CPC e CPU: qual a diferença entre as métricas?

16/01/2024
Mulher analisando dados

Quando o assunto é o mundo do marketing digital, é de extrema importância saber sobre os indicadores de desempenho (KPIs) e entender como eles funcionam. O CPC (custo por clique) e CPU (custo por aquisição), apesar de serem siglas semelhantes e estarem relacionadas a custo de campanha, possuem propósitos completamente diferentes. 

Ao tomar a decisão de anunciar na internet, é necessário escolher a forma mais eficaz de medir a precificação da sua campanha. E é aí que o CPC e CPU entram. Elas dirão o custo dos anúncios que deseja veicular, além, é claro, do quanto será cobrado pelos resultados obtidos. 

Sabemos que essas siglas vão além de letras, elas são essenciais para um marketing acertado. Por isso, iremos revelar, neste artigo, a diferença entre essas duas métricas, como calculá-las e de que maneira elas podem otimizar suas campanhas. Confira aqui! 

O que é CPC? 

O CPC, como já apontado antes, é o Custo Por Clique. Com ele, os anúncios pagos serão monetizados a partir dos cliques realizados pelos usuários. Em outras palavras, você só será cobrado quando alguém for para o seu site através do site de onde ele viu o anúncio. 

Essa métrica permite que você saiba de forma eficiente os resultados gerados pelos seus esforços, principalmente o número exato de pessoas que acessaram seu site, além dos impactos causados no público. Precisará apenas observar o número de visitas e o número de cliques na publicidade. 

Ainda em dúvidas da eficiência do CPC? Pois então veja isso: a aquisição de palavras-chaves do Google Ads é feita por esse modelo, já que ele fornece resultados exatos. 

Este formato é ideal para quem deseja conseguir mais tráfego em seu Blog ou Site ou para aqueles que possuem outras metas específicas, como número de vendas, por exemplo. 

O mais legal do CPC é que, devido a sua facilidade, já que o orçamento é calculado a partir do número de cliques, é muito indicado inclusive para iniciantes, que necessitam entender melhor seu público. Então se está começando seu negócio agora, não hesite em usá-lo! 

Como calcular o CPC? 

Para calcular quanto custou cada clique é muito fácil, basta seguir a fórmula: dividir o seu investimento pelo número de cliques. Veja abaixo: 

  

Investimento / Nº de cliques = Custo por clique 

  

Exemplo:  

Imagine que você investiu 500 reais e obteve 50 cliques em sua veiculação. 

500 / 50 = 10 

Logo, seu CPC foi de 10 reais. 

Mas esses não são os únicos cálculos que se pode obter através desse modelo. Pois trocando alguns fatores de lugar, você obtém outros resultados. Explicamos: imagine que você sabe que seu CPC foi de 25 reais e investiu 1.000 reais, mas quer saber quantas pessoas clicaram em seu anúncio. Basta dividir o custo pelo investimento: 

Investimento / Custo por clique = N° de cliques 

1.000 / 25 = 40 

Assim sabe que 40 pessoas clicaram na sua publicidade. 

Algo muito interessante sobre esse formato é que você consegue estabelecer uma meta e assim saber previamente o quanto será necessário investir em sua campanha. Ou seja, se sua meta for de 200 cliques no anúncio e o CPC for de 10 reais, precisará investir 2.000 reais. 

Meta de cliques x custo por clique = Investimento necessário 

200 x 10 = 2.000 

Mas como a tecnologia está sempre procurando uma maneira de facilitar a vida dos seres humanos, você pode fazer esses cálculos através de uma calculadora de CPC. 

O que é CPU? 

Essa sigla é a abreviação de Custo por Aquisição. Ela possui um custo maior que a CPC, pois o lucro só será direcionado quando o objetivo final da sua campanha for atingido. Seja recolher dados, vender um material, baixar um e-book gratuito, entre outros. 

Nele, o publisher apenas receberá caso a ação desejada pelo anunciante seja realizada pelos internautas. Logo, o risco é mínimo para quem lança a publicidade, já que ele só terá gastos se as ações previstas acontecerem. 

