Pagamentos digitais e físicos, saiba a diferença e a segurança de cada

30/06/2020

Você já deve ter ouvido falar sobre pagamentos digitais. Mas você sabe qual a diferença entre o pagamento digital e o físico? Qual a modalidade mais segura? Neste conteúdo explicamos todos os detalhes para você.

Pagamentos digitais x pagamentos físicos: qual escolher?

A tecnologia ajudou e facilitou a vida de todas as pessoas em diversas áreas. Quando estamos no momento de lazer, é muito mais fácil tirar uma foto, fazer um vídeo e se comunicar com as pessoas em relação há oitenta anos atrás. E também auxiliou na vida financeira de todas as pessoas. Ficou muito mais simples fazer transações bancárias, fazer investimentos e checar a conta corrente.

Provavelmente, o maior impacto da tecnologia sobre a vida financeira das pessoas é o modo de pagamento, algo que faz parte da rotina de todas as pessoas. Ao longo desses últimos anos, o modo como pagamos por produtos ou serviços mudou diversas vezes. Essas mudanças estão acontecendo de maneira natural e praticamente automática.

Primeiro, as pessoas só usavam dinheiro, tendo que carregar notas e moedas para todos os lados e ficando com a carteira bem grossa. Depois evoluiu para os cartões de débito e crédito. Para efetuar o pagamento, bastava inserir numa maquininha, como a minizinha pagseguro, inserir uma senha e pronto. Até chegar no atual momento que o pagamento é feito de maneira digital, usando QR Code, um cartão de contato ou cartões digitais.

A evolução tecnológica não fez com que o método de pagamento ficasse apenas mais prático. Ele fez com que ficasse mais seguro. Isso faz com que a pessoa que efetua o pagamento e o patrimônio dela fiquem bem mais protegidos.

Para ficar mais claro essa evolução, foi selecionado as principais diferenças entre o pagamento físico e digital. Através de diversos critérios, será possível notar as mudanças ao longo dos anos. Mesmo muitas pessoas não percebendo, elas estão bem menos vulneráveis.

Roubo de cartão de crédito

Muitas pessoas passam por essa dor de cabeça. A carteira é roubada e o assaltante leva documentos e todos os seus cartões. Quando isso acontece, é necessário ligar o mais rápido possível para o banco para efetuar o cancelamento. Depois disso, será necessário emitir outro e ter que reorganizar diversos pagamentos que já estavam agendados, como por exemplo, o serviço de streaming.

Com um cartão de crédito digital, toda essa burocracia não acontece. É possível usar apenas uma vez e cancelar ele. Bem simples. Caso o celular for roubado ou furtado, não terá cartão para o assaltante tirar proveito. Bastará que o telefone seja bloqueado para proteger outros itens do seu aparelho.

QR Code

Se antes era necessário dar o dinheiro para alguma pessoa ou inserir o cartão para efetuar o pagamento, hoje isso não é necessário. Com o QR Code, código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando um smartphone, não é necessário ter uma maquininha e nem inserir senha. É um modo de pagamento que é muito mais difícil acontecer fraude ou clonagem de cartão.

Com essa forma de pagamento digitalizada, o dinheiro sai da conta do cliente e vai diretamente para a conta do proprietário do comércio. Sem nenhum tipo de intermédio. Mais rápido, prático e seguro.

Pagamentos online

Se antes, era necessário sair de casa e ir até um banco para pagar um simples boleto, agora, é possível fazer isso sentado no sofá de casa. Com o aplicativo de um banco, independente se ele for mais tradicional, como o Banco de Brasil, ou uma fintech, como o Nubank, é possível efetuar esse pagamento sem sair de casa e sem o intermédio de ninguém.

Mais uma vez, é o dinheiro saindo da conta do consumidor e indo direto para a do vendedor sem qualquer tipo de burocracia. Não é necessário ir a um caixa eletrônico e correr o risco de ser assaltado no meio caminho.

Os pagamentos digitais não tem como objetivo a otimização de tempo na hora do pagamento, apenas. Ele visa deixar as pessoas muito mais seguras e efetuar um pagamento com uma maior segurança. Sendo assim, preservando a integridade física e também o patrimônio da pessoa.

Gostou do nosso conteúdo?

Então nos conte nos comentários se você já é adepto aos pagamentos digitais ou ainda prefere o tradicional pagamento em dinheiro físico.

 

Leia também: WhatsApp Pay: uma nova forma de fazer negócios!

 

Texto por: Gabriel Mecca.

  • Categorias