Cada vez mais ouvimos falar em SEO. Este acrônimo significa Search Engine Optimization, que traduzido para o português, significa otimização de mecanismos de busca.
Sem dúvida, essa é uma estratégia eficiente para implementar em sites e blogs. Já que as práticas são aplicadas de acordo com as regras do algoritmo, que estabelece quais são os conteúdos mais relevantes para uma determinada pesquisa.
Sites de empresas de manutenção de grupo gerador, por exemplo, podem se beneficiar bastante com essa estratégia, seja para atrair leads ou fidelizar clientes.
Hoje em dia, é essencial possuir uma presença digital, principalmente se você possui uma empresa e deseja se destacar em os grandes players no mercado.
Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar quais são os principais fatos sobre SEO e qual é a importância de colocar os seus conteúdos nas primeiras posições orgânicas dos buscadores.
O que é SEO?
De forma simplificada, SEO é uma série de atividades de marketing que permitem melhorar a posição das páginas de resultados de busca orgânica.
“Orgânico” significa que não são patrocinados, ou seja, não se trata de uma campanha publicitária, mas sim dos resultados naturais da busca.
Logo, quando um usuário busca na internet a palavra-chave “coleta de iodo”, por exemplo, se o seu site estiver estruturado com as estratégias de SEO, além de ter as palavras-chave que seu possível público busca, ele encontra seu site mais facilmente.
Ou seja, o buscador é útil para encontrar conteúdo na web e funciona por meio de um algoritmo específico. Enquanto o SEO serve para tornar um site mais visível no mecanismo de busca.
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Como funciona o SEO?
Antes de mais nada, é importante enfatizar que, quando nos referimos a SEO não estamos falando de fórmulas mágicas, soluções “ardilosas” ou técnicas milagrosas que certamente podem tornar o dono de uma página da Web, de um blog ou de um site.
Esclarecido isso, SEO é um método de classificação de conteúdo da web, em que todos os passos são medidos e planejados previamente para melhores resultados.
Isto é, o que acontece na prática é um procedimento muito complexo baseado em uma série de instruções, de acordo com as diretrizes solicitadas, chamada de algoritmo. Esse mecanismo estabelece as regras para identificar o conteúdo mais relevante com a pesquisa realizada pelo usuário.
Portanto, o algoritmo nada mais é que um sistema como uma célula automatizada, que realiza e integra diversos processos complexos por meio de robôs.
O SEO permite classificar centenas de bilhões de páginas da web para fornecer os resultados mais relevantes com base na consulta de pesquisa do usuário.
Nesse sentido, não há limites para os nichos, desde que seu conteúdo fale com a sua persona, o assunto pode ser sobre diversos temas, como até mesmo gestão de frota de veículos leves.
No entanto, existem punições e até mesmo a possibilidade de ser banido se houver quebra de conduta e entrar em desacordo com questões ética, moral, direitos humanos, por exemplo.
Além disso, graças ao algoritmo, esses resultados são organizados de forma que os mais relevantes sejam mostrados primeiro. Assims, se o usuário buscar por “calibração de equipamentos de medição”, os melhores sites e blogs sobre esse assunto irão aparecer no topo da lista.
Por que SEO é importante?
Com base no que já foi explicado sobre SEO no tópico acima, planejar e implementar atividades de SEO é uma das estratégias de marketing na web mais importantes, isso porque:
- Torna o seu site visível nos primeiros resultados da pesquisa;
- Permite encontrar pessoas que estão buscando seu serviço/produto;
- Gera maior autoridade;
- Mais vendas e lucros.
Com base nisso, embora a publicidade paga, as mídias sociais e outras plataformas on-line possam gerar tráfego para sites, a maioria do tráfego on-line é gerada por mecanismos de pesquisa.
Logo, os resultados de pesquisa orgânica geralmente parecem mais confiáveis para usuários experientes e recebem mais cliques do que anúncios pagos.
Se um usuário está em busca de algo como um transdutor de pressão para instalar em seu prédio, ele vai fazer buscas rápidas e simples sem preocupação alguma com a ortografia. Mas essa busca deve ser suficiente para encontrar seu site, se ele estiver bem estruturado com o SEO.
Isso significa que os resultados trazidos por um bom SEO têm mais chances de gerar tráfego para o site do que a publicidade em dispositivos móveis e desktop.
