Social Commerce: o que é e como aplicar?

13/02/2023
social commerce

O social commerce é uma estratégia inovadora de vendas nas mídias sociais, capaz de beneficiar tanto o consumidor ou empreendedor. Isso porque, hoje em dia, com as novas tendências do mercado digital, as pessoas gostam de comprar no conforto de suas casas, enquanto as empresas, por sua vez, buscam alavancar as vendas

Sendo assim, é importante que todas as empresas, independentemente do segmento, saibam como se posicionar e utilizar as ferramentas de vendas que são disponibilizadas nesses canais. Ao longo deste conteúdo será possível compreender o que é o social commerce e, ainda, a maneira correta de utilizá-lo junto à sua marca.

Se interessou pelo assunto? Então não deixe de conferir esse artigo! Boa leitura!

O que é social commerce?

O social commerce pode ser definido como uma estratégia de vendas que tem como instrumento principal as redes sociais. Ou seja, o método é utilizado na intenção de alavancar vendas e alcançar novos clientes.

Está cada vez mais difícil encontrar quem ainda não se rendeu ao uso das redes mais populares. Por outro lado, as mais conhecidas do mercado seguem trabalhando para o lançamento de novas ferramentas que irão facilitar a integração de produtos e lojas virtuais. Portanto, podemos afirmar que o social commerce vem com a proposta de preparar conteúdos relevantes, e ainda estruturar suas redes de maneira que se venda mais e atraia novos clientes.

Aumento do social commerce no Brasil

A indústria do social commerce no Brasil tem uma enorme expectativa de crescimento constante para os próximos anos. Até 2028, a Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composto, será de 39,7%, Os compradores brasileiros que utilizam o social commerce, entendem que os recursos que os ajudam a descobrir e avaliar as compras.

Por isso, apresentam um potencial superimportante em comparação com preços e descontos. Ou seja, é fundamental que as plataformas passem a elaborar interface de usuários a fim de tornar o processo de compra mais conveniente.

Impacto dos influenciadores digitais no social commerce

Os influenciadores são verdadeiros impulsionadores do social commerce. Somente em agosto de 2021, quase que 26,5% de todos os consumidores compraram em transmissões ao vivo por meio das redes sociais. Mais de 60% desses consumidores compraram nas plataformas sem sair dos aplicativos.

Desse modo, a credibilidade e confiança nos influenciadores passou de 75% somente em território brasileiro.

4 dicas para aplicar o social commerce

Um outro fator com grande importância é pela maneira com que o social commerce será aplicado. Para entender como implementá-lo é importante analisar as frentes dos clientes e dos empreendedores. Vale ressaltar também que cada rede social tem suas ferramentas e estratégias diferentes, as mídias pagas também devem ser personalizadas para cada plataforma que a empresa está.

A seguir conheça 4 dicas:

#1 Invista em fotos profissionais dos produtos

Investir em fotos mais profissionais do seu produto pode ser um verdadeiro diferencial na hora do usuário escolher entre a sua marca ou a concorrência. 

Marcas famosas já investem nesse tipo de foto, onde muitas vezes, vídeos também são produzidos, mostrando detalhadamente os produtos.

Segmente a sua base com potenciais clientes reais e para eles envie o e-mail marketing com um catálogo dos melhores produtos. 

#2 Produza textos simples e curtos

Trata-se de uma técnica muito utilizada nas mais variadas áreas do marketing, então, sempre escreva de forma simples e com frases e parágrafos mais curtos.

Quanto mais curtos forem, maior a probabilidade de prender a atenção dos seus consumidores, fazendo com que eles leiam seu conteúdo até o final. Então, escreva de forma simples, evitando palavras rebuscadas, estabelecendo uma comunicação mais direta.

#3 Foque em conteúdos de vídeo

O TikTok se popularizou e virou febre entre influencers e empresas. Desde então, conteúdos em formato de vídeos vem mostrando um enorme potencial viral.

Com isso, o Instagram também inovou com o Reels. Investir em vídeos proporciona resultados positivos para a empresa. Assim, quando ele viraliza é possível alcançar centenas de milhares de novos seguidores, que nada mais são do que novos potenciais clientes.

#4 Interaja com o público e monitore

Uma coisa é certa, as redes sociais oferecem as mais diferentes métricas para os negócios, fazendo com que exista a necessidade de avaliações constantes. Isso torna importante o monitoramento da marca na hora de entender o que os clientes estão falando sobre o negócio.

Além de uma imensa base de usuários que viram potenciais clientes, tudo se baseia na interação com o público, onde o diálogo pode sempre estar mais próximo, personalizado e informal. Com todas essas dicas, ficou fácil produzir os melhores conteúdos nas redes sociais, atrair novos clientes e ainda fidelizá-los. 

Por isso, procure conhecer todo o potencial virtual da sua marca, alavancando a sua empresa junto ao social commerce.

Portanto, se você quer melhorar ainda mais suas campanhas e vender pelo social commerce é importante saber acelerar ainda mais as vendas com o uso de vídeo no e-commerce!

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