Como definir as melhores mídias sociais para o seu negócio

15/05/2018

Segundo dados do Secom, 92% das pessoas que usam a internet estão nas redes sociais. No mundo off-line o empreendedor sabe que sua loja não pode ficar escondida das pessoas, uma lógica parecida acontece no mundo virtual. Então uma aposta para o seu negócio é a divulgação de seus produtos e serviços nas mídias sociais.

Mas entre tantas opções de mídias sociais, como escolher?

Facebook

mídias sociais

Logo da rede social Facebook.

Atualmente uma das empresas mais conhecidas do mundo, o Facebook foi lançado em fevereiro de 2004. No Brasil, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada, contando com 83% da população que acessa a internet regularmente (Secom).

Já notou como todo mundo tem um perfil no Facebook? Seus pais, os tios, os primos, os amigos, e até os pets fazem parte dessa rede social!

E não é para menos! Além do famoso curtir, comentar e compartilhar, a plataforma permite publicações em texto, imagem, vídeo, enquete, gifs e links.

Também é possível anunciar seu produto ou serviço, participar grupos e interagir com outros usuários com os mesmos interesses que os seus, realizar transmissões ao vivo e incentivar debates.

Instagram

mídias sociais

Logo do Instagram. Fonte: Amazon.com.

Lançada em outubro de 2010, a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos faz parte do mesmo grupo que detém os direitos sobre o Facebook e WhatsApp. Por ser um aplicativo com foco no público jovem, se tornou a rede social favorita dos digital influencers.

E uma ótima oportunidade para quem precisa divulgar seu produto ou serviço, ou mesmo comunicar algo de maneira rápida, já que os conteúdos publicados no Instagram (fotos e vídeos) são sucintos e objetivos.

O Instagram está sempre inovando com suas ferramentas e funções. Na última semana foi lançada mais uma funcionalidade que vai beneficiar e muito o empreendedor: a opção de marcar seus produtos nas fotos e criar a oportunidade de venda a partir do aplicativo.

Assim como no Facebook, no Instagram também é possível curtir e comentar fotos e vídeos, compartilhar publicações pelo Messenger e WhatsApp, enviar as publicações para outros usuários de maneira individual ou em grupos, e salvar imagens e vídeos preferidos em sua coleção.

Basta seguir os perfis de usuários que você optar e todas as publicações destes usuários aparecerão em sua página inicial.

Twitter

mídias sociais

Logo do Twitter.

Criado em março de 2006, o Twitter é uma rede social onde os usuários podem postar atualizações e comentários rápidos que estarão disponíveis a todos os seus seguidores em tempo real.

O Twitter é recomendável para empresas que tenham a possibilidade de atualizar constantemente sua conta e, mais do que isso, tenham conteúdo para atualizar.

A interação nesta rede social deve ser rápida e direta, a linguagem deve ser informal e o atendimento ágil.

YouTube

mídias sociais

Logo do YouTube.

A maior plataforma de publicação de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, e é o segundo maior site de busca do mundo, perdendo posição apenas para o Google.

O YouTube é atualmente o ambiente de trabalho de diversos jovens e adultos, conhecidos como youtubers, que fazem de sua carreira a produção de vídeos para diversos segmentos do entretenimento e da informação.

Com apenas alguns minutos navegando no site, você terá acesso a uma enxurrada de informações em vídeos dos mais diversos ao redor de todo o mundo.

Você pode se atualizar sobre o acontece na economia, política e saúde pública por meio de vídeos com comentários e notícias; entender aquela disciplina da faculdade ou da especialização através de vídeoaulas; acompanhar as dicas sobre beleza, decoração, culinária, pets, automotivos, esportes e empreendedorismo.

E nas horas vagas você pode acompanhar a cobertura daquele evento que você adora, ouvir suas músicas preferidas e aprender DIY.

Gostou de nossas dicas?

Quer saber mais sobre como as mídias sociais podem aumentar os bons resultados em sua empresa? Venha tomar um café com a gente e ficaremos felizes em ajudar!

 

Veja também: Networking: não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece

  • Categorias