Marketing de alta performance: entenda o que é

02/09/2021

A internet e as mídias sociais mudaram, definitivamente, a forma como nos relacionamos com as marcas. Se antigamente as pessoas precisavam sair nas ruas e ir de loja em loja para pesquisar preços e saber mais informações sobre um produto, agora tudo o que os consumidores precisam fazer é “dar um Google”. Isso quando não somos impactados com os anúncios em display e de pesquisa.

Mas para que esses anúncios sejam precisos e gerem resultados, os analistas de uma agência de marketing digital traçam metas e organizam os planejamentos em torno dos dados que são gerados desses anúncios. A partir desses dados, é possível otimizar as campanhas para que elas tenham um melhor desempenho. Por isso, esse Marketing de Alta Performance, está se tornando um grande alvo das marcas que desejam vender mais através do meio online.

Só para você ter uma ideia, os investimentos em campanhas online seguem um crescimento desde o ano de 2019. E de acordo com os dados da pesquisa feita pelo eMarketer, os investimentos continuam em alta até o ano de 2024. Mas, não é somente colocar o seu dinheiro em anúncios pagos online e esperar que as suas vendas cresçam da noite para o dia. Existem diversos dados e estratégias que precisam ser aplicados de acordo com seu negócio.

O que é Marketing de Alta Performance?

Embora seja de extrema importância investir no branding da sua marca, ainda é necessário investir em ações que mantém o seu negócio lucrativo, é aí que entra o Marketing de Alta Performance! O termo Marketing de Alta performance se refere à criação de ações que visam 100% em resultados, sempre focando em análises de dados para a obtenção desses resultados e o retorno sobre o investimento (ROI).

As plataformas de campanha online, as quais são usadas para a divulgação das ações, costumam cobrar pelos resultados obtidos nas campanhas, como por exemplo, número de clicks. A partir da análises desses resultados, é possível saber se o investimento em determinada plataforma continua fazendo sentido para o seu negócio, ou se o anúncio precisa ser ajustado.

São várias métricas que te ajudarão a saber mais sobre o desempenho dos anúncios, como por exemplo o CPC, CPL, CPM, entre outros que ainda vamos citar (continue lendo!).

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Como são mensurados os resultados no Marketing de Alta Performance?

Existem diversas ferramentas para medir os resultados das ações no Marketing de Alta Performance. Todos esses resultados são analisados para que se tenha um entendimento melhor sobre quais estratégias estão dando certo, dessa forma, colocando mais investimentos em determinada área.

A mensuração e análise correta desses dados são o segredo de um Marketing Digital de sucesso. Por conta disso, é preciso estar sempre de olho nos resultados. Porém, dê um tempo para que as ações funcionem; quanto mais dados você tiver sobre alguma ação, mais fácil será de otimizar e tornar essa campanha mais eficaz. 

Então, aqui estão algumas das métricas às quais você precisa ficar atendo no Marketing de Alta Performance:

CPM

Custo por milhar, ou no inglês cost per mille, é o custo que você pagará por 1.000 impressões em um anúncio online. Ou seja, é quanto você investirá para 1.000 usuários visualizarem o seu anúncio. 

Essa métrica está relacionada somente ao valor da visualização do anúncio, mais nenhuma ação realizada pelo usuário. 

CPC

Agora, o CPC (cost per click) é o valor pago a cada vez que um usuário clica em um dos seus anúncios. Para medir o engajamento do anúncio, este é o melhor indicador. Pois quem visualizou a campanha ficou realmente interessado e clicou no anúncio. 

É preciso ficar atento a esses dados, uma vez que um CPC muito alto, significa que o custo da conversão está muito alto. Principalmente se o custo do clique não cobrir o retorno do investimento. Por exemplo, pode ser que o seu CPC seja mais caro porque o seu produto ou serviço tem um valor mais alto, portanto compensa o seu investimento. Porém, se o CPC for alto e não valer a pena para o seu negócio, então alguns aspectos devem ser revistos. 

CPA

Passando para a terceira métrica, nós temos o Custo por ação, ou CPA. 

O CPA vai medir a performance das campanhas, mas de acordo com uma ação que você deseja que o seu público-alvo faça. Como por exemplo, cadastrar o email, baixar um material rico, clicar no anúncio ou até mesmo realizar uma compra. 

Assim como o CPC, o CPA é uma métrica muito importante para Marketing de Alta Performance. Já que ele mede a reação dos clientes ao seu anúncio de maneira mais tangível. Se as pessoas clicam mais em um anúncio de um e-book sobre um tema do que de outro, então pode ser que os seus possíveis clientes estejam com mais dificuldade nesta área. Logo, você pode investir em mais ações que levem o seu cliente até a compra do seu produto ou serviço. 

Leia também: Google ADS: Dicas essenciais para criar uma campanha de sucesso

Motivos para focar no Marketing de Alta Performance  

Antes mesmo da internet se tornar uma parte fundamental das nossas vidas, os hábitos dos consumidores não eram algo constante. Por isso, as lojas tinham que se adaptar rapidamente para poder agradar o cliente e não perder o consumidor para a concorrência. 

Entretanto com a internet e as ferramentas de mensuração é possível saber qual é o cenário atual do seu negócio e quais são as alterações que precisam ser feitas para conseguir conquistar aquele usuário na internet. 

Por isso, quando falamos de Marketing de Alta Performance, podemos citar alguns desses benefícios: 

Acompanhamento das métricas

Se não fosse pela internet e as ferramentas de anúncio e mensuração de resultados, não teria como acompanhar todas estas métricas que mencionamos anteriormente. Aliás, sem elas não existiriam anúncios online, não é mesmo?

Mas é graças a essas ferramentas, que podemos saber mais sobre quais anúncios estão dando certo e se vale a pena continuar investindo nele. Portanto, isso representa uma grande vantagem para o anunciante, pois investimentos errados ou precipitados podem ser evitados. 

Além disso, com os relatórios de resultados saindo em tempo real e a possibilidade de campanhas serem feitas durante o percurso, existe a possibilidade de gerar mais venda mudando apenas detalhes do anúncio. 

Estratégia omnichannel 

Um fator que é muito importante e que faz toda a diferença na hora da conversão é a sinergia entre os canais de marketing da empresa. Isto é, a implementação de uma estratégia omnichannel. 

Um exemplo na prática seria a implementação das estratégias de campanha no Google Ads e nos anúncios das redes sociais. Assim, garantindo a eficácia das ações, além de atingir um público bem maior. 

Mas lembre-se de usar a mesma comunicação nos dois canais. É disso que consiste uma estratégia omnichannel, pois assim, você não deixa o seu público confuso com informações divergentes. 

Leia mais: Do on-line ao off-line: como gerar sinergia através de uma estratégia omnichannel

Contrate a agência de Marketing Digital certa!

Ainda que a sua empresa possua um analista para fazer todo o Marketing, é imprescindível ter uma agência de Marketing Digital que esteja focada em trazer resultados para o seu negócio. 

Em uma agência especializada em Marketing de Alta Performance, os funcionários são especialistas no assunto e vão dedicar 100% de seu tempo para traçar uma estratégia, baseada em dados, dessa forma garantindo o seu sucesso no mundo digital. 

Aqui na Nairuz, nós estamos prontos para bater as metas do seu negócio e fazer o seu e-commerce decolar! Quer fazer parte do nosso quadro dos nossos cases de sucesso? Então entre em contato com os  nossos consultores e descubra as vantagens do Marketing de Alta Performance! 

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