Somos Data Driven: você sabe o que isso quer dizer?

15/07/2021

O que significa ser data driven? É de extrema importância entender o significado deste termo, uma vez que nós vivemos em uma era onde boa parte das nossas informações estão no digital.

Portanto, saber o que é ser data driven e como aplicar essas soluções na sua empresa pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, e já vamos te explicar o porquê!

Ao tomar decisões importantes para a sua empresa, você precisa ter uma base sólida para apoiar essas decisões. Assim, você não fará nada por intuição e suposições. Essa segurança pode ser adquirida através de dados que podem ser coletados pela empresa e cuidadosamente analisados.

Para que a sua empresa tenha acesso a dados importantes, é preciso ter ferramentas que sejam capazes de fazer essa coleta. E além disso, uma equipe de profissionais capazes de interpretar o que esses números representam e montar estratégias adequadas para o seu negócio.

Você sabia que nós produzimos em torno de 2.5 quintilhões bytes de dados todos os dias? Porém, esse número só faz aumentar à medida que as tecnologias se desenvolvem.

A questão que surge é: o que fazer com todas essas informações? De certo que com todos esses dados na palma das nossas mãos, realmente surgem dúvidas de por onde começar.

Ficou interessado para saber mais sobre ser data driven e como aplicar essa cultura no seu negócio? Então, continue com este post e veja como transformar números em um conhecimento valioso para sua empresa!

O que é data driven?

De acordo com o Wikipédia, data driven “significa que o progresso em uma atividade é impulsionado pelos dados, e não pela intuição ou pela experiência pessoal”.

Quando levamos essa explicação para o mundo dos negócios, data driven significa colocar todo o conhecimento adquirido pela coleta de informações em primeiro lugar. 

A partir das tecnologias digitais e análises computacionais, será possível chegar ao seu objetivo de forma mais eficiente e rápida. Alias, uma empresa que faz suas decisões com base em dados tende a crescer mais do que as outras. 

De acordo com um estudo feito pelas empresas DataStax e ClearPath Strategies, uma em quatro empresas norte-americanas que participaram da pesquisa já estão com essa solução instalada completamente na cultura da companhia.

Essas mesmas empresas apontam um crescimento de 20% na renda desde que começaram a análise de dados.  

Como ser uma empresa data driven

Então, agora que você está um pouco mais familiarizado com o que é ser data driven, veremos como funciona uma empresa com essa cultura na prática.  

Primeiramente, é importante ressaltar que a empresa que possui a cultura data driven, precisa ter todos os seus processos e tomadas de decisão a partir da análise de dados. Não só para resolver problemas externos, mas também para melhorar os relacionamentos dentro da empresa com os funcionários. 

Portanto, o data driven estará presente em todos os aspectos da empresa; desde como as atividades serão realizadas, até os costumes dentro da companhia.

Como por exemplo, antes mesmo de começar qualquer projeto, o funcionário precisará embasar suas decisões e justificar suas escolhas com dados. Por isso, é de extrema importância que a empresa tenha uma política que facilite o acesso a informações pelos funcionários. 

Assim, podemos dizer que a cultura data driven está realmente enraizada nas estruturas de uma empresa. Dessa forma, conduzindo as decisões a partir da análise de informações. 

Como aplicar essa cultura na sua empresa?

É possível construir e nutrir essa cultura dentro de qualquer empresa, desde que o data driven se torne parte dos meios pelos quais os problemas e melhorias são resolvidas. 

Para que você consiga ser data driven, é preciso muito mais do que somente ter os melhores softwares, é preciso promover essa cultura dentro da empresa. 

Ainda que as ferramentas ajudem – isso não podemos negar -, para que elas sejam bem aproveitadas o data driven precisa ser parte da rotina da empresa e de seus funcionários. Logo, garanta que os líderes de suas equipes incentivem essa cultura e que todas as decisões sejam justificadas com essas informações.  

Igualmente importante é deixar as informações acessíveis para o coletivo, dessa forma todos podem utilizar esse conhecimento. Além disso, deixar o ambiente aberto a inovações ajuda a promover uma cultura data driven na sua empresa. 

Leia também: Estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

Data driven marketing

O data driven marketing é o método que usa dados para orientar o planejamento das estratégias de marketing. Esses dados são conquistados através de entrevistas com os clientes, para ter uma visão melhor de seus desejos e motivações.

Portanto, o data driven marketing ajuda na otimização das soluções das empresas, o que leva ao melhor relacionamento com o cliente.

É possível dizer que o marketing é uma área que se beneficia muito com o acesso aos dados de clientes e informações sobre o público-alvo. Pois essas informações são necessárias para a criação de campanhas e conteúdo que seja relevante para essas pessoas. 

Aliás, fica bem mais fácil a criação de estratégias de marketing quando se tem um conhecimento profundo dos consumidores. Assim, você pode oferecer uma experiência otimizada para o seu público. 

Vantagens de ser uma empresa data driven

Por fim, a esse ponto já deve ter ficado bem claro quais são as vantagens de ser uma empresa data driven. Contudo, é sempre interessante destacar quais são. 

Vamos lembrar que é preciso de ferramentas adequadas para a captação dessas informações, além disso, processar esses dados de forma correta. Somente assim será possível transformar números em conhecimento. 

A partir do momento que você começa a investir na obtenção desses dados, você poderá tomar decisões mais adequadas, pois os dados passaram por análises de um sistema confiável. 

Apesar de ter máquinas para fazer as análises, ainda sim é necessário uma equipe de pessoas qualificadas para montar estratégias e que saibam interpretar esse conhecimento.

É importante destacar que a qualidade das ferramentas irá determinar a agilidade e eficiência do trabalho das suas equipes. Porque eles serão capazes de identificar problemas e agir de maneira mais rápida e assertiva. 

Esses são grandes diferenciais competitivos para a sua empresa!

 

Quer saber mais sobre como tomar mais decisões eficientes, aumentando a renda da sua empresa? Então continue lendo os conteúdos do blog! 

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