Principais ações de Marketing Digital no setor da saúde

06/10/2020

Atualmente a  tecnologia e o marketing digital influencia todos os campos da nossa vida, inclusive na área da saúde. Isso acontece porque graças a internet e seus recursos podemos desempenhar várias ações – seja o consumo de produtos e serviços, publicação de opiniões e, até, nos educarmos a respeito de um determinado tema.

Por esse motivo, é necessário que empresas, clínicas e profissionais da saúde se voltem para o Marketing Digital a fim de se estabelecer no mercado e levar à população informações importantes sobre a saúde.

Continue lendo para saber como você pode incluir essa área do Marketing no seu dia a dia profissional!

Marketing digital de conteúdo para saúde

O Marketing moderno é pautado principalmente pelo relacionamento com o público. Sendo assim, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é um dos principais pilares da divulgação digital.

Isso porque, nosso comportamento enquanto consumidores de produtos e serviços mudou. Agora a decisão por um profissional ou clínica é o resultado de um processo que envolve pesquisas por materiais relevantes a respeito de um problema ou necessidade.

Sendo assim, o melhor preço ou tempo de trabalho são dados que dividem o foco com a informação de qualidade.

A internet, então, se transformou em uma referência quando se trata de tirar dúvidas. Por isso, você deve se tornar a melhor fonte de respostas para os usuários.

É dessa forma que você irá construir uma imagem de autoridade na sua área,  divulgar-se melhor e, até, atrair novos pacientes.

Como é o marketing de conteúdo na prática?

Para ilustrar melhor como você pode utilizar o Marketing de Conteúdo imagine a seguinte situação:

Uma clínica odontológica criou um blog com o objetivo de estabelecer maior presença na internet e, assim, atrair mais pacientes.

Então, o blog da clínica vai abordar temas pertinentes à odontologia e ao seu público-alvo, sem necessariamente falar dela mesma e de suas qualidades.

O objetivo aqui é construir uma relação com o leitor e uma imagem de autoridade na área e  não oferecer procedimentos.

Para fazer o mesmo você pode produzir conteúdos em diversos formatos. Entre eles:

  • Blogs;
  • Landing Page;
  • E-book;
  • Webinar;
  • Podcast;
  • Cases de clientes;
  • Redes sociais;
  • Infográfico;
  • E-mail marketing;
  • Newsletter.

Redes sociais

As redes sociais são as ferramentas de Marketing Digital mais conhecidas e usadas. Afinal, quase todo mundo está conectado a alguma plataforma social.

A primeira coisa que você deve fazer é escolher a rede social mais usada pelo seu público. Caso contrário, você corre o risco de falar com uma audiência que não está disposta a prestar atenção  ao que você tem a dizer.

Por meio das redes sociais você pode fazer posts que misturam artes criativas com textos. Além disso, é uma boa oportunidade de mostrar um lado seu e da sua equipe  mais informal e descontraído, diferente da imagem séria que temos dos profissionais da saúde.

Apesar da praticidade o marketing nas redes sociais precisa de planejamento. Produza os posts com antecedência e ofereça uma variedade de conteúdos para seus seguidores.

Conte também com um cronograma de postagens com pelo menos três publicações por semana.

Vídeos educativos

O público em geral está cada vez mais inclinado a consumir conteúdos visuais. Segundo uma pesquisa feita pela Wordstream, um terço das atividades na internet são destinadas à assistir vídeos.

Isso acontece porque esse formato é mais rápido de ser consumido e podemos assisti-los mesmo em trânsito.

Por isso, investir na produção de vídeos é um bom caminho para você ter sucesso com o Marketing Digital.

Versatilidade e confiança

Essa estratégia é uma forma de produzir materiais ricos em informação de forma versátil, já que os vídeos permitem que você misture imagens, música, trechos de outros vídeos, entre outros recursos.

Além disso, as pessoas se sentem muito mais confiantes e confortáveis com os problemas que estão vivendo quando veem um profissional descrevendo determinadas doenças ou falando de tratamentos, medicamentos especiais e dicas de saúde.

Por meio de vídeos é  como se você estivesse falando diretamente com as pessoas. Por isso, essa é uma ótima forma de estreitar e estabelecer uma  relação de confiança com que está te assistindo.

Dito isso, invista em séries de vídeos, quadros especiais e um identidade visual característica do seu canal.

Links patrocinados

Os Links Patrocinados são o principal recurso para quem busca por resultados rápidos. Eles são os anúncios que aparecem no formato de texto simples no Google.

Algumas redes sociais também oferecem esse recurso, como é o caso do Facebook, Instagram e LinkedIn.

No caso do Google os links patrocinados aparecem no topo da página de resultados dependendo do termo pesquisado.

Voltando ao exemplo da clínica odontológica:

Quando o usuário pesquisar por “implante dentário preço médio” o link do blog irá aparecer primeiro. Assim, ele tem mais chances de ser acessado do que os outros.

Nas redes sociais os links aparecem em forma de anúncio na timeline ou entre os stories.

Fique atento à legislação para o marketing digital na área da saúde

Antes de começar usar as ações de Marketing Digital é importante se atentar a legislação dos respectivos órgãos reguladores da sua área.

Isso porque, há diversas restrições no que se diz respeito à divulgação de especialidades, procedimentos e resultados de tratamentos.

Por isso, garanta que suas ações estejam dentro da regulamentação para que elas não se transformem em fontes de problemas.

 

Leia também: 5 motivos para investir em Inbound Marketing

  • Categorias