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5 curiosidades que você provavelmente não sabe sobre SEO
Sem dúvidas, o SEO tornou-se tão vital e fundamental para o sucesso dos negócios que, cada vez mais, as empresas estão buscando dominar as técnicas, a fim de se destacarem entre os principais concorrentes.
Por isso, estão começando a otimizar seus conteúdos, que é a base de toda estratégia para se destacar nos parâmetros de busca.
Vamos abordar agora 5 curiosidades peculiares sobre o SEO, e sobre os motores de busca em geral.
1. O SEO pode ter surgido há mais tempo
Existem divergências sobre quando exatamente surgiu o termo e definição de SEO. Embora muitos o considerem um termo recente, o uso de SEO existe há muito tempo.
Em 2007, um americano conseguiu patentear o termo, alegando ser de sua autoria, mas a pesquisa mostra que o termo existia há mais ou menos de uma década antes dessa data. Logo, não existe um consenso quanto a isso.
No entanto, a curiosidade que fica é que mesmo sendo um estudo tão atual e inovador, já havia sido notado a importância desse assunto a algum tempo atrás.
2. As primeiras implementações em SEO eram manipuladas
As primeiras tentativas de um melhor posicionamento nos motores de busca foram feitas por manipulação.
Ou seja, o código-fonte da página melhor colocada era retirada e colocada na própria página, não alterando seu conteúdo e somente mudando o site do domínio.
3. O primeiro motor de busca não é o Google
Em 1989, um estudante canadense chamado Alan Emtage criou a primeira ferramenta de busca, chamada Archie. Este programa é considerado por muitos como o primeiro buscador na Internet.
Embora pareça primitivo, o Archie era um programa capaz de listar as publicações de sites FTP para facilitar a vida dos usuários. Ele colocava em uma lista de diretórios os arquivos de sites públicos ou anônimos, dados que permitiam até mesmo uma pesquisa pelo nome do arquivo.
4. Nem sempre os melhores sites estão adequados aos SEO
Muitas pessoas pensam que qualquer site que seja famoso, responsivo e agradável para os usuários, estará no topo dos buscadores. No entanto, isso não é verdade!
Mesmo que um site de utensílios de cozinha utilize corretamente palavras-chave como “bobina de plástico transparente grosso”, e contenha um conteúdo atrativo para o público, se não atender as demandas e regras do SEO, provavelmente não se encontrará no topo dos buscadores.
Nesse sentido, existem diversas diretrizes e critérios dos próprios mecanismos de busca pelos quais eles direcionam as primeiras páginas de busca.
Por outro lado, pode-se dizer que sites que são bons para SEO também são bons para os leitores e usuários que o visitam. Pois, para atender ao SEO, os conteúdos devem ser de qualidade além de estarem formatados de uma maneira que seja de fácil acesso ao leitor.
Por isso, infelizmente existem muitos sites que são bem estruturados, mas ainda não estão de acordo com o que o SEO espera. Sendo assim, não estarão no topo das pesquisas.
Principalmente se estivermos nos referindo ao Google, que é o carro chefe de todos os mecanismos de busca atualmente.
5. É praticamente impossível ter sucesso hoje em dia sem SEO
A importância do SEO é tão grande que se pode dizer que é impossível sobreviver à concorrência ao usar esta ferramenta infalível e não faltam pessoas e empresas fazendo isso.
Mesmo empresas que vendem produtos específicos e industriais como “conversor para ônibus” precisam de SEO, para assim, poder vender em maior quantidade além de gerar autoridade sobre o assunto.
As empresas que buscam crescer no meio digital devem se tornar quem mais domina as técnicas de SEO. Pois quem melhor implementar a técnica em seus negócios, irá conseguir obter melhor resultado e, assim, se solidificar.
Mas o fato mais curioso é que você ainda não sabe quem faz o melhor trabalho de otimização de mecanismos de busca, não é?
O ideal para transformar seu conteúdo no melhor e mais otimizado do mercado é sempre estar atualizado sobre as diretrizes dos mecanismos de busca, principalmente do Google que é o principal entre todos.
A experiência de anos de trabalho neste segmento dá o necessário para se destacar no mercado, e os ganhos e lucros sem dúvidas são bem maiores em relação a isso.