Aprenda a aplicar o Design Emocional nas suas ações

11/11/2022
design emocional

Falar sobre design emocional é falar sobre algo recente no mercado, que surgiu há pouco tempo, mas que já está conquistando um espaço mais do que notável no mercado empresarial e no universo do marketing digital. 

Para entender o que, de fato, significa o design emocional, é importante que desmembramos esse termo e procuremos entender o que significa cada uma dessas palavras que o compõem. 

Começando pelo design, ele é uma palavra e uma ação já bem conhecida no universo empresarial, pois se caracteriza pela criação de artes e elementos visuais que constroem um negócio e ajudam a empresa a ter a sua própria identidade visual. 

O design como pilar para a marca

Nos últimos tempos, pudemos ver que a preocupação com o visual das marcas cresceu cada vez mais, e muitas começaram a desenvolver novos elementos e contar com profissionais de design para ajudar nesse processo. 

O design é usado nos mais diversos tipos de negócios, tanto em uma marca de caixas de papelão para transporte de mercadorias quanto em uma empresa prestadora de serviços de conserto para carros. 

Agora, quando falamos do emocional nos referimos a produção de emoções e sensações que apenas os seres humanos podem sentir e que fazem parte de quem eles são, sejam elas as mais diversas, como: 

  • Alegria;
  • Tristeza;
  • Prazer;
  • Raiva;
  • Nostalgia;
  • Angústia;
  • Entre outros. 

Sendo assim, podemos entender o design emocional como um conjunto de elementos e conteúdos visuais que se preocupam em desenvolver emoções nos usuários, ou seja, seu foco é fazer com que as pessoas sintam determinados tipos de emoções. 

Aqui, é válido ressaltar que o design emocional pode ser usado por todo e qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de corte a laser ou até mesmo uma marca que vende produtos para cuidados com os animais. 

Tendo em vista o constante crescimento deste conceito no mercado, hoje iremos entender mais sobre o assunto e conhecer os benefícios do design emocional para as empresas e como eles são aplicados de forma estratégica para a geração de mais resultados. 

O que a psicologia fala sobre o design emocional?

Por se tratar de um conceito que trabalha diretamente com a produção de emoções e sentimentos nas pessoas, é normal que a área da psicologia estudasse essa ação e até mesmo servisse como base para a criação dessa ideia. 

Existem alguns empreendedores que acreditam que a psicologia não aprova a aplicação do design emocional, mas é aí que muitos se enganam. A psicologia não só apoia, como também auxilia esse conceito a desenvolver cada vez mais com base em seus estudos. 

Não é à toa que existem muitos psicólogos que trabalham diretamente com a área de design e que usam um bloco de pedido para controlar tudo o que precisa ser solicitado para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço da marca. 

Quando falamos de emoções, nos referimos a algo que é comum na área da psicologia e mais do que isso, é algo que faz parte do cotidiano desses tipos de profissionais, que focam justamente no equilíbrio dessas emoções em seus pacientes. 

Com o passar do tempo, o desenvolvimento das redes sociais e a criação de novas tecnologias, os psicólogos se deram conta de que as emoções já não se limitavam apenas aos filmes e séries do mercado, mas também aos produtos. 

Tendo isso em vista, eles entenderam e entenderam como o design emocional é importante na atualidade, pois consegue fazer com que uma pessoa consuma de você usando aquilo que ela não consegue controlar, as suas emoções. 

Uma pessoa que precisa comprar uma bolsa térmica marmita para levar a sua para o trabalho todo dia, por exemplo, não se deixa levar pela razão, mas pela emoção da necessidade daquele produto e em como ele irá ajudá-la no dia a dia. 

Sendo assim, podemos entender que a área da psicologia atua como uma grande aliada do design emocional, trazendo apoio e até mesmo estudos que ajudem no desenvolvimento do conceito e que gere novas formas de melhorar o processo de venda e compra no mercado. 

Design emocional: Características e diferenciais

Agora que você também entende como a psicologia vê o design emocional, é importante que você conheça algumas características desse conceito e os seus diferenciais, ou seja, o que faz com que essa ideia seja vista como única dentro do mercado.

