Com a chegada de ferramentas de mensagem instantâneas, como por exemplo o WhatsApp, o e-mail foi ficando cada vez mais em segundo plano. Afinal, por que mandar um e-mail, que talvez uma pessoa demore dias para abrir, quando podemos mandar uma mensagem pelo celular?
Porém, mesmo com essa mudança de hábitos da população mundial, não devemos descartar o e-mail marketing como uma grande oportunidade de fazer negócios. Pois ele ainda é uma grande ferramenta de nutrição de leads e de contato com os seus clientes.
Sem contar que praticamente todo mundo neste planeta possui um e-mail. Estima-se que a população mundial atualmente esteja quase batendo a marca de 8 bilhões de pessoas; segundo um relatório de análises de estatísticas de e-mails pelo mundo todo, existem hoje 4 bilhões de contas de e-mail ativas. Isto é, que foram acessadas nos últimos 3 meses. Portanto, estamos falando de 50% da população mundial com acesso a esse tipo de comunicação.
Agora, imagine ter acesso a uma pequena fatia dessas 4 bilhões de pessoas? Não seria interessante para sua marca poder criar um relacionamento duradouro com essas pessoas? Nutri-las com informação relevante até que elas estejam prontas para a conversão?
Vamos descobrir as respostas para essas e mais perguntas neste post. Confira!
O que é E-mail Marketing?
Você provavelmente já se inscreveu em alguma newsletter, ou deu as suas informações em troca de algum material rico. Depois disso, recebeu diversos e-mails com informações sobre a marca até que eles te fizeram uma proposta de venda.
E-mail Marketing é, em resumo, isso mesmo: e-mails com finalidade comercial, que uma marca manda para as pessoas que se demonstraram interessadas no seu conteúdo ou solução. Então, os inscritos (usuários que deram permissão para que a empresa entrasse em contato com eles através de e-mails) recebem as informações através do e-mail. Isso de acordo com a estratégia de um analista de Inbound Marketing.
Ainda que a ferramenta de e-mail não seja a mais utilizada entre as pessoas, o e-mail marketing é uma alternativa perfeita para a construção de um relacionamento entre o lead e a sua empresa. É possível manter o lead informado, não só das promoções e novos produtos disponíveis, mas também mantê-lo atualizado com informações relevantes. Dessa forma, construindo um elo de confiança e admiração pela marca.
Sem contar que com as ferramentas de automação, ficou bem mais fácil de atingir uma grande base de leads e ainda deixar os e-mails personalizados para cada cliente, em diferentes estágios do funil.
Leia também: Automação de marketing: descubra como aumentar os resultados da sua empresa
Dados que provam por que sua empresa precisa do E-mail Marketing
Tudo bem, pode ser que você precise de mais informações sobre por que a sua empresa precisa de e-mails marketing. Uma vez que essa não é, como já citamos, uma das ferramentas mais usadas para a comunicação hoje em dia. É muito mais fácil encontrar uma pessoa no seu WhatsApp do que usando o e-mail.
Entretanto, quando entre as relações B2B (business to business), existem dados que provam que o e-mail marketing gera tantas conversões quanto qualquer outra. Veja só:
- Dados apontam que o e-mail é a terceira fonte de informação mais influente para o público B2B, perdendo apenas para as recomendações de colegas e de especialistas do setor;
- 86% dos profissionais preferem usar e-mail ao se comunicar para fins comerciais;
- CTRs são 47% maiores para campanhas de e-mail B2B do que para campanhas de e-mail B2C;
- 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o e-mail é o canal mais eficaz em termos de geração de receita;
- Segundo um relatório da Experian, 56% das marcas que usam uma linguagem mais amigável com o cliente, como uso de emoji em suas linhas de assunto de e-mail, tiveram uma taxa de abertura mais alta;
- De acordo com 10 estudos sobre e-mail marketing, terça-feira é o melhor dia da semana para enviar e-mail.
Leia também: Nutrição de leads: entenda como usar essa estratégia no seu plano de marketing
Como criar uma relação com os consumidores através do E-mail Marketing
Se depois destes dados, você está pronto para trabalhar com o e-mail marketing, então agora é hora de saber como construir uma relação com os seus leads e clientes.
Personalização dos e-mails
Comece pela personalização de e-mails. Eles ajudam a deixar o usuário mais próximo da marca e não como “só mais um na sua lista de contatos”. É um fato que os e-mails personalizados para cada consumidor ajudam a garantir um aumento na taxa de cliques e mais engajamento com as mensagens, consequentemente, aumentando o seu ROI.
Mais um dado para te ajudar a entender a importância do e-mail marketing personalizado: de acordo com uma pesquisa realizada pela Dynamic Yield com mais de 550 consumidores na América do Norte, Europa e Ásia, mostrou que as personalização da mensagem enviada para o consumidor faz toda a diferença na hora da conversão. 71% dos entrevistados disseram que uma experiência customizada influencia na hora de abrir ou não um e-mail.
Portanto, é mais do que somente enviar um e-mail dizendo “Olá, senhor (a)…” é preciso também acrescentar o nome, ou como algumas marcas fazem, o apelido desse lead. Claro, dependendo do tipo de negócio que você tem.
Criar uma experiência única para cada cliente, é o que vai fazê-lo optar pela sua marca e não pelo concorrente. Vamos tomar o Nubank como um exemplo. Além das condições de pagamentos e outras vantagens que o banco digital oferece, eles ainda mandam e-mails lembrando datas especiais, dicas de investimentos e atualizações sobre economia. E tudo isso com uma linguagem simples, aproximando mais o usuário da marca.
Se antes os bancos mantinham uma comunicação mais fechada e cheia de jargões que causavam mais confusões do que esclarecimentos, agora temos essa solução, levando diversas pessoas a confiarem em um banco que nem tem várias agências físicas.
Leia mais: Você sabe o que é um funil de marketing? Descubra!
Segmentação
Uma outra forma de personalizar os seus e-mails é através da segmentação dos seus leads. Essa customização vai muito além de adicionar um nome na mensagem; aqui estamos falando de mandar um e-mail de acordo com o estágio da jornada de compra que o lead se encontra.
Ferramentas de automação como a RD Station, permitem que você realize esse tipo de trabalho sem muitos esforços. Com uma sequência de e-mails você pode nutrir um lead com diversas informações, tudo isso baseado nas ações que o usuário tomou.
Se você vende máquinas de café espresso e captou um lead com o conteúdo excelente do seu blog, por exemplo, é possível nutri-lo com mais conteúdos até que ele esteja pronto para que você faça uma oferta de venda. Se a sua estratégia for assertiva e esse lead estiver preparado, a venda será certa!
Para que você consiga atingir as suas metas, é preciso de muito mais do que ferramentas e estratégias como o e-mail marketing. São muitas cabeças juntas para fazer as estratégias de Marketing Digital darem certo.
Por isso, você precisa da Nairuz, uma agência de Marketing Digital com profissionais qualificados e pessoas que estão preocupadas em fazer o seu negócio crescer! Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato com um de nossos consultores!