Como o Live Commerce auxilia nas vendas?

19/11/2021

As lives estão ganhando cada vez mais destaque, ainda mais com o momento que o país vem enfrentando. Essas transmissões ao vivo, com o intuito de vender mais, alcançam cada vez mais resultados positivos. E como funcionam as lives? Essa estratégia utiliza interações via streaming, para alavancar, claro, as vendas. Portanto, é através desse meio que os produtos e serviços são promovidos dentro do e-commerce.

E em tempos de ações de vendas, essa estratégia pode ser um diferencial em datas específicas ou de sazonalidade. Que tal aderir esse método na sua loja e também  preparar sua loja online para as ações da Black Friday 2021?

Continue lendo este artigo e saiba tudo. Boa leitura!

Setor do e-commerce no Brasil

A economia segue se reerguendo pelos impactos causados pela pandemia. Existe uma previsão de que o e-commerce cresça 26% ainda em 2021, chegando a faturar R$110 bilhões.

Contudo, as vendas de roupas e acessórios cresceram 23% no primeiro trimestre de 2021. Outro setor foi o de eletrônicos, onde a venda de notebooks por conta do home office, cresceu 666% e os tablets 492%.

Apesar das projeções do empreendedorismo serem boas para o ano de 2021, é necessário se preparar. Então, proporcione aos seus clientes um site navegável e de fácil utilização, além disso, a usabilidade precisa atender desktop e mobile, proporcionando experiências fluidas de compras.

Live Commerce: o que é e por que é tão importante?

De uma forma resumida, o live commerce é uma estratégia de venda que une streaming com lojas online. Essa modalidade proporciona transmissões ao vivo, as famosas lives.

Entretanto, o foco principal é esclarecer dúvidas dos consumidores sobre um produto ou serviço, assim aumentando a confiança da marca, fazendo com que a venda seja concluída.

A principal importância de um live commerce, é justamente proporcionar uma taxa de conversão mais alta e uma maior exposição da marca.

Por isso, essa interação proporciona o fornecimento de conteúdos relevantes, e demonstrações sobre o produto. Portanto, facilita o processo de escolha deixando os clientes qualificados.

Qual a relação entre o Live Commerce e vendas?

O live commerce teve origem na China, mas vem conquistando todo o mundo. O engajamento proporcionado é importante para a popularização.

Essas lives fazem com que o vendedor esteja presente nas etapas de compra, podendo inclusive tirar dúvidas dos consumidores. Alguns empreendedores estão investindo em OKR para times de produtos. É considerado uma disciplina que vem evoluindo junto a gestão de produtos.

Um time de produtos de alta performance é capaz de medir o sucesso através dos benefícios gerados ao cliente e à empresa.

De uma forma geral, as marcas brasileiras estão desenvolvendo modelos de negócio em duas etapas. Sendo a primeira com transmissões de vídeos em tempo real, e a segunda focada na finalização da compra no e-commerce ou até mesmo em aplicativos de venda.

Live Commerce no Brasil

O live commerce ainda está em fase inicial no Brasil, mas pretende alavancar cada vez mais as vendas online. Afinal, ele une plataformas de venda com os influenciadores, promovendo interações em tempo real.

Devido ao país ser um mercado fértil, a modalidade tem tudo para dar certo. Com a pandemia causada pela Covid-19, as lives cresceram absurdamente. Era a única forma de promover entretenimento durante os períodos de isolamento social.

Com tanta força, ocorreu um crescimento ligado a influenciador e live commerce, se tornando um enorme potencial para as inovações mercadológicas.

Live Commerce no mundo

Ao redor do mundo, os influenciadores estão se tornando celebridades, principalmente na China. Os produtos ofertados são selecionados e contam com descontos significativos, o que promove autonomia de escolha.

Entretanto, o poder dado a esses influencers é tão grande que alguns já contam com programas próprios, existe ainda negociações diretas com fabricantes a fim de conseguir preços cada vez melhores.

Ademais, o e-commerce chinês ultrapassou US$1 trilhão de dólares em 2020, e a tendência para 2021 é de muito mais.

Como fazer uma Live Commerce?

Vender produtos ao vivo e investir em mídias sociais para alavancar vendas tem sido uma modalidade lucrativa e que está alavancando negócios. Aprendendo tudo para ser referência na empresa, tornará o controle de vendas durante a live commerce bem mais fácil. 

Antes de mais nada, defina um horário e tenha alguém para ser o “locutor”, esse será o responsável por conversar com os clientes durante a transmissão. Além disso:

  • Conheça o seu público;
  • Busque por influenciadores;
  • Planeje promoções e condições especiais;
  • Monte um roteiro assertivo;
  • Pense em uma estrutura na frente e por trás das câmeras.

Faça um checklist e garanta que todos os passos estão corretos e os pontos de transmissão estão funcionando. Não se esqueça de se atentar a capacidade do seu site, pois no caso de grande volume de acessos, sua transmissão corre o risco de cair.

Leu nossas dicas e ficou intrigado com a técnica? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços de consultoria digital.

 

Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Atendimento ao cliente em e-commerce: sua loja está preparada para isso?

  • Categorias