Começamos entendendo que o design emocional já se diferencia dos demais justamente por trabalhar com aquilo que poucos conceitos trabalham e com aquilo que as pessoas não conseguem controlar, as suas emoções.  

Pense que assim como um paletizador armazena e organiza mercadorias que serão transportadas em uma indústria, as emoções das pessoas estão devidamente organizadas em sua mente, esperando apenas o estímulo necessário para serem liberadas. 

Esse estímulo surge justamente através de um conteúdo ou até mesmo uma simples foto que usa o design emocional como base para sua criação, sabendo bem como atingir o público correto a fim de despertar a emoção desejada. 

O design emocional se caracteriza justamente por ser uma estratégia que, diferente das comuns, não foca na tentativa de convencer o possível consumidor da qualidade do produto ou serviço, mas que apela para o que ele não consegue resistir, a emoção. 

E isso é natural no ser humano, por mais racional que uma pessoa possa ser, ao receber a notícia de que um ente querido faleceu, por exemplo, é sempre a emoção que falará mais forte em um primeiro instante. 

Por isso, o design emocional ao entender isso, usou tal ideia ao seu favor para não só potencializar os resultados de locação de mesa para festa, por exemplo, mas para que fosse um conceito inovador no mercado. 

Com isso, conseguimos entender que grande parte do sucesso da ideia do design emocional está voltado para a forma como eles construíram tal ideia e fizeram com que as pessoas se sentissem ainda mais tentadas a consumir o que veem. 

Conheça os benefícios do design emocional 

E é claro que não poderíamos falar sobre um conceito tão importante sem mencionar os benefícios que ele traz para as empresas que apostam nele, não é mesmo? Afinal de contas, para que uma marca invista no design emocional, ele precisa provar que é bom. 

Por isso, conhecer os benefícios dessa estratégia é essencial para que o empreendedor veja como o conceito é poderoso e pode fazer toda a diferença nos resultados da sua marca, seja qual for o seu tamanho ou segmento. 

Aqui, vale a pena ressaltar que os benefícios do design emocional servem para todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa que oferece o aluguel de container quanto para uma marca de produtos de limpeza para carro. 

Um deles é justamente o melhor relacionamento com o público, pois as estratégias focam na atração de potenciais clientes através de emoções que façam com que eles se identifiquem bem mais com o seu negócio. 

Sem contar com a humanização da marca, um conceito muito discutido nos últimos tempos e que é expresso através do design emocional justamente por trabalhar com aquilo que apenas os seres humanos conseguem reconhecer, as emoções. 

Além disso, o design emocional ainda ajuda na decisão de compra, pois ao se deparar com uma campanha na qual lhe desperta uma determinada emoção, é normal que o potencial cliente sinta ainda mais desejo de consumir o que aquele produto ou serviço. 

Seja uma empresa de resistências blindadas ou até mesmo uma clínica médica, o design emocional traz esses e muitos outros benefícios para o negócio que entende a importância dele e o aplica sem medo. 

Com isso, entendemos que os benefícios do design emocional vão além de apenas oferecer sensações únicas aos consumidores, mas que comprovar que elas são essenciais para o processo de venda e compra, e que merecem ser respeitadas nessa jornada. 

Aplicações estratégicas do design emocional

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar algumas das principais aplicações estratégicas do design emocional, que é usado por diversas empresas e que também pode ser usado pela sua em determinadas campanhas e divulgações.

A principal delas é o uso de gatilhos mentais, que quando somados a uma imagem ou conteúdo visual, desperta no usuário sensações únicas que o levaram a tomar determinadas ações relacionadas à compra do que você oferece.

Não podemos nos esquecer do storytelling, uma estratégia que trabalha com a construção de narrativas de vendas e que, aliada ao design, possui ainda mais chances de reter a atenção das pessoas e construir um público fiel.

Essas são apenas algumas das diversas aplicações com as quais o design emocional consegue trabalhar e apostar nelas é uma forma de potencializar os seus resultados e obter números maiores.

Dessa forma, entenderá que as emoções servem para reforçar a humanidade e para influenciar na tomada de decisões, que no caso do design emocional, irá influenciar na tomada das melhores decisões possíveis.

 

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