Business Intelligence: como traduzir o que os dados dizem

11/01/2022

Também conhecido como BI, business intelligence é a chave para entender melhor os seus processos e facilitar a tomada de decisões. Com as ferramentas de BI disponíveis atualmente, é possível criar relatórios, gráficos e tabelas que deixam as informações mais acessíveis do que nunca, ainda que o leitor seja leigo. 

Aliás, essa é uma das principais características do business intelligence: facilitar a leitura dos dados para que as estratégias sejam feitas mais rapidamente. Já que os dados recolhidos pelas ferramentas de BI apresentam as principais informações sobre a empresa no presente.

Vamos descobrir mais sobre o Business Intelligence e como levar esse método na sua empresa?

Confira!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence

O termo business intelligence não é algo novo para o mundo dos negócios. Porém, as ferramentas usadas para recolher os dados necessários para as análises são. Ainda nos anos 60, o termo surgiu para descrever o sistema de compartilhamento de informações dentro de uma organização.

Mais para frente, durante os anos 80, com o surgimento de novas tecnologias e sistemas computacionais, estes foram usados para auxiliar no planejamento e tomada de decisões dentro das empresas. No entanto, para ter acesso às informações, era necessário contar com os serviços de um especialista em TI.

Com o passar dos anos e o surgimento de novas ferramentas de BI, até mesmo as pessoas que não possuem um conhecimento sobre TI podem compreender as informações fornecidas pelas ferramentas. Dessa forma, tornando o acesso aos dados mais democrático e também dando mais autonomia para as empresas.

Além disso, o acesso rápido e fácil aos dados permite que mudanças nas estratégias sejam feitas de imediato e com mais garantias de sucesso. Podemos ressaltar, também, que o termo passou a abranger mais processos de coleta e análises de dados. Assim, promovendo melhorias em diversas áreas de uma organização.  Entre os processos podemos citar:

  • criação de relatórios;
  • análises descritivas e visuais (gráficos e diagramas) ;
  • compilação de várias fontes de dados;
  • consulta de dados.

Leia também: Benefícios de investir no marketing digital pós-pandemia

Qual a importância do business intelligence?

Para que os donos de negócio possam tomar decisões mais sensatas em relação ao futuro de suas empresas, o business intelligence se mostra um grande aliado. Uma vez que esse método fornece dados recentes em relação aos processos e saúde da empresa como um todo, você saberá o que está dando certo ou não. 

Além disso, os analistas, com o auxílio do BI, podem identificar problemas no processo e sugerir soluções de imediato. O método também ajuda na descoberta de tendências no mercado, dessa forma, podendo deixar a organização mais preparada para o que está por vir. 

Em geral, podemos dizer que a maior importância do business intelligence para uma organização é a capacidade de mostrar, em detalhes, qual é o status atual da companhia. Assim, é possível abordar problemas com soluções mais assertivas, que vão gerar resultados positivos. 

Leia também: Proteção de dados: como preparar suas ações de marketing

Quais são as principais ferramentas do business intelligence? 

Business Intelligence

Existem, atualmente, diversas ferramentas e plataformas de BI que são feitas exatamente para que as pessoas tenham um acesso mais facilitado à informação. Como essas ferramentas são mais user-friendly, até uma pessoa sem conhecimentos técnicos consegue extrair quaisquer dados necessários da plataforma. 

Entre as principais plataformas e ferramentas de business intelligence, podemos citar: 

  • IBM Watson Analytics: tecnologia que trabalha com computação em nuvem, ou seja, nenhum dos dados ficam armazenados em um lugar físico. Com essa ferramenta, é possível recolher e analisar os dados sobre a sua empresa. Além disso, essa ferramenta oferece insights sobre determinadas perguntas que você pode fazer para ao programa; 
  • Microsoft Power BI: já essa plataforma disponibiliza a possibilidade de integração de várias outras fontes como por exemplo, planilhas, aplicativos e mídias sociais. Dessa forma, gerando relatórios com dados mais atualizados; 
  • Google Data Studio: uma das grandes vantagens dessa ferramenta de business intelligence é que ela é uma das poucas disponíveis hoje em dia gratuitamente. Além disso, ela é integrada com outras fontes de dados do próprio Google; 
  • BIRT: essa ferramenta é um das poucas que possuem open source, isto é, isso significa que o código de programação do software é aberto para que o usuário possa fazer alterações e deixar a plataforma personalizada. Assim, moldando a ferramenta de acordo com o seu negócio;
  • Adobe Analytics: além de oferecer análises em tempo real, essa plataforma apresenta uma grande vantagem. Os dados fornecidos são extremamente detalhados, permitindo até a identificação de público-alvo para campanhas.

Futuro do business intelligence 

Como a tecnologia está crescendo a cada dia, o business intelligence continua em contínua construção. Por conta disso, a cada ano que passa vemos novas ferramentas e diferentes tendências para deixar a compreensão e análises de dados ainda mais fácil para o usuário. 

Quanto mais a sua empresa cresce, mais ela se beneficia dos dados para aprimorar os processos e planejar os próximos passos. Aliás, esse método é uma das melhores maneiras de se manter atualizado e até antecipar tendências, assim, se colocando à frente dos seus concorrentes. 

Além disso, se o seu objetivo é implementar a cultura data driven dentro da sua organização, utilizar as ferramentas de BI é mais um passo nesse caminho. Essas iniciativas deixarão o acesso aos dados mais facilitado aos membros das equipes, que poderão trabalhar com todas as informações para tomar as melhores decisões para a empresa. 

 

Agora que você já sabe o que é o business intelligence, está pronto para implementar esse método na sua empresa? 

Para saber mais sobre este e outros métodos para facilitar a tomada de decisões em seu negócio, continue lendo o blog! 

Leia também: Somos Data Driven: você sabe o que isso quer dizer?

  • Categorias