Jujubas da Nairuz #ep1: O que é um site institucional para empresas?

23/06/2017

Você não quer perder oportunidade de bons negócios, não é mesmo? Entenda o porque ter um site institucional é uma ferramenta para sua empresa!

Jujubas da Nairuz pode ser um nome um tanto curioso para um assunto tão sério, mas eu precisava deixar ele doce para você ler!  Daí a ideia para o nome desta série de artigos preparados com carinho para você. E abrimos hoje com esse tema que gera muito bafafa na internet: O site institucional.

Mas antes de libertar sua mente para divagar pelas oportunidades, quero te avisar de algo: Não vou entrar no mérito de porque raios ter um site (pois já falamos sobre isso, de forma muito detalhada). Irei me limitar a este maravilhoso tema que escolhemos sobre o site institucional em si.

Você sai hoje daqui, habilitado nos seguintes tópicos para uma roda de conversa:

  • O que é de fato um site institucional.
  • Para que serve este tipo de website para empresas.
  • Quais elementos um bom site institucional precisa ter para ser um sucesso.

Nos falamos nos tópicos abaixo! Boa leitura.

O que é de fato um site institucional?

Para sermos direto com você leitor, o site institucional é um canal para o cliente encontrar teus serviço. Ele carrega a imagem da sua empresa, seus atributos e os meios de entrar em contato.

Uma verdadeira fonte de oportunidades para quem procura por algo em seu segmento de atuação!

Este tipo de site carrega possibilidades para forma que é desenvolvido. Pode ser feito em apenas uma página (conhecido como One Page) ou no modelo tradicional com várias páginas. Tudo depende da forma estratégica ideal para seu nicho de mercado!

Para que serve este tipo de website para empresas?

Para que serve um site institucional? - Tudo para seu site ser um sucesso!

A alguns anos atrás, as empresas procuravam seus clientes através da propaganda na TV, na rádio, com cartazes e panfletos. O famoso marketing ativo. Hoje vivemos algo novo e natural: O cliente procura pela empresa.

Percebe a inversão no marketing? Os esforços do atual marketing digital, principalmente no Inbound Marketing, é fazer a pessoa procurar por seus serviços, o que traz um público potencial. Por isso é importante ter sua empresa presente na web.

Outro fato importante é que através do seu website o cliente pode encontrar as informações detalhadas do seu produto e serviço. O perfil do consumidor mudou, ele está mais informado e pesquisa muito mais antes de fechar qualquer negócio.  Seu site é sua melhor fonte para falar de sua empresa!

Através da internet, sua empresa ainda pode impactar clientes de diversos locais, fora de sua região. Uma forma exponencial de atrair novos negócios e firmar sua presença no mercado.

Quais elementos deve ter em um site institucional?

Quais são os principais elementos de um site Institucional? - Tudo sobre site institucional

Não adianta comprar um domínio, uma hospedagem e colocar ‘qualquer coisa’, de ‘qualquer forma’ e esperar ‘chover’ acessos e contatos. E olha que tem muitas empresas que pensam assim, o que é bom para você!

“Faça o que você faz tão bem que eles vão querer ver de novo e trazer os amigos.” – Walt Disney

Ao conhecer abaixo os elementos que compõe um bom site institucional, da forma correta, você pode se destacar. Confira abaixo a lista de elementos!

Uma página inicial, no capricho!

A home é o rosto do seu site e por isso deve ser bem elaborada. Em sua primeira seção deve conter um slide ou imagem chamariz, com uma frase central que e resume sua empresa/serviço.

Informações para home de site institucional da Nairuz

Um bom exemplo é a home de nosso site. Logo ao entrar você já percebe o que nós somos e fazemos!

Ao rolar a página, ir mostrando um pouco do que você faz, nada em muito extenso, mas com links para sua página de serviço (onde você deve detalhar). Uma breve descrição sobre sua empresa também é bem-vinda na home!

E claro, na sua home precisa ter uma Call to Action bem elaborada para página de contato! Aliás, você sabe o que é a ‘famosa CTA’?

CTA (Call to Action ou em tradução literal, Chamada para Ação) é uma forma de impactar o visitante do seu site e direcionar atenção dele para alguma ação.

Call to action para orçamento, no site do Buffet Flor de Lis

Call to action para orçamento. Neste caso no final da home, temos box com a chamada!

Muito utilizado quando queremos induzir o visitante a um formulário de contato ou levá-lo uma página específica. Por isso são importantes para seu site 🙂

Sua empresa não surgiu do nada e com certeza tem propósitos!

