Automação de marketing: descubra como aumentar os resultados da sua empresa

09/09/2021

Se você está começando a se aventurar por esse mundo totalmente inovador do Marketing Digital, então já deve ter percebido que as oportunidades são imensas. Além disso, as ferramentas disponíveis para conseguir atingir os seus objetivos são incontáveis.

E para que você consiga atingir o melhor potencial da sua marca online, é preciso saber como atrair essas oportunidades e quais as melhores ferramentas usar. Isso pode ser um grande desafio se você não possui profissionais qualificados e que saibam como tirar o máximo dessas ferramentas de Automação de Marketing.

Quer saber mais sobre o que é esse termo e o que fazer para aumentar os resultados da sua empresa com as principais ferramentas de automação? Confira este post!

O que é Automação de Marketing?

Com o passar dos anos e a evolução da internet, muitas ferramentas foram desenvolvidas de forma a facilitar o nosso trabalho. Tais programas foram feitos com o propósito exato de deixar o trabalho no Marketing Digital mais eficiente. Dessa forma, deixando o relacionamento com os usuários mais ágil e personalizado.

Quando nos referimos à Automação de Marketing, falamos de qualquer tecnologia que deixe os processos de Marketing automatizados. Isto é feito através de dispositivos eletrônicos, como os chatbots, que iniciam uma conversa nos sites até que um atendente esteja disponível para o atendimento. Algumas vezes, se o problema for pequeno, eles mesmos conseguem resolvê-lo.

Existem diversas estratégias de Marketing Digital que se beneficiam desse workflow que a automação oferece. Porém, o serviço de automação de Marketing é um verdadeiro aliado para o Inbound Marketing. Uma vez que esse setor utiliza a capacidade de gestão dos leads para levá-los através do funil de Marketing. Dessa forma, o lead é conduzido pelas etapas até estar pronto para a compra, com mínimas mediações do time.

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O que são as ferramentas de Automação de Marketing?

Para que os processos de automação funcionem, são necessárias ferramentas que concentrem as informações necessárias para a aplicação das ações dos leads. 

Por conta disso, esses softwares permitem a criação de normas, além da união das equipes que estão envolvidas no processo. 

Essas ferramentas permitem vários tipos de agendamentos e controle de ações para manter os leads conectados com a marca. Como por exemplo, fluxo de automação, geração e monitoramento de leads, testes A/B, entre outros. Algumas plataformas permitem a criação de landing pages e são ideais para a captação de leads que serão trabalhados pelo funil. 

E a fim de saber se as atividades estão dando certo, os resultados podem ser medidos através de relatórios, que são gerados a partir das ações.  

Leia também: Descubra as principais estratégias de Inbound Marketing para atrair melhores resultados

Principais benefícios da Automação de Marketing 

De acordo com uma pesquisa da B2B Technology Marketing Community, 61% dos profissionais de marketing B2B disseram que gerar um lead de alta qualidade é um dos seus maiores desafios.

Por isso, as ferramentas de Automação de Marketing se mostram uma necessidade, especialmente em um mercado onde a competitividade cresce cada vez mais. E os diferenciais, como agilidade e geração de resultados, são os motivos que podem colocar a sua empresa na frente de tantos outros negócios. 

Além disso, a Automação de Marketing traz outros benefícios para sua empresa, tais como: 

Alta escalabilidade 

Uma automação de Marketing, quando bem feita e por profissionais qualificados, pode trazer muitos clientes para o fundo do seu funil de Marketing, consequentemente aumentando as suas vendas. Mas isso sem gerar mais custos do que o já investido. 

É isso que significa ser escalável: aumentar os resultados, mas sem aumentar demais os custos. O melhor do processo de automação é que ele é altamente replicável, e isso permite que você possa aplicar a automação para outras estratégias, assim que tiver um bem consolidado. 

Sem precisar aumentar o número de pessoas trabalhando nessas ações; sem precisar investir em novas ferramentas para o seu negócio. 

Maior retenção de leads no funil de Marketing

Pesquisas apontam que nutrir bem os seus leads pode resultar em 50% mais vendas, e ainda economizando 33% em cada lead. Isso porque, os leads são mais qualificados e preparados para o momento da compra. 

Mas para chegar a esse nível de retenção no funil, é preciso um trabalho eficiente de automação. Pois não é somente criar um fluxo e esperar que dê certo. O profissional de marketing saberá como analisar os resultados de cada ação, dessa forma, personalizando as ações até encontrar as melhores estratégias para sua marca. 

Portanto, para gerar mais vendas e ao mesmo tempo com os recursos disponíveis, é preciso uma agência de Marketing Digital, com profissionais que saibam trabalhar com as ferramentas de automação disponíveis. 

Equipe mais produtiva

Ter que acompanhar cada lead pelo funil de vendas é um trabalho muito grande que demanda uma equipe muito grande e muito tempo. Especialmente se a sua base de leads for muito extensa, a equipe perderia horas criando e mandando emails para cada cliente que estivesse em estágios diferentes do funil. 

Com a automação de Marketing, é possível mandar um email para várias pessoas ao mesmo tempo que serão disparados automaticamente. Sem que as pessoas precisem parar o que estão fazendo só para mandar os emails. 

Essas interrupções durante a rotina de trabalho atrapalham a produtividade do trabalhador, dando mais tempo para ele se dedicar às atividades diárias. 

 

Se você quer uma agência de Marketing Digital que trabalha só com as melhores ferramentas de automação, então você está no lugar certo! A Nairuz trabalha a anos com a RD Station, e por isso chegamos ao nível Platinum dessa parceria. Provando que oferecemos as melhores ações para os nossos clientes!

Quer saber como ter a melhor ferramenta de automação de Marketing para a sua empresa e promover a sua marca? Então entre em contato com os nossos representantes. 

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