Layout para e-commerce: o que levar em consideração na hora de construir o seu?

12/08/2021

Se você está pensando em iniciar a jornada online do seu negócio, primeiramente é preciso investir em um bom layout para e-commerce. Afinal, assim como a fachada de um negócio físico é importante para chamar atenção dos clientes, no ambiente virtual, isso não vai mudar.

Por isso, é muito importante estar atento a alguns detalhes e quais padrões precisam ser seguidos. Para que você consiga não só chamar atenção dos usuários, mas também mantê-los dentro do seu site.

Quer saber mais sobre layout de e-commerce e mais algumas dicas de como construir o seu? Então, confira o post!

O que é um layout para e-commerce?Layout para e-commerce

Em primeiro lugar, é importante entender o que significa a palavra layout. A partir dessa definição, podemos aplicar a ideia ao e-commerce. 

Layout basicamente corresponde a maneira com que os objetos e informações estão dispostos em um ambiente. Essa palavra é muito abrangente, pois podemos aplicar para diversas áreas além do online.

Entretanto, quando se trata de um layout para um e-commerce, estamos nos referindo como os elementos do site estão distribuídos na tela. Dessa forma, dando formato à sua loja online e apresentando a identidade visual do seu negócio. Tudo isso, utilizando de elementos como imagens, ícones, botões, entre outras formas de identificação visual.  

Para que o layout de e-commerce seja atrativo, é preciso que esses elementos sejam dispostos da melhor maneira para melhorar a experiência do usuário na loja virtual. Uma vez que elementos com má distribuição, ou informações perdidas na home do site, podem deixar o internauta confuso e com dificuldades para encontrar o que ele precisa. Assim, fazendo com que ele desista de fazer a compra no seu site. 

Por isso, além de representar a sua marca com as cores e identidade do seu negócio, é de extrema importância que um layout para e-commerce seja organizado o suficiente para facilitar a navegação para o site. Isso significa deixar as informações bem claras para que todos consigam encontrar o que vieram buscar. Somente assim, é possível garantir a satisfação do consumidor. 

Leia mais: UX Design: qual a importância para seu e-commerce

Qual é a importância de um bom layout para e-commerce?

Certamente que não adianta somente criar uma loja online e esperar que as suas vendas cresçam da noite para o dia. Existem várias ações que precisam ser feitas para atrair o cliente para o site e, o mais importante, fazer com que ele compre o seu produto ou serviço. 

Começando pelo layout do seu e-commerce. O principal objetivo com ele, é fazer com que as pessoas sejam atraídas pelo design e a funcionalidade do site. Mas também que ele passe a mensagem da sua marca. Por isso, é importante que o layout tenha as características que fazem da sua marca única. Dessa forma, os usuários já sabem que esse é o seu site. 

Podemos citar diversas estratégias que podem fazer uma marca se destacar nesse mercado tão competitivo, entre elas o design do seu site. Um bom layout para e-commerce é tão essencial quanto uma campanha assertiva no Google Ads. Afinal, por mais que uma campanha seja feita perfeitamente, se o lead chegar a um site todo desorganizado e com informações incompletas, isso pode afetar a conversão.

Aliás, como confiar em um site assim? A sua marca precisa passar essa segurança para o internauta, especialmente se o seu negócio for novo no mercado ou só existe online. 

Portanto, é fundamental que o layout para e-commerce passe credibilidade, além de possibilitar uma ótima experiência para o usuário. 

Leia também: Descubra como ver seu e-commerce com os olhos dos seus clientes!

Dicas para criar um bom layout para e-commerce

Um bom layout para e-commerce possui algumas características fundamentais para a boa experiência do usuário. Apesar de ser fundamental que a home do seu site contenha diversas informações sobre o seu negócio e as suas soluções, é preciso encontrar um equilíbrio entre o que é realmente importante e o não deixar a home muito poluída. Isto é, com muitas informações que só vão confundir o usuário e dificultar a navegação. 

Normalmente, as pessoas que optam por comprar online, estão em busca de agilidade. É por isso que um layout que seja simples e intuitivo ao mesmo tempo, é mais bem aceito pelos clientes. 

Então, para que a sua loja virtual tenha bons resultados, separamos algumas dicas essenciais para o layout do seu e-commerce. 

#1. Invista em uma boa navegação para o usuário 

Além da parte visual, que é muito importante em um layout para e-commerce, investir em uma boa navegação para o usuário é fundamental para manter essa pessoa no seu site. 

Quando nos referimos à navegação, estamos nos referindo a como os clientes passam pelas páginas do seu site, até o momento que eles estiverem prontos para finalizar a compra. Tudo neste aspecto precisa ser favorável para que não ocorra problemas entre as trocas de páginas, como por exemplo links quebrados ou demora para carregar o site. 

#2. Tenha um site responsivo 

Layout para e-commerce

Se você nunca ouviu esse termo, um site responsivo significa que o layout se adapta a diversos tamanhos de telas. Ou seja, o seu layout para e-commerce precisa ser funcional em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não. 

Só para você ter uma ideia da importância de ter um layout responsivo: de acordo com o site Mobile Time, só em 2020, o brasileiro passou em média 4,8 horas por dia em seu smartphone. Agora, imagine se nesse tempo esses usuários entraram em seu site pelo celular e não conseguiram realizar uma compra porque o layout não se adaptou à sua tela? 

São diversas oportunidades de conversão que o seu negócio perde por conta de um detalhe muito importante! Portanto, garanta que o layout do seu e-commerce seja adaptável para os dispositivos móveis também. 

#3. Atenção às cores e texturas

As cores e texturas que você utiliza no layout do e-commerce também são um detalhe que influenciam e muito na hora de montar o seu site. 

Não só porque elas precisam refletir a identidade visual da sua marca, mas também porque elas precisam passar a mensagem certa para o consumidor. 

Algumas cores despertam alguns sentimentos e, por isso, algumas marcas optam por usá-las em seus logos e banners do site. 

Além disso, o background das páginas podem influenciar na hora de criar uma identidade visual. Mas é importante ter em mente que tanto os produtos, quanto as informações precisam estar legíveis para não desagradar ou confundir o usuário. 

Para essa parte, é interessante contar com a ajuda de especialistas em UX Design, assim eles podem te auxiliar na escolha das melhores cores para o layout do seu site. 

#4. A disposição das informações é vital

Por último, precisamos mencionar a questão da disposição das informações no layout para e-commerce. Existem vários ícones e outras estruturas que precisam ser aplicadas neste site.

Por esta razão, é preciso ter uma certa organização e estratégias na hora dessas escolhas. Porque a disposição dessas estruturas auxilia na navegação do usuário também. 

 

Quer saber mais sobre a importância do layout para e-commerce? Então, veja mais dicas aqui no nosso blog! 

Leia também: Como criar um site para venda de carros

  • Categorias