Se você trabalha com SEO, então é muito importante estar por dentro das atualizações frequentes que ocorrem no Google.
Em maio de 2020, houve o anúncio que há um novo algoritmo do Google. Demais, não é mesmo?
Essas atualizações são cada vez mais frequentes, uma vez que o Google almeja entregar conteúdos ideais para o que o usuário buscou.
Ou seja, o maior peso para o Google após essa alteração do algoritmo será a experiência que o usuário tem dentro da página de destino.
Por isso, o buscador dará mais chances para aqueles sites que forem rápidos no carregamento e sem bugs, pois a entrega para o usuário será perfeita.
Por isso, se você trabalha com SEO e também realiza tráfego orgânico para afiliados, confira nosso artigo e saiba tudo sobre essa nova atualização!
O que a nova atualização do Google mexe com SEO?
Para aqueles que trabalham com Marketing Digital sabem que ter um bom SEO é de extrema importância. Pois sem um bom posicionamento você nunca aparecerá para os usuários, de maneira orgânica.
Estar em primeiro lugar nas buscas orgânicas só é possível seguindo as regras de SEO, e para isso, é muito importante estar atento às atualizações do algoritmo do Google.
Porém, precisamos destacar que essas mudanças constantes afetam diretamente no seu ranqueamento. Dessa forma, podendo tanto ajudar quanto piorar a sua posição nas buscas.
O Google sempre busca se aperfeiçoar anos após anos, e isso acaba gerando dificuldades para quem trabalha seguindo as regras SEO, principalmente para acompanhar todas essas grandes mudanças.
Mas uma coisa nunca muda, o Google sempre busca aperfeiçoar a entrega de resposta para seus usuários!
Por isso, o site de buscas está constantemente vasculhando todos os cantos da internet com o objetivo de mostrar os melhores resultados. E isso acaba influenciando diretamente no ranqueamento de uma página.
Ou seja, sua página só irá aparecer em primeiro lugar se o Google entender que ela é realmente relevante para o usuário.
E não para por aí, a cada atualização, o algoritmo se torna ainda mais rigoroso. Dessa forma, é muito importante lembrar que há regras como por exemplo não abusar de pop ups, ou vender links, pois o Google punirá seu site.
A princípio, quem trabalha com SEO e faz tráfego orgânico para afiliados precisa estar atento às mudanças e entender como elas impactam em suas páginas.
Pensando nisso, separamos como a usabilidade da sua página é importante quando o assunto é conteúdo.
Leia também: Estratégias de SEO: como aumentar as vendas orgânicas da sua empresa
Use a usabilidade ao seu favor em SEO
O assunto usabilidade é muito importante para o Google, e cada vez mais os algoritmos serão atualizados para isso.
Hoje o algoritmo do buscador dá preferência para páginas que são user-friendly, ou seja, claras, que possuem linguagem simples, e que facilitam a navegação do usuário.
É muito importante que todo mundo consiga acessar um conteúdo e consiga entendê-lo.
Quem não gosta de entrar em um site e logo de cara já achar o que estava procurando?
É isso que o Google valoriza e o seu algoritmo percebe. Se o usuário entra em sua página e já sai logo em seguida, o algoritmo entende, então, que para o usuário aquele site não tem haver com sua busca.
Dessa forma seu conteúdo é punido. Outro ponto é a usabilidade no celular, já que ,atualmente, grande parte da população tem celular e realiza os acessos através dele.
Pensando nisso, o seu site precisa possuir um layout responsivo. Não deixe esse detalhe tão importante passar batido, pois você pode estar perdendo vendas por conta disso.
Leia também: Dicas práticas para a otimização de URL do seu site
Conteúdos antigos podem ser prejudicados
Com a nova atualização das regras de SEO, seus conteúdos antigos e não otimizados podem sofrer.
Por isso, realize os ajustes necessários para que eles estejam de acordo com o que o Google procura.
Lembre-se que o site de buscas sempre beneficiará conteúdos que estão de acordo com o que ele preza, ou seja, uma boa legibilidade.
Revise para ver se a linguagem está clara, se as imagens possuem uma boa qualidade e se os links não estão quebrados.
Seu conteúdo pode acabar caindo de posição por simplesmente ter muitos links quebrados, por isso, muita atenção!
Outra dica é que conteúdos escritos há 5 anos atrás podem conter informações que não fazem sentido para o momento.
Por exemplo, se o seu conteúdo fala sobre valores de maquiagem, revise e veja se realmente se mantiveram os mesmos.
Ou até mesmo conteúdos sobre leis de trânsito, com o passar dos anos elas podem mudar. E com isso o usuário pode acabar vendo informações desatualizadas e sair rapidamente do seu conteúdo.
Gostou das dicas e agora quer implementar as novas regras de SEO no seu site? Então, entre em contato com a Nairuz e descubra como melhorar a sua posição nas buscas orgânicas.
Leia também: Business Intelligence: como traduzir o que os dados dizem