Também conhecido como BI, business intelligence é a chave para entender melhor os seus processos e facilitar a tomada de decisões. Com as ferramentas de BI disponíveis atualmente, é possível criar relatórios, gráficos e tabelas que deixam as informações mais acessíveis do que nunca, ainda que o leitor seja leigo.
Aliás, essa é uma das principais características do business intelligence: facilitar a leitura dos dados para que as estratégias sejam feitas mais rapidamente. Já que os dados recolhidos pelas ferramentas de BI apresentam as principais informações sobre a empresa no presente.
Vamos descobrir mais sobre o Business Intelligence e como levar esse método na sua empresa?
Confira!
O que é Business Intelligence?
O termo business intelligence não é algo novo para o mundo dos negócios. Porém, as ferramentas usadas para recolher os dados necessários para as análises são. Ainda nos anos 60, o termo surgiu para descrever o sistema de compartilhamento de informações dentro de uma organização.
Mais para frente, durante os anos 80, com o surgimento de novas tecnologias e sistemas computacionais, estes foram usados para auxiliar no planejamento e tomada de decisões dentro das empresas. No entanto, para ter acesso às informações, era necessário contar com os serviços de um especialista em TI.
Com o passar dos anos e o surgimento de novas ferramentas de BI, até mesmo as pessoas que não possuem um conhecimento sobre TI podem compreender as informações fornecidas pelas ferramentas. Dessa forma, tornando o acesso aos dados mais democrático e também dando mais autonomia para as empresas.
Além disso, o acesso rápido e fácil aos dados permite que mudanças nas estratégias sejam feitas de imediato e com mais garantias de sucesso. Podemos ressaltar, também, que o termo passou a abranger mais processos de coleta e análises de dados. Assim, promovendo melhorias em diversas áreas de uma organização. Entre os processos podemos citar:
- criação de relatórios;
- análises descritivas e visuais (gráficos e diagramas) ;
- compilação de várias fontes de dados;
- consulta de dados.
Leia também: Benefícios de investir no marketing digital pós-pandemia
Qual a importância do business intelligence?
Para que os donos de negócio possam tomar decisões mais sensatas em relação ao futuro de suas empresas, o business intelligence se mostra um grande aliado. Uma vez que esse método fornece dados recentes em relação aos processos e saúde da empresa como um todo, você saberá o que está dando certo ou não.
Além disso, os analistas, com o auxílio do BI, podem identificar problemas no processo e sugerir soluções de imediato. O método também ajuda na descoberta de tendências no mercado, dessa forma, podendo deixar a organização mais preparada para o que está por vir.
Em geral, podemos dizer que a maior importância do business intelligence para uma organização é a capacidade de mostrar, em detalhes, qual é o status atual da companhia. Assim, é possível abordar problemas com soluções mais assertivas, que vão gerar resultados positivos.
Leia também: Proteção de dados: como preparar suas ações de marketing
Quais são as principais ferramentas do business intelligence?
Existem, atualmente, diversas ferramentas e plataformas de BI que são feitas exatamente para que as pessoas tenham um acesso mais facilitado à informação. Como essas ferramentas são mais user-friendly, até uma pessoa sem conhecimentos técnicos consegue extrair quaisquer dados necessários da plataforma.
Entre as principais plataformas e ferramentas de business intelligence, podemos citar:
- IBM Watson Analytics: tecnologia que trabalha com computação em nuvem, ou seja, nenhum dos dados ficam armazenados em um lugar físico. Com essa ferramenta, é possível recolher e analisar os dados sobre a sua empresa. Além disso, essa ferramenta oferece insights sobre determinadas perguntas que você pode fazer para ao programa;
- Microsoft Power BI: já essa plataforma disponibiliza a possibilidade de integração de várias outras fontes como por exemplo, planilhas, aplicativos e mídias sociais. Dessa forma, gerando relatórios com dados mais atualizados;
- Google Data Studio: uma das grandes vantagens dessa ferramenta de business intelligence é que ela é uma das poucas disponíveis hoje em dia gratuitamente. Além disso, ela é integrada com outras fontes de dados do próprio Google;
- BIRT: essa ferramenta é um das poucas que possuem open source, isto é, isso significa que o código de programação do software é aberto para que o usuário possa fazer alterações e deixar a plataforma personalizada. Assim, moldando a ferramenta de acordo com o seu negócio;
- Adobe Analytics: além de oferecer análises em tempo real, essa plataforma apresenta uma grande vantagem. Os dados fornecidos são extremamente detalhados, permitindo até a identificação de público-alvo para campanhas.
Futuro do business intelligence
Como a tecnologia está crescendo a cada dia, o business intelligence continua em contínua construção. Por conta disso, a cada ano que passa vemos novas ferramentas e diferentes tendências para deixar a compreensão e análises de dados ainda mais fácil para o usuário.
Quanto mais a sua empresa cresce, mais ela se beneficia dos dados para aprimorar os processos e planejar os próximos passos. Aliás, esse método é uma das melhores maneiras de se manter atualizado e até antecipar tendências, assim, se colocando à frente dos seus concorrentes.
Além disso, se o seu objetivo é implementar a cultura data driven dentro da sua organização, utilizar as ferramentas de BI é mais um passo nesse caminho. Essas iniciativas deixarão o acesso aos dados mais facilitado aos membros das equipes, que poderão trabalhar com todas as informações para tomar as melhores decisões para a empresa.
Agora que você já sabe o que é o business intelligence, está pronto para implementar esse método na sua empresa?
Para saber mais sobre este e outros métodos para facilitar a tomada de decisões em seu negócio, continue lendo o blog!
Leia também: Somos Data Driven: você sabe o que isso quer dizer?