sociedade quando realizado de forma correta. 

Aliando essas estratégias com um plano de marketing pode trazer ainda mais resultados efetivos. 

Há muitos benefícios ao investir no marketing digital pós-pandemia, principalmente com boas expectativas do mercado. 

Foram criados os 4 E ‘s do e-mail marketing. Acompanhe!

  • Eficaz

O e-mail marketing é ideal para chegar de uma forma direta e rápida a milhares de pessoas em todo o mundo. 

A sua eficácia permite que diversos formatos como imagens, música e vídeos sejam incluídos no e-mail, o que ajuda na captação de atenção dos seus clientes.

  • Econômico

Um envio de e-mail marketing tem um custo relativamente baixo, quando comparados com os demais meios de comunicação. 

É fácil chegar até os clientes, economizando tempo e claro, dinheiro.

  • Ecológico

Por ser distribuído em um ambiente digital, não utiliza nenhum recurso físico, o que economiza milhares de quilos de papel. 

Além de ser uma forma de contato prática, ainda ajuda o meio ambiente.

  • Ético

Permite que sejam criadas relações éticas, sustentáveis e respeitosas com seus usuários cadastrados.

Podendo personalizar a oferta e enviar apenas conteúdos relevantes e de interesse.

Leia também: Benefícios de investir no marketing digital pós-pandemia

Como o e-mail marketing ajuda nas vendas

As vendas precisam partir da equipe comercial e o marketing vem para definir promoções e ações que serão produzidas, ou seja, quanto mais claro for, melhor será. 

Contudo, o marketing qualifica os clientes com conteúdos estratégicos para vender mais. 

O varejo digital veio para ficar e fazer parte da tecnologia, transformando as rotinas das pessoas junto às suas relações de consumo. 

Para seguir competitivo, será preciso acompanhar o ritmo do mercado.

6 dicas de e-mail marketing para e-commerce

Quando o assunto é e-commerce, fica impossível não falar do e-mail marketing. 

Esse canal de longo alcance permite contato direto com o público, promovendo boas vendas e bons leads. 

Acompanhe as dicas que preparamos para você proporcionar ótimas experiências com o e-mail marketing. 

#1 Faça uma boa segmentação de contatos

e-mail marketing para e-commerce

Segmentar o seu público te ajuda na hora de mensurar os níveis de engajamento dos contatos e a maneira como eles interagem. 

A segmentação auxilia ainda na identificação daquele público menos egajado, para que algo seja feito e esse cenário mude.

#2 Promova ações com os contatos mais engajados

São ações que ocorrem involuntariamente entre os clientes e a marca. 

Esse engajamento tem haver com a maneira como o seu público se relaciona e interage com a sua empresa.

#3 Envie conteúdos relevantes

Conteúdos relevantes são todos aqueles que atendem as necessidades, informam, educam e buscam atrair o público-alvo para realizarem ações pela sua empresa. 

Tem como objetivo gerar percepções positivas sobre a organização.

#4 Ofereça cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto serve como um incentivo tanto para a compra inicial, quanto na fidelização de um cliente.

Permitindo, assim, que sejam criadas diferentes campanhas promocionais ao mesmo tempo. 

#5 Faça campanhas para os aniversariantes

Além dos feriados, os aniversários são datas especiais para os seus clientes. Aposte em envios automatizados para os aniversariantes da sua lista. 

Essa é uma ação que promove um bom relacionamento entre vendedor e público.

#6 Mande e-mails de pós-venda

E-mails pós-venda são uma das formas de agradecer o seu cliente. 

Recomenda-se que sejam indicados produtos selecionados com base no que foi adquirido, ou ainda, opções que complementam a última compra. 

É uma forma de demonstrar interesse e querer estar sempre junto ao seu cliente.

Foi possível notar que o e-mail marketing é fundamental para ter contatos e estratégias inteligentes com seus clientes aumentando as taxas de conversão.

Ao atrair potenciais clientes, é fundamental também ter um plano para retê-los. E isso pode ser feito com boas ações de atendimento ao cliente. 

 

Agora que já sabe os benefícios do e-mail marketing para e-commerce, é hora de aprimorar seu negócio com essa ferramenta, e assim converter usuários em leads, vendendo muito mais.

Se ainda tem dúvidas sobre como atrair leads no meio digital, acompanhe o Blog Nairuz e fique por dentro desse e muitos outros assuntos!

 

Leia também: Atendimento ao cliente em e-commerce: sua loja está preparada para isso?

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