Entenda por que sua empresa deveria se preocupar com os Cyber Risks (riscos cibernéticos)

09/11/2020

Um dos tipos de riscos que tem se concretizado com mais frequência nas empresas são os Cyber Risks. A cada ano, o número de ataques cibernéticos mais do que dobra no Brasil. Desta forma, causando prejuízos incalculáveis para empresas, e também, atingindo pessoas físicas no vazamento de dados, invasão de contas de redes sociais e clonagem de cartão de crédito.

Estudos realizados pela Price Water House Coopers estimam que uma em cada três empresas poderão ser afetadas de alguma forma pelos cyber risks. A medida que hackers ampliam seus conhecimentos, estes conseguem causar prejuízos cada vez maiores.

O que são Cyber Risks

Os Cyber risks são riscos de perda financeira, dano à reputação ou interrupção de alguma plataforma. Todos esses causados devido a falhas de segurança presente nos sistemas de uma instituição, valendo também para pessoas físicas.

Para manter-se seguro, primeiramente é importante entender o que exatamente está em risco. As empresas podem contratar uma corretora de seguros especializada em Cyber Risks para que o corretor faça uma avaliação de como a empresa está lidando com os dados. Abaixo vamos citar alguns exemplos para que você consiga compreender melhor:

  • Senhas inseguras em painéis administrativos, redes sociais, e-mails e outros;
  • Falhas de programação que geram brechas para scripts maliciosos se propaguem no servidor da empresa;
  • Programas desatualizados no computador, como o próprio sistema operacional, que pode abrir caminho para criminosos virtuais acessarem a máquina remotamente e copiar dados sigilosos, ou ainda criptografar todos os dados da máquina, solicitando uma recompensa, geralmente em Bitcoin, para liberar o acesso à máquina;
  • Entre diversos outros.

Riscos para o setor de TI

Recentemente, milhões de sites estão sofrendo um tipo de ataque em que os criminosos invadem o servidor onde o site da empresa está hospedado e criam milhares de páginas para a venda de produtos. O esquema é tão bem elaborado, que o site da empresa recebe milhares ou até milhões de backlinks de outros sites, também invadidos, para que estes subam no Google. O resultado pode ser catastrófico para a empresa, podendo o site até ser desindexado nos mecanismos de busca. Nestes casos, contar com uma equipe de especialistas em SEO é essencial. Entre em contato com a Nairuz e conheça nossos serviços.

Este tipo de ataque acontece devido a falhas de segurança em algum computador dos desenvolvedores, e geralmente ocorre através de downloads de softwares piratas. Por isso, é primordial utilizar apenas software original, bem como a licença do Windows, ou outro sistema operacional utilizado na empresa.

Algumas dicas para o setor de TI não sofrer ataques como esse:

  • Mantenha as senhas sempre atualizadas;
  • Revise todo o código de sistemas presentes na empresa, para evitar invasões devido a falhas de seguranças em códigos de PHP;
  • Utilize adicionais de segurança, como autenticação em dois fatores;
  • Para sites em WordPress, utilize plugins de segurança e mantenha os plugins e tema sempre atualizados;
  • Mantenha backups atualizados de todos os dados importantes, em máquinas separadas;
  • Avalie regularmente possíveis falhas de segurança, e corrija os erros;

Como a empresa será afetada em caso de uma invasão ou violação de dados

Os danos podem causar uma perda financeira catastrófica nas empresas! Imagine, por exemplo, uma agência de desenvolvimento de sites que não possui backup dos arquivos e tem seu servidor invadido e todos os arquivos criptografados. São anos de desenvolvimento que podem ir por água a baixo.

Outro exemplo é a clonagem de Whatsapp, tão frequente nos últimos meses. As empresas costumam manter todo o histórico de conversas, documentos e outros dados no Whatsapp. A clonagem do Whatsapp pode significar a perda de todos esses dados, e consequentemente, o número no Whatsapp poderá ser bloqueado se alguma ação de SPAM for realizada.

Desta forma, o cliente poderá não conseguir mais encontrar a empresa, e dependendo do ramo de atuação, acabará buscando outro fornecedor.

O que é o seguro contra Cyber Risks

Um novo ramo de seguros tem chamado muita a atenção no mercado segurador em todo o mundo. Trata-se da cobertura contra os riscos cibernéticos. Este tipo de cobertura está em pleno desenvolvimento pelas seguradoras nacionais e internacionais.

Ainda em estudo, mas já em funcionamento, a cobertura para Cyber Risks visa indenizar a empresa segurada no caso do vazamento de dados, invasões e outros tipos de riscos aos quais as empresas que lidam com dados estão sujeitas. Agora, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as multas para empresas que tiverem dados sigilosos vazados ou que ferirem, de alguma forma, a LGPD, poderão pagar multa de até 50 milhões de reais.

Já existem corretores que estão se especializando na área e atuando lado a lado com as empresas que lidam com dados de terceiros. Você poderá encontrar corretoras de seguro em cidades como Curitiba acessando o portal das corretoras do Brasil.

Se você deseja saber mais a respeito, deixe sua dúvida nos comentários. A Nairuz desenvolve websites seguindo todas as normas vigentes da web, e prezando pela segurança de todos os clientes.

  • Categorias