Nova atualização do Instagram: o que muda?

01/02/2022
atualização do Instagram

Nas últimas semanas, a nova atualização do Instagram tem se tornado um dos assuntos mais comentados entre os analistas de marketing digital e empreendedores online. Afinal, não tem como negar que o Instagram é uma das plataformas mais utilizadas no mundo todo. E exatamente por isso cada dia mais seus criadores buscam a perfeição dentro da plataforma.

O Instagram possui cerca de 2 bilhões de usuários e em média 95 milhões são brasileiros. Além disso, a plataforma é conhecida por oferecer um alto engajamento e um bom retorno quando o assunto é anúncio nos stories e feed. Sem falar que é uma das principais fontes de trabalho de influenciadores digitais.

Porém, vale lembrar que o Instagram, por conter tantos números de usuários, busca sempre desenvolver novos recursos para atrair ainda mais pessoas. Essas atualizações são muito importantes principalmente para analistas de mídiais sociais, profissionais de marketing ou até mesmo quem possa estar vendendo infoprodutos na internet

Separamos algumas novidades que aconteceram em 2021 e vieram para ficar em 2022. Vamos lá?

Atualização do Instagram: novidades de 2021 que vieram pra ficar

Se você usa diariamente o Instagram, vai gostar (e muito) das novidades que foram aplicadas em 2021 e vieram para ficar em 2022. Isso porque o Instagram pensa muito nos usuários que utilizam sua plataforma. Então, se você utiliza ela para trabalhar, fique tranquilo, a tendência é sempre de melhoria.

E não para por aí, afinal, o Instagram é umas das mídias sociais que mais crescem e, por isso, estar nela é essencial para o seu negócio decolar. Vamos falar de algumas das mudanças que vieram para ficar? Confira:

01. Painel profissional no Instagram

Se você é criador de conteúdo no Instagram ou dono de conta comercial, então o painel profissional já está disponível para sua utilização.

Com essa função você poderá analisar métricas e ter uma boa ideia de como estão os acessos em seu perfil, qual a melhor hora de postagem e muito mais.

O objetivo de se ter esse tipo de perfil é para que você possa entender cada vez mais quem é seu público e direcionar o conteúdo correto para eles. Dessa forma, você poderá pensar em seus conteúdos sempre planejando com um olhar estratégico.

Por exemplo, se você viu em seu perfil profissional que o público que mais vê seus stories é mulher, então comece a postar mais produtos voltados para elas.

02. Apagou sem querer? A nova atualização do Instagram recupera

Afinal, quem nunca acabou apagando uma foto sem querer? Muitas vezes não há volta e aquela lembrança some para sempre.

Pensando nisso, o Instagram agora contém uma aba chamada “excluídos recentemente”, onde é possível recuperar a foto apagada. Para ter acesso a essa função, basta ir em Configurações > Conta > Excluídos recentemente. 

Após isso, você poderá ter acesso a todos seus vídeos, stories, fotos, IGTV e Reels que foram recentemente apagados. 

Mas lembre-se a recuperação dos apagados funciona da seguinte maneira:

  • Os stories apagados poderão permanecer somente 24 horas na aba;
  • Feed, IGTV e Reels permanecem para recuperação até 30 dias. 

03. Ao vivo com até quatro participantes

Não tem como negar que as lives fizeram sucesso durante toda a pandemia e é um recurso que veio para ficar. Por isso, o Instagram, que antes só possibilitava a participação de duas pessoas durante a live, agora torna possível até quatro participantes durante a chamada.

Demais, não é mesmo? 

O objetivo dessa função é que você possa interagir ainda mais com seus seguidores. Além disso, os influenciadores digitais podem realizar tutoriais ou até mesmo criar diálogos com mais de um seguidor. 

04. Atualização do Instagram faz integração do Direct ao Messenger  

Se você é do tipo que não gosta de perder nenhuma mensagem, então essa novidade é para você. Agora você pode conectar o Messenger do Facebook com o Direct do Instagram.

Assim, toda vez que você receber uma mensagem pelo Facebook, conseguirá ver pelo Instagram.

O objetivo dessa atualização é que você possa interagir com seus amigos em ambas as mídias sociais, sem que seja preciso ficar entrando nas duas. 

Outro ponto muito bacana é que nessa nova atualização é possível reagir com as seguintes coisas:

  • Emojis personalizados;
  • Enviar figurinhas;
  • Ativar o modo mensagem temporária;
  • Envio de selfies.

Para garantir essa nova atualização do Instagram, assim que acessar a plataforma, notará uma mensagem perguntando se você gostaria de atualizar para essa versão, basta aceitar e se divertir. 

05. Desabilite o áudio dos participantes durante a live

Não dá para negar que, quando há quatro pessoas em uma vídeo chamada, é quase impossível que todos consigam falar ao mesmo tempo, não é mesmo? Por isso, o Instagram agora permite que durante uma transmissão ao vivo os participantes possam se mutar. 

Isso também ajuda os influenciadores a terem mais segurança caso algum usuário que foi convidado durante a live mostre ou fale algo que não deveria.

Assim, o anfitrião da live tem total liberdade para desligar a câmera do convidado ou mutar caso ele passe dos limites.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, leia também: Novas regras de SEO: o que muda com a atualização do Google?

  • Categorias