Pinterest: qual a relevância dessa rede social para as empresas?

10/03/2021

O Pinterest é uma rede social que cada vez mais tem ganhado seu espaço no meio digital. Mas como ela funciona e qual a sua relevância para as empresas que a utilizam?

Preparamos um texto para responder todas essas perguntas acerca do Pinterest e além disso, entender o porque ele tem se tornado um grande aliado dos e-commerces. Continue lendo para saber tudo!

O que é Pinterest?

O Pinterest surgiu em 2009, criado por Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp com o intuito principal de gerar ideias a partir de imagens, como se fosse um mural.

A palavra Pinterest é uma junção de duas outras palavras em inglês que são: Pin It, que significa aprender com um alfinete no quadro e Interest que significa interesse. Ao unir as duas informações, podemos então dizer que o Pinterest é a representação de um quadro de imagens e vídeos com seus interesses.

Ele é uma rede social que tem crescido muito nos últimos anos. Isso porque ele permite pesquisar, descobrir, salvar e até mesmo compartilhar ideias e inspirações. Seja para o setor imobiliário, moda, artístico e afins.

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Pinterest e as empresas

Com o sucesso do Pinterest entre os usuários, as empresas passaram a aproveitar desta rede social para divulgar-se, tornando-a uma das diversas estratégias de vendas utilizadas pelo Marketing Digital. Com isso, foram criadas também novas funcionalidades de negócio, com o objetivo de melhorar ainda mais essas estratégias. Todas elas baseadas em:

  • Perfil Business;
  • Mensuração de alcance;
  • Mensuração de resultados;

Assim, a rede tornou- se uma grande aliada das empresas. Até porque, antes de comprar itens de diversos segmentos, as pessoas costumam pegar ideias de marcas, cores, ambientações e afins e é aí que entra a estratégia de vendas das empresas, com o objetivo de encaminhar esses usuários sempre para o seu site de vendas online.

Por isso, mesmo que o Pinterest não seja tão grande em termos de uso como o Instagram e Facebook, por exemplo, ele colabora para gerar uma grande proporção de vendas para as  empresas que o utilizam como estratégia de marketing digital.

Mas afinal, como são feitas essas estratégias?

Para utilizar o Pinterest como estratégia de marketing digital é essencial levar em conta um bom planejamento que envolve a publicação de conteúdos e principalmente uma boa imagem de inspiração. Isso porque ao criar um conteúdo relevante para essa rede social você colabora para a interação com os usuários, estreitando assim um bom relacionamento, o que fará com que eles acessem seu site para realizar uma compra.

Além disso, ao postar uma imagem de inspiração, você estará influenciando diretamente para a decisão de compra deste cliente.

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Dicas de como usar o Pinterest para estratégias de Marketing Digital

Agora que você já entendeu a importância desta rede social para a sua empresa, vamos lhe mostrar agora algumas dicas de como usá-la em benefício do seu negócio. Veja a seguir:

Utilize as palavras-chave corretas nos títulos do conteúdo

As estratégias de SEO também são muito importantes dentro do Pinterest. Isso porque o canal também possui um campo de busca que irá mostrar em primeiro lugar os conteúdos mais relevantes. Por isso, quanto melhor for a sua otimização SEO, melhor serão as chances de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do Pinterest.

Por isso, lembre-se sempre de classificar sua ideia de maneira correta na categoria usando as palavras-chave que submeta àquilo que você almeja mostrar.

Dê prioridade para imagens longas

As imagens longas são grandes aliadas para você que deseja aparecer como destaque para os usuários do Pinterest. Até porque quanto maior e longas na vertical forem elas , mas será aproveitado o espaço visual do campo de pesquisa, auxiliando para tornar sua imagem reconhecida.

Neste caso, para se sobressair, as imagens devem ter um tamanho a partir de 735×1102 pixels.

Publique suas imagens com boas descrições

A descrição da imagem do pin faz toda diferença. Isso porque uma boa descrição auxilia para mostrar de fato a ideia que você pretende passar na imagem. 

Por isso, preze por uma descrição com informações detalhadas que despertem a atenção do usuário de maneira qualificada.

Insira links relevantes

A opção de inserir links nos pins é peça chave para que você direcione os usuários interessados para o seu site. Porém é importante que você classifique esses links de maneira adequada. Se você está criando um pin de ideia de roupas, por exemplo, o ideal é que você utilize o link do seu site que direciona para aquele produto em específico.

Crie painéis específicos para cada assunto

Um site bem feito contempla diversas categorias de produtos, não é mesmo? O mesmo acontece com o Pinterest. Neste caso, é importante que você tenha painéis separados de acordo com o assunto que será abordado como inspiração dentro dele.

Assim, as pessoas que acessarem o seu perfil poderão ver cada item de interesse de maneira organizada, o que facilitará muito no momento de escolher aquele que melhor se encaixa com as suas vontades.

Use os relatórios à seu favor

Por possuir um relatório que abrange os resultados de tudo que foi feito e postado por você no seu Pinterest Business, é possível medir as inspirações que deram certo ou não, para assim trabalhar em cima daquelas que melhor performaram na rede.

Enfim. O Pinterest é de fato uma rede social totalmente relevante e muito importante para empresas que almejam alcançar seu público-alvo. Por isso, investir nela é sem dúvidas uma excelente opção.

E você, deseja alcançar o seu público-alvo de maneira qualificada através do Pinterest, mas não sabe como aplicar as dicas acima de forma correta? Nós podemos te ajudar!

Aqui na Nairuz, somos especialistas no que se diz respeito às estratégias de marketing digital, todas elas focadas nos resultados positivos da sua empresa. Por isso, se você assim como nós é movido por dados e almeja estar à frente de seus concorrentes, você está no lugar certo!

Saiba agora como isso é possível:

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