5 Estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

17/12/2020

Para fazer sucesso, todo e-commerce precisa ter boas estratégias de marketing, que é a ferramenta usada para melhorar a relação das empresas com os seus clientes.

Nesse contexto, o novo marketing, conhecido também como inbound marketing, vem ganhando muitos adeptos por meio do compartilhamento de conhecimento.

Por isso, como especialistas no assunto, hoje vamos mostrar para você como aplicar esses conhecimentos e disponibilizar conteúdos de qualidade, que agregam valor aos produtos e às marcas para que eles se destaquem no mercado. Confira!

Dicas de estratégias de marketing para o e-commerce

Comprar pela internet está cada vez mais comum. Com isso, o número de e-commerce cresce a cada dia. Contudo, para se obter sucesso com uma loja virtual, é importante conhecer as estratégias de marketing certas para seu comércio.

Por isso, confira agora cinco dicas incríveis de estratégias de marketing para seu e-commerce:

1 – SEO

Para quem possui uma loja virtual, nada mais interessante do que ser a primeira página a aparecer nas pesquisas do Google, não é mesmo? Para fazer uma comparação, é como se sua loja estivesse localizada no melhor lugar do shopping onde o maior número de pessoas passam em frente, aguçando assim o seu desejo de compra.

O SEO é uma das estratégias de marketing que possuem as melhores taxas de conversão. Isso porque seu site pode aparecer para um público que está buscando, justamente, o produto que você está disponibilizando. Gerando assim muitos acessos.

Entretanto, aparecer nas primeiras posições das buscas do Google, não é uma tarefa fácil. Isso exige que o conteúdo oferecido por sua loja online seja de qualidade e é necessário tempo para que seu site suba nas posições.

A estratégia de SEO é uma excelente ferramenta para atrair visibilidade para seu negócio. No entanto, os resultados podem levar de 3 meses a 1 ano para acontecer. A primeira coisa que um e-commerce deve fazer com relação ao SEO é escolher bem sua palavra-chave, que é aquela que o público irá buscar.

É importante também inserir títulos e descrições dos produtos, definir boas imagens, estruturar categorias, dentre outras coisas. É interessante também investir em um blog corporativo, focando sempre na qualidade do conteúdo.

2 – Influenciadores digitais

Dentre as principais estratégias de marketing, com certeza, está o marketing com influenciadores digitais. Esse termo é usado para definir pessoas que são populares nas redes sociais, que podem gerar conteúdo relevante influenciando o seu público.

Essa estratégia de marketing é muito interessante, visto que essas pessoas contam com um público fiel e engajado. Os influenciadores são contratados para recomendarem o seu produto nas redes sociais.

Com isso, os seus seguidores acabam buscando a empresa, que, por sua vez, pode ganhar mais clientes. O custo-benefício dessa estratégia pode ser muito vantajoso. Até porque muitos influenciadores trabalham por permuta.

Para a estratégia funcionar, é importante, porém que ela seja executada de forma eficiente, de preferência, com um link rastreável para o influenciador divulgar. Assim, será mais fácil medir se a ação de marketing está gerando os resultados esperados para o seu e-commerce.

Além disso, também é muito importante especificar o influencer no qual você fará parceria, levando em consideração o público que ele engaja para então avaliar se é o mesmo público-alvo de sua empresa.

2 – Anúncios em mídias pagas

Quem precisa de resultados rápidos para gerar tráfego de qualidade em seu site deve investir em campanhas de anúncios no Google Adwords, Instagram, Facebook Ads, entre outras mídias pagas. Essa é uma ótima estratégia de marketing para e-commerce a curto prazo.

Dessas opções, que possui a maior abrangência em público, é a ferramenta do Google para anúncios. Nela, é possível criar anúncios para rede de pesquisa (resultados de buscas), vídeos para Youtube, anúncios de remarketing, rede de display (banners em outros sites), dentre outros. O custo dessa ferramenta é bem acessível, a partir de 5 reais por dia.

As campanhas para o Instagram e Facebook também possuem variados formatos de anúncios. Além de possuírem custo bem acessível, essas ferramentas podem atrair muitos clientes.

Mas lembre-se: quanto mais você investe nessas plataformas, mais você garante um resultado positivo. Por isso, é importante se preparar financeiramente para obter um excelente ROI.

3 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo em conjunto com inbound marketing são técnicas que possuem relação com SEO. Essas são técnicas que podem ajudar muito na geração de tráfego e, consequentemente, no aumento das vendas do seu e-commerce.

Para que uma estratégia de marketing de conteúdo aliada ao inbound marketing seja eficaz, é importante se colocar no lugar de seus possíveis clientes e oferecer conteúdos relevantes que os ajudem nos estágios de afunilamento do marketing digital.

Ou seja, você sempre tem que passar a credibilidade da empresa, fazendo com o que cliente se sinta seguro para comprar seu produto.

4 – Redes sociais

As primeiras estratégias de marketing, que devem ser feitas quando se cria um e-commerce, são as realizadas pelas redes sociais. Criando uma página no Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, a empresa pode ganhar mais visibilidade sem custo.

Sendo assim, muitas empresas usam essa técnica para divulgar o seu produto, fazer uma campanha ou para anunciar uma promoção. Contudo, antes de criar suas contas nas redes sociais, é importante definir seu público-alvo para saber em que eles estão antenados.

A rede social mais usada pelos brasileiros é o Facebook, em seguida, vem o Instagram e o Twitter. Então, é importante fazer uma pesquisa para saber qual dessas plataformas seu público-alvo mais utiliza. 

Esse tipo de marketing é mais interessante para quem trabalha com produtos voltados à pessoa física, pois é onde está mais concentrado esse público-alvo.

5 – Análise de dados

A análise de dados é uma das estratégias de marketing mais importantes. Isso porque é através dela que você irá mensurar os resultados de todas as outras ações. Sendo assim, é bom procurar a forma mais simples de entender a sua circulação de usuários.

Um exemplo básico de como analisar os dados é realizando as 5 métricas principais, que são:

  • Número de visitantes;
  • Número de leads gerados;
  • Número de carrinhos criados (e abandonados);
  • Número de vendas e taxa de produtos retornados.

Com isso, será mais fácil direcionar melhor os esforços e o foco no que é mais importante para seu e-commerce.

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