Atendimento ao cliente em e-commerce: sua loja está preparada para isso?

18/11/2021

Hoje vamos falar sobre o atendimento ao cliente em e-commerce. Se você possui esse tipo de negócio, fique ligado nas próximas informações. Afinal de contas, o atendimento ao cliente, nesse caso, precisa ser ainda mais dinâmico, para que ele adquira confiança na sua empresa. E uma das principais ferramentas para isso é o WhatsApp.

Desde 2009, o WhatsApp foi se aperfeiçoando e, hoje, é o principal canal de comunicação entre empresa e cliente. E não apenas e-commerce, mas empresas físicas em geral. Assim, os desenvolvedores do aplicativo criaram mecanismos para facilitar a vida de quem usa o app para atendimento ao cliente.

A criação mais famosa é o WhatsApp Business. Ele é um aplicativo desenvolvido justamente para empresas que estreitam laços com seus clientes. Na pandemia, estima-se que o WhatsApp cresceu mais de 90% quando o assunto foi suporte personalizado ao cliente, chegando em alguns casos a 99% de satisfação. E isso tende a ficar, mesmo após a crise sanitária.

Então, hoje vamos falar sobre atendimento ao cliente em e-commerce, com valiosas dicas para sua loja ser reconhecida nesse setor. Assim, confira como usar o WhatsApp de forma correta para atrair clientes e fidelizá-los.

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Dica essencial para atendimento ao cliente em e-commerce

A dica fundamental é a seguinte: faça um planejamento. Não adianta você disponibilizar um número de WhatsApp para seus clientes e não estar preparado para isso. A sua loja precisa ter uma estrutura mínima. Isso envolve, sobretudo, ter uma equipe para trabalhar em cima apenas do aplicativo. Feito isso, é preciso prestar atenção em outros pontos que exigem planejamento:

  • Objetivo: quais as metas da sua loja e como você quer se relacionar com os clientes via WhatsApp? Além disso, para fidelizar clientes, é importante investir tempo e dinheiro no pós-venda;
  • Base de contato: criar uma base de contatos é essencial. Claro que, com o passar do tempo, essa base vai aumentar e sofrer modificações. Porém, começar com uma base pré-definida é importante para que seu e-commerce não se sinta “perdido”;
  • Atendimento: depois de definir o planejamento, objetivo e base de contatos, chegou a hora de partir para a ação. O atendimento precisa ser especializado, feito por quem entende do assunto e, principalmente, do produto vendido no e-commerce. E, como estamos falando de WhatsApp, o tempo de resposta também precisa ser ágil. Além do mais, adeque a linguagem de acordo com o seu público-alvo.

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Colocando em prática o atendimento ao cliente em e-commerce no WhatsApp

Agora vamos com mais dicas para sua loja se dar bem no atendimento ao cliente em e-commerce. Essas são dicas mais práticas, mas que também fazem toda a diferença. Confira as principais:

  • Sua empresa precisa ter um contato exclusivo: por menor que sua loja e-commerce seja, ela precisa ter um número exclusivo de WhatsApp. Isso mostra profissionalismo e fortalece a marca. Jamais use seu número particular para atender clientes;
  • Os horários de atendimento precisam estar definidos: hoje existem as mensagens automáticas. Mas mesmo assim, é preciso informar o cliente sobre o horário de atendimento da empresa. Dessa forma, tudo fica mais simples. Mas, dentro do horário estipulado, o atendimento deve ser feito de forma rápida. Caso contrário, a credibilidade da empresa vai lá para baixo;
  • Mantenha um banco de dados: existem ferramentas específicas para isso. Toda informação compartilhada pelo cliente pode ser útil no futuro. Então, mantenha tudo arquivado e com fácil acesso. Além disso, o cliente não precisará repetir informações a cada atendimento. Isso aumenta sua credibilidade;
  • Não exagere nas mensagens: o excesso de mensagens vai incomodar o cliente e tornar seu produto ou serviço irrelevante para ele. Isso pode até afastar um possível cliente.

Seguindo essas dicas, com certeza seu e-commerce crescerá no mercado, atraindo clientes na base da confiança. Então, que tal começar a colocar elas em prática?

Considerações finais sobre o assunto

É possível utilizar o WhatsApp como uma ferramenta estratégica para o crescimento do seu e-commerce. Quando falamos sobre qualquer tipo de empresa, entendemos que o atendimento ao cliente é o ponto essencial para a expansão do negócio.

Dessa forma, o WhatsApp pode ser um grande aliado, mas precisa ser usado da forma correta e com planejamento. O mais importante é se comunicar de forma sincera com o cliente e com uma linguagem adequada, que pode ser formal ou informal. Aliando uma boa comunicação com atendimento ágil e eficaz, sua loja e-commerce ganhará a confiança do público. E tem propaganda melhor que essa?

Assim, invista tempo e dinheiro nessa forma de atendimento e mantenha o cliente por perto, mesmo após a concretização do negócio. A relação pós-venda pode garantir mais negócios futuros. E o WhatsApp é uma excelente ferramenta pra isso.

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