A arte de contar sua história no sobre nós do site é uma forma interessante e eficaz de relacionar com os navegantes do site. Ao retratar sua trajetória, visão, missão e valores você tem a oportunidade de se conectar com quem está do outro lado.

Conte sua história nos sites institucionais!

Escrever de forma clara e coesa!

Antes de escolhermos algum produto ou serviço, queremos saber a procedência. E é nesta seção de quem somos que você pode realizar isso com maestria.

Dica: Uma tendência que chegou para a página quem somos é usar uma timeline com datas importantes de cada conquista! Desta forma sua história fica mais interativa e visual de se ler!

O seu cliente precisa saber o que você faz!

Claro, o fluxo natural é oferecer seus serviços ou produtos! Nesta página de nossos serviços você deve relatar o que sua empresa faz, de forma clara e assertiva. Vale a pena investir em videos e boas fotos para deixar a página ainda mais rica em conteúdo!

Página de serviços em site institucional como fazer - Nairuz Consultoria Digital

Mais uma vez, recorro ao nosso site, onde dispomos de forma de ícones nossos serviços!

Você também pode coletar depoimentos de quem já utilizou tal serviço/produto, como prova social de sua qualidade. As pessoas tendem a confiar quando outras pessoas estão falando sobre suas experiências com sua empresa.

Entendi quem você é, o que você faz, agora… como contactar?

A página de contato, a ultima mas não menos importante. O usuário que acessa esta página é um potencial cliente, não vamos frustar o clique dele. Nesta página você deve deixar os principais dados de contato da sua empresa, como telefone, e-mail, endereço e um formulário de contato.

Página de contato do site! - Como é um bom site institucional

Ter essas informações claras para quem acessar sua página de contato!

Mas cuidado! Não abuse nos campos do formulário. Quanto mais dados você pede para um usuário maior é chance dele desistir de preencher. #FicaDica

Você ainda pode colocar um Mapa com o o local da sua empresa, o que é bem atrativo para seu cliente!

Outros elementos que podem conter em seu site, que fazem a diferença!

A estrutura acima é campeã para seu site institucional. Ao dispor esses elementos de forma clara e coesa, com imagens de qualidade e descrições bem feitas, o visitante se sente abraçado por seu website. Mas existe uma página que você pode adicionar e ela faz uma grande diferença: o Blog!

Sim, um espaço para construir uma audiência fiel e atrai a atenção!

O blog é um espaço onde você pode compartilhar os principais assuntos que envolve seu ramo de atuação. Através de um blog bem alimentado e estruturado você cria duas situações para seu site:

  • Visibilidade para seu público potencial: Com artigos da área e informações voltada para seu segmento, mais pessoas podem encontrar seu website e sua empresa se torna referência naquele segmento.
  • SEO aprimorado: Mais conteúdo de qualidade, melhor posicionamento no Google! Uma forma efetiva de começar a aparecer em novas palavras chaves correlatas a sua empresa!

Esse blog vale ouro para seu site!

As mídias sociais do seu negócio!

Ainda falando sobre formas dos usuários se relacionarem com sua empresa, deve-se deixar os links para as mídias sociais visíveis. Também já abordamos no blog como as mídias sociais podem contribuir para sua empresa!

Quanto mais pontos ligando sua empresa a potenciais clientes, maiores são suas chances de fechar negócios. Sabendo utilizar as redes sociais, deixe os links em seu site! 🙂

Coletar os e-mail para receber novidades!

Ações de e-mail marketing também são ótimas para seu negócio. Ao receber um e-mail de alguém você tem a rica oportunidade de nutrir, engajar e vender seus serviços!

Esse tipo de coleta se dá muito bem com o blog, mas caso você não tenha um ainda, não tem problema! Você pode trabalhar conteúdos diretamente no e-mail marketing e criar sua base sólida!

Ainda tem mais alguma dúvida sobre sites institucionais?

Ainda tem dúvidas sobre porque ter um site institucional?

Por mais que tenhamos abordado de uma forma bem completa o tema site institucional, é natural surgir algumas dúvidas. Até porque nenhum projeto é igual a outro e merece ser tratado assim, de forma exclusiva pela consultoria digital que for desenvolver.

Deixe suas dúvidas, sugestões ou elogios (sempre bem vindos 🙂 ) abaixo, que prometemos responder o mais rápido possível! Agora só me resta te desejar sucesso e bons negócios em seu site institucional!
Até a próxima!

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