Dicas para ampliar suas vendas através do WhatsApp Business

11/05/2021

Muitos empreendedores estão usando o WhatsApp Business como uma forma de aumentar as vendas de seus negócios. Isso porque, além de ser uma ferramenta que permite o contato mais direto com os clientes, ele também facilita – e muito – sua vida com a possibilidade de automação de mensagens.

Você está pensando em começar a investir nesse aplicativo, mas ainda não sabe por onde começar? Então, neste post nós vamos te oferecer algumas dicas valiosas. Por isso, se você quiser saber como ampliar suas vendas através do WhatsApp Business, leia esse post até o final.

O que é o WhatsApp Business?

Desde 2009, quando Brian Acton e Jan Koum criaram o WhatsApp, essa é uma ferramenta cada vez mais essencial na vida da população. Seja para estar em contato com a família e amigos, ou para facilitar a comunicação dentro das empresas; de certo que muitos de vocês possuem o aplicativo no celular.

Foi por conta do grande número de usuários que, em 2018, quatro anos após o Facebook adquirir a empresa, foi lançado o WhatsApp Business. Com o objetivo de auxiliar grandes e pequenos empresário nos processos de comunicação, principalmente entre cliente e negócio, o aplicativo possui três grandes funções:

  • perfil customizado: nesse espaço, você pode colocar várias informações importantes sobre a empresa, como por exemplo: localização, horários de funcionamento e site;
  • etiquetas: essa ferramenta permite separar os clientes por categorias para que você consiga encontrar as conversas facilmente;
  • mensagens automáticas: uma forma de responder os clientes de imediato, pois a ferramenta permite a criação de mensagens automáticas, sem deixar as pessoas esperando por muito tempo para sua resposta.

Como ampliar suas vendas através do WhatsApp Business

Crie uma conta

Para que você consiga ampliar suas vendas através do WhatsApp Business, primeiramente você precisa baixar o aplicativo no seu celular e criar uma nova conta.

Como esse canal de comunicação é um cartão de visitas, por certo que ele precisa ter a cara da sua empresa. Então tanto na descrição como na foto de perfil precisam corresponder com as mesmas que você já utiliza nas outras redes sociais. Assim, você consegue manter uma sinergia entre todos os canais de comunicação da sua empresa.

Leia mais: Do on-line ao off-line: como gerar sinergia através de uma estratégia omnichannel

Outra dica importante é o número que você usará para fazer o cadastro no app. Por mais que você possa utilizar o seu número pessoal, é interessante que você tenha um número comercial.

Dessa forma, você não mistura os perfis e consegue manter a divisão entre o pessoal e profissional. Assim, você evita responder mensagens fora do horário comercial.

E não se preocupe em perder clientes, pois com a ferramenta, já é possível criar mensagens personalizadas e automáticas para os horários que a empresa não estiver atendendo.

Listas de transmissão

Diferente da conta normal, com o WhatsApp Business você pode mandar muitas mensagens de uma vez só. Além disso, com as listas de transmissão é possível segmentar os clientes. Dessa forma, aumentando a taxa de abertura das mensagens uma vez que elas irão para o público-alvo certo.

Mas, você pode pensar: eu não teria o mesmo resultado abrindo um grupo para todos os meus clientes?

Então, na verdade não. Pois nos grupos existem várias pessoas, fazendo perguntas diferentes ao mesmo tempo sobre produtos diferentes. Por isso, será difícil para você se organizar e ainda não causar uma importunação nos outros membros do grupo.

Uma vez que a ferramenta manda mensagens para os clientes individualmente como se fosse um contato regular, você consegue um controle e organização muito melhor do que em um grupo.

Conteúdo interessante

É importante que as suas mensagens não sejam somente tentativas de venda e promoções de produtos. Já que essa estratégia só funcionará dependendo do estágio da jornada de compra que o seu cliente está.

Por isso, você também pode usar as mensagens para mandar um conteúdo útil para seus clientes. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, não é uma boa ideia mandar dicas das tendências da próxima estação?

Essas mensagens podem ser em formato de texto, ou até mesmo em formato de vídeo. Para que você saiba qual é o melhor formato, além de conhecer bem o seu público, é essencial utilizar os gatilhos mentais; são essas estratégias que vão fazer o seu público abrir as suas mensagens e quem sabe até efetuar a compra.

Além dos gatilhos, você também pode fazer uso das métricas. Esses números te mostrarão quantas mensagens estão sendo enviadas e quantas estão sendo lidas. Assim, você consegue mudar as suas estratégias de acordo com os seus resultados.

Faça o pós-venda com WhatsApp Business

Tão importante quanto conseguir novos clientes, é estabelecer uma boa relação com aqueles que você já tem. Logo, o WhatsApp Business se torna uma ferramenta fundamental para conseguir manter uma comunicação com os seus clientes mesmo após a compra.

Através das mensagens, você pode pedir um feedback sobre o seu produto, atendimento, entre outros aspectos que podem te ajudar a entender melhor o seu público.

 

Enfim, se você quer ampliar suas vendas através do WhatsApp Business, além de seguir essas dicas, é essencial ter um planejamento e estudar sobre o seu produto e seus clientes. E também, não se esqueça de pedir autorização antes de enviar as mensagens.

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