Como fazer SEO para e-commerce?

Por sermos uma consultoria de marketing digital de performancerecebemos várias dúvidas por aqui e uma delas é: “Como fazer SEO para e-commerce?”.

Contudo, hoje estou aqui para compartilhar algumas dicas, que tenho certeza que vão enriquecer suas estratégias de marketing digital.

Como fazer SEO para e-commerce? Aprenda e descubra a importância desta estratégia para seu negócio!

Antes de tudo, se você ainda não conhece esta estratégia, recomendo que você leia este nosso artigo abaixo:

O que é SEO?  Neste artigo, você irá conhecer um oceano azul e navegável.

Aprenda a fazer SEO para e-commerce

Como fazer SEO para E-commerce

Você já parou para pensar quantas pessoas podem estar procurando pela sua solução neste exato momento?

Para que você tenha bons resultados em seu e-commerce é importante que você faça investimentos em campanhas de marketing digital. Entretanto, você sabia que você também pode divulgar seu e-commerce e atrair cada vez mais visitantes qualificados sem precisar investir verba?

Por experiência, posso ressaltar que nenhuma ação substitui a outra, mas elas se complementam! Portanto, se as estratégias estiverem bem alinhadas, o resultado não pode ser diferente de sucesso em sua trajetória digital.

O SEO tem um impacto realmente significativo nas vendas do e-commerce, para facilitar a compreensão, pense o seguinte:

Quanto mais usuários verdadeiramente interessados no que você oferece, maior é a possibilidade de ver as taxas de conversão subirem!

Antes de tudo, é importante que você entenda a relevância do Google para as pessoas!

O Google

O Google nada mais é que um mecanismo de busca que tem como proposta unir pessoas com interesses comuns. Resumidamente, ele é um “amigo inteligente”, que sabe de tudo e de todos e está apto para lhe auxiliar em qualquer momento, como por exemplo:

  • Qual o melhor restaurante da região?
  • Qual o melhor destino para as férias?
  • Como evitar o estresse no trabalho?

E por aí vai…na dúvida, dê um Google! Ele é o primeiro recurso usado pelas pessoas para resolver suas questões.

Desse modo, sabemos que as pessoas navegam e tomam decisões baseadas em conteúdos relevantes, que agreguem! Sendo assim, se você estiver bem posicionado, têm grandes chances de receber o clique e solucionar o problema da pessoa.

O que é um conteúdo relevante?

Um conteúdo relevante não se trata apenas de textos de vendas! Você precisa ajudar o seu cliente encontrar uma solução ou realizar algo que tenha valor para ele, contudo, você precisa demonstrar autoridade sobre o assunto que ele busca. Este é o conteúdo relevante!

Com frequência ouvimos dizer aqui na agência: “Meu cliente já conhece o produto, não preciso escrever sobre ele”. Aqui, mora um grande equivoco!

Para refletir, pergunto: “Por que alguém deve comprar seu produto e não o do concorrente?”. Não se engane, pois na maioria das vezes não é o preço o fator de decisão! E sim autoridade “no que se vende, no que se fala”…

Vou dar um exemplo pessoal, veja bem:

Um dia desses eu precisava comprar um tênis de corrida para meu esposo, era presente, não sou expert no assunto e por este motivo fui pesquisar no Google.

  • Como escolher um tênis de corrida?
  • O que devo levar em consideração para comprar um tênis de corrida?
  • Qual o melhor tênis de corrida?

Perceba a quantidade de conteúdos relevantes, que precisei encontrar para resolver minha questão! Naveguei em várias lojas, encontrei o modelo que mais me agradou visualmente, porém mais que beleza e eu escolhi o que mais me instruiu através de conteúdo, o que era específico para atender a necessidade do meu esposo e bingo, comprei! A descrição do produto se conectou comigo, imaginei ele correndo, usando o tênis no maior pique, com uma pisada confortável.

Pense no perfil dos seus últimos 10 clientes…por que te procuraram? Acredito que assim você conseguirá ter conteúdos explicativos, assertivos, que conversam com o seu cliente.

Vamos ver dicas de como fazer SEO para E-commerce?

8 Dicas de SEO para e-commerce

Como fazer SEO para E-commerce

Você sabia que: Palavras de transição melhoram a leiturabilidade e o SEO ?

Vou compartilhar algumas dicas básicas, que você consegue aplicar com mais facilidade e que o seu E-commerce não pode deixar de ter.

  1. Palavra chave: O SEO sempre começa com a pesquisa de palavra-chave;
  2. Título das páginas: Escolheu a palavras-chave? Agora você precisa colocá-las nas suas páginas de forma inteligente, para que o Google compreenda seu assunto principal;
  3. Heading tags: São através deles que você vai organizar seus títulos de forma hierárquicas;
  4. Meta descrição: É um texto breve, onde você cria interesse no leitor e ele acompanha o título da página nos resultados da busca do Google;
  5. Cadastro de produtos: A maior parte do conteúdo dos e-commerces está na página de produto, por isso é importante utilizar as estratégias de SEO;
  6. Invista em Link Building Qualificado: Evite qualquer estratégia que possa gerar punição ou ser ineficiente;
  7. SEO não se faz em curto prazo: Costumo sempre dizer para os nossos clientes, que o SEO é um trabalho contínuo, para que se torne duradouro;
  8. URLs amigáveis: Prefira uma estrutura de URLs simples e compreensível, que descreva claramente o conteúdo da página e, se possível, a categoria em que está inserida

Conclusão:

Espero que você tenha compreendido a importância do SEO para suas estratégias de performance. Lembre-se: o mercado é dinâmico, você deve sempre acompanhar o seu site e acompanhar as posições. O mercado é voraz e seu concorrente, pode também estar em ação!

Então, fique sempre atento às oportunidades de otimização do seu e-commerce. Havendo possibilidade dentro do seu fluxo, conte com especialistas em SEO!

Quer conquistar ainda mais o seu consumidor? Se a resposta for sim, recomendo que leia este artigo: Inbound marketing para E-commerce, o Red Bull para fidelizar seu cliente!

Até breve!

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