É recomendável que pessoas que possuem margens de lucros satisfatórias façam uso desse formato, visto que os anúncios possuem um valor maior, para que o investimento não atrapalhe muito os ganhos. Em contrapartida o CPA captura leads mais qualificados, pois a interação e a conversão dos usuários, mostram a efetividade da sua campanha e que seu público entendeu sua mensagem. 

O que proporciona à área de Marketing Digital continuar crescendo é justamente um custo de aquisição que gere lucro junto ao preço médio de vendas. 

Como calcular o CPU? 

Para calcular o custo por aquisição também é bastante simples. Dividindo o total de investimento pelo número de conversões você obtém seu CPU. 

Exemplo:  

Se você teve um investimento total de 5.000 reais e uma conversão igual a 100, ficaria: 

CPU = Investimento total / Nº de conversões  

CPU = 5.000 / 100 

CPU = 50 

E seguindo a mesma lógica do CPC, você pode obter outras informações: 

  • Número de conversões = investimento / CPU 
  • Investimento necessário = meta de conversões / CPU 

Ainda em matéria de facilitar o dia a dia, há também uma calculadora para o CPU. 

Quais as diferenças chave entre CPC e CPU? 

Ao longo do artigo você com certeza já conseguiu observar algumas diferenças entre essas métricas. Então vamos recapitular as principais:  

CPC:  

  • É uma métrica do marketing digital que quantifica quantos cliques um anúncio obteve; 
  • Nesse modelo, quem anuncia pagará pelo número de cliques recebidos, mesmo que o público não tenha finalizado a ação final desejada;  
  • O foco é aumentar o tráfego. 
  • Muito utilizado em campanhas de conscientização e tráfego;  
  • Mede o engajamento inicial limitado aos cliques.  

CPU:  

  • Já no Custo por Aquisição, apenas será cobrado quando a ação desejada pelo anunciante for realizada, como uma compra, preenchimento de dados, download ou qualquer outro modelo de conversão; 
  • Esse modelo possui um maior desempenho em quantificar as ações valiosas realizadas pelo público, indo além do simples clique e tem por objetivo ser eficaz em obter resultados específicos; 
  • É mais indicado para campanhas orientadas por conversões específicas; 
  • Mensura um engajamento mais profundo, pois visa uma ação determinada.  

Como usar o CPC e CPU de forma estratégica? 

  1. CPC para visibilidade e tráfego: utilize esse modelo para campanhas de conscientização e tráfego. Determine lances competitivos para palavras-chaves de mais relevância, potencializando a visualização.  
  2. Otimização do CPC: faça análises frequentes dos resultados obtidos pela métrica. Faça reajustes de estratégias, palavras chaves e criativo para diminuir seus custos por clique, fazendo seu investimento ter eficiência.  
  3. Segmentação de audiência: realize segmentação de audiência e assim consiga direcionar grupos específicos. Faça a segmentação de seus anúncios de forma personalizada e única, e assim seus cliques serão otimizados.  
  4. CPU para conversões específicas: acrescente esse modelo a campanhas direcionadas a conversões específicas, tendo metas claras e ajustes estratégicos para diminuir os custos.  
  5. Avaliação de margens de lucro: tenha sempre em mente as margens de lucro ao fazer lances no CPA. Tenha certeza de que o custo por aquisição será rentável para seu negócio.  
  6. Monitoramento constante: sempre mantenha as métricas de CPC e CPU sob vigilância. O dinamismo do mercado em conjunto com comportamento do consumidor resulta na necessidade de ajustes regulares em seus planos.  
  7. Machine Learning: use as tecnologias de aprendizado automático ao seu favor. Existem algoritmos avançados que conseguem analisar uma grande quantidade de dados e ajustar automaticamente suas estratégias.  
  8. Flexibilidade no orçamento: Esteja preparado para eventuais ajustes no orçamento com base no desempenho da campanha. Caso opte por usar ambas as métricas, faça uma distribuição de investimento flexível entre o CPC e o CPU para otimizar seus resultados.  

Ao decidir incorporar ambos os modelos à sua campanha, conseguirá equilibrar com efetividade a geração de tráfego em seu site e também a busca por conversões. Isso garantirá que os recursos disponíveis serão utilizados de forma otimizada e que seus objetivos de marketing sejam alcançados